Escritório

Alertas de verificação de senha se suas credenciais estiverem comprometidas

Índice:

Anonim

Já estamos acostumados a ler notícias de milhões de credenciais roubadas de um serviço e outro. E, como diz o ditado em segurança, a paranóia é uma virtude. Mas também, tempo é dinheiro, e nem sempre podemos estar vigilantes e procurando se nossas credenciais e senhas aparecem em uma lista ou em outra das últimas violações de segurança de qualquer empresa. E foi por isso que o Google lançou uma extensão gratuita do Chrome, a Verificação de senha, que nos alerta se as credenciais que acabamos de usar estão comprometidas em qualquer uma das listas, e enfatizo isso, conhecido.

Verificação de senha: Privacidade antecipada.

A Verificação de senha funciona criptografando suas credenciais com uma chave forte, para que somente seu sistema possa lê-la e, a partir daí, gera um Hash que avisa qual parte do índice você deve baixar para verificar. E então é comparado ao banco de dados do Google, também criptografado. Deve-se dizer que toda a verificação de credenciais é feita localmente, o que, em teoria, dificulta o ataque e garante a privacidade

Esta extensão é experimental, mas pessoalmente já a tenho instalada no meu segundo navegador (acho que o primeiro). E teremos que ver como a extensão evolui, porque o Google será muitas coisas, mas certamente muito.

A proteção começa consigo mesmo.

Deve-se enfatizar que a extensão serve apenas para verificar se as credenciais foram vazadas em alguma das violações de segurança. Pessoalmente, se o plugin funcionar corretamente, provavelmente se tornará apenas mais uma parte do chrome, e espero que sim. Não protege contra o uso de senhas fracas, antigas ou fáceis de adivinhar. Portanto, se sua senha for o nome do seu gato, "123456" ou qualquer uma das 100 senhas mais usadas, o Verificação de senha não avisa, nem se você usa as mesmas credenciais para tudo.

Mas como lembrar nunca é demais, aqui estão algumas dicas básicas de segurança.

  • Use senhas diferentes para cada serviço e, se possível, também para o usuário. Altere as senhas com frequência, de preferência a cada duas semanas, importantes semanalmente. Se você anotá-las, faça-o em um local de difícil acesso (se estiver em um arquivo de notebook na área de trabalho e acessá-lo, ele acessará tudo). Fisicamente em um lugar que somente você sabe que é o ideal. Não responda a perguntas de segurança muito óbvias (qualquer coisa que possa ser removida em 5 minutos no Google ou Facebook), de preferência que não tenha relação com a pergunta (por exemplo: -Qual é a sua figura histórica favorita? colômbia), se possível, use-a como uma segunda senha. A autenticação de dois fatores é seu amigo. Use-o. A paranóia é uma virtude.

Verificação de senha disponível na Chrome Store. O que você acha ?, Você vai tentar? Você está bem protegido?

Via Google

Escritório

Escolha dos editores

Back to top button