Tutoriais

Painel de controle da nvidia: o que é e como configurá-lo corretamente?

Índice:

Anonim

As placas gráficas da Nvidia são um componente que muitos usuários compartilham em todo o mundo. É verdade que, recentemente, a AMD conseguiu recuperar parte do mercado, mas ainda podemos afirmar que a equipe verde permanece forte. Por esse motivo, hoje vamos explicar os recursos e opções que encontramos no Painel de Controle da Nvidia.

Índice de conteúdo

O painel de controle da Nvidia

Para começar, precisamos avisar que essas opções estarão disponíveis apenas (por razões óbvias) em computadores com gráficos Nvidia . Além disso, os métodos de instalação etc. estão intimamente relacionados ao Windows , portanto, se você usa Linux ou MacOS, as configurações podem mudar.

Por outro lado, se você tiver um gráfico da AMD , terá outro conjunto de opções em cluster nas Configurações da AMD Radeon . Se você estiver interessado em conhecer o software da competição, informe-nos e talvez possamos enviar outro tutorial de configuração semelhante.

Mas sem mais delongas, vamos começar falando sobre o Painel de Controle da Nvidia .

O Nvidia Control Panel é um software de configuração que está ativo quase desde o início da carreira da equipe verde. Isso é algo que, infelizmente, notamos rapidamente com sua interface, pois não é muito intuitiva, não é visual e possui algumas opções obsoletas.

No entanto, apesar de todas as suas fraquezas, é um programa que contém grande parte das configurações que podemos estabelecer para o gráfico. Além disso, podemos forçar algumas opções a serem reproduzidas na placa de vídeo, o que altera levemente o modo de implementação.

O caso mais óbvio disso é a configuração 3D , pois podemos forçar certos programas a aplicar determinados filtros de processamento e pós-processamento .

O importante é que o Painel de Controle da Nvidia continue recebendo atualizações e novas melhorias em cada patch. Eles podem não remover as partes que pensamos serem "sobras" , mas o que elas fazem é adicionar novos recursos ao aplicativo que o revalorizam em determinados contextos.

Abra o painel de controle da Nvidia

Como abrimos o painel de controle da Nvidia ? Talvez você esteja se perguntando. Existem duas maneiras principais de abrir esta janela:

  1. Na barra de tarefas, o símbolo Nvidia deve aparecer . Se você pressioná-lo com o botão esquerdo, o painel será aberto ou você poderá clicar com o botão direito do mouse no símbolo e no Painel de controle da Nvidia Na área de trabalho (em qualquer lugar onde não houver ícones), clique com o botão direito do mouse. As opções clássicas como Novo , Atualização … serão abertas e uma das primeiras deve ser o Painel de Controle da Nvidia .

Se você não conseguir nenhuma dessas opções, talvez não tenha atualizado os drivers da sua placa de vídeo. Para fazer isso, visite o site da Nvidia e baixe os drivers mais recentes.

Se ele ainda não aparecer, você pode tentar fazer o download do aplicativo Desktop na Microsoft Store . Às vezes, alguns problemas acontecem, mas é mais uma opção que você pode tentar.

Configuração 3D

Começando com o primeiro ponto, temos a configuração 3D . Aqui podemos acessar muitos dos recursos mais interessantes do painel de controle da Nvidia .

A primeira seção, 'Ajustar as configurações de imagem com a visualização', permite escolher em quais tarefas a placa gráfica se concentrará.

Aqui podemos escolher entre:

  • Uma atribuição de configuração automática de acordo com o aplicativo que estamos usando, escolhido pelo programa. Uma configuração padrão feita pelo usuário. Um padrão entre três (Desempenho / Balanceado / Qualidade) , em que o programa otimiza os aplicativos para atender ao que o usuário solicita.

Ao colocar o ponteiro sobre cada uma das três opções, você verá como a seção Descrição / Situações típicas de uso está sendo atualizada. Isso acontecerá em quase todas as janelas e, embora as informações não sejam muito completas, é melhor que nada.

Em 'Control 3D Settings' , escolheremos as configurações padrão mencionadas no segundo ponto acima.

Aqui temos uma configuração global , onde escolheremos opções diferentes para todos os programas que usam o gráfico. E, por outro lado, teremos uma Configuração do Programa , onde escolheremos um programa individualmente e escolheremos se queremos forçá-lo a usar uma configuração diferente.

É relativamente comum selecionar jogos nesta última seção e forçá-los a ter algumas tecnologias padrão feitas por gráficos. Por exemplo, eles podem ser forçados a usar um tipo de oclusão ambiental ou mesmo FXAA .

Finalmente, na seção 'Surround, Physx', temos a capacidade de ativar a Nvidia Surround e atribuir quem executa o Physx .

  • O Nvidia Surround nos permite ampliar as telas usando o software gráfico. Com isso, podemos fazer coisas como assistir a um vídeo usando várias telas. A Nvidia Physx é uma série de algoritmos que calculam um tipo de física realista. Com isso, os gráficos da Nvidia permitem cabelos mais realistas, melhores efeitos e muito mais.

Configure a tela usando o painel de controle da Nvidia

A seção 'Tela' nos permitirá tocar em todos os tipos de parâmetros relacionados à imagem no (s) monitor (es).

O primeiro ponto, 'Change Resolution' , é bastante auto-explicativo. Aqui, podemos escolher a tela na qual queremos editar e escolher a resolução e a taxa de atualização.

Além disso, podemos editar levemente as características de cores, amplitude e outras da nossa tela, embora tudo dependa da qualidade dela.

Em seguida, revisaremos as características de várias opções rapidamente, pois são pontos muito menos relevantes:

  • 'Ajustar as configurações de cores da área de trabalho' : permite editar os valores de brilho, contraste e gama de cada tela. Como um ponto interessante, também podemos mudar a vibração das cores e o tom delas. 'Rodar ecrã' : uma função bastante auto-explicativa. 'Exibir status do HDCP' : refere-se a um padrão Intel para exibir imagens e sons de alta qualidade. Aqui eles apenas nos dizem se os gráficos e a tela são compatíveis. 'Definir áudio digital' : Aqui vamos ver as diferentes saídas de vídeo e os monitores aos quais estão associados ou sem som. Também podemos acessar as configurações de som do Windows .

Na próxima guia, teremos algumas opções mais interessantes.

Primeiro, 'Ajustar tamanho e posição da área de trabalho' permitirá editar como a imagem será dimensionada (tela / GPU) . Por outro lado, também podemos escolher a resolução e a taxa de atualização novamente, bem como o tamanho da imagem na tela.

No 'Configure G-Sync' , podemos ativar a compatibilidade com o G-Sync através do software . Lembramos que essa poderosa tecnologia permite que jogos com quadros instáveis ​​pareçam e se sintam bem (como se o fps fosse estável) .

Podemos ativá-lo em uma ou mais telas e no modo Tela cheia ou no modo Tela cheia e Janela . No entanto, você deve se lembrar que nem todas as telas são certificadas como compatíveis com o G-Sync ; portanto , isso pode causar problemas.

Na última seção, 'Configurar várias telas' , só podemos editar a posição das telas se tivermos mais de uma. Também temos a opção de estender a imagem com o Nvidia Surround , o que nos leva às opções que vimos anteriormente.

Opções extras

Temos três seções para analisar entre vídeo e portátil .

Por um lado, a seção 'Portátil' refere-se a computadores portáteis. A opção que nos permite ativar aqui é otimizar o uso da bateria.

Como os laptops tendem a apreciar bastante o consumo, o Painel de Controle da Nvidia nos permite reduzir esse valor. Também nos permite limitar a energia consumida pela tela, o que aumenta a expectativa de vida do equipamento.

Na seção "Vídeo", temos as configurações de cores do vídeo, onde, assim como na cor da área de trabalho, podemos retocar alguns valores.

Se você não quiser tocar em nada, pode deixar o mesmo aplicativo escolher a configuração mais recomendada; caso contrário, podemos alterar as faixas, o contraste e os valores semelhantes.

Por outro lado, nas configurações de imagem de vídeo, podemos ativar várias opções para melhorar a qualidade da imagem. Temos o aprimoramento de borda, para curvas mais suaves e redução de ruído, para reduzir artefatos estranhos na tela.

RECOMENDAMOS USAR "Cantos ativos" para acelerar o acesso ao Centro de Notificação, à área de trabalho e muito mais no macOS

Esses métodos de aprimoramento de imagem não serão particularmente perceptíveis, pois são tecnologias padrão, mas podem melhorar um pouco a experiência geral.

Opções que podem melhorar a qualidade da imagem

Nesta seção, queremos discutir algumas opções que podem melhorar a qualidade e a clareza da imagem sem afetar muito o desempenho.

Para começar, em Tela> Alterar resolução , podemos alterar as 'configurações de cores da Nvidia'.

Se sua tela permitir, altere a profundidade de cores de 8bpc para 10bpc , a Profundidade de cores da área de trabalho de 16 bits para 32 bits e o intervalo dinâmico de Limitado para Cheio .

Nesta mesma tela, se possível, sempre escolha a resolução nativa da tela (1920 × 1080, 1280 × 720..) e a maior taxa de atualização suportada (60Hz, 144Hz…) .

Em Vídeo> Configurações de cores do vídeo , podemos tocar no contraste, brilho, matiz e outros valores. No entanto, o valor que estamos interessados ​​em desbloquear está no Advanced , onde veremos o Dynamic Range . Se possível, altere-o de Limitado (16-235) para Completo (0-255) .

Opções de configuração do painel de controle da Nvidia

Se observarmos algumas das opções de configuração do Painel de Controle da Nvidia , veremos que existem alguns botões não disponíveis.

No arquivo, teremos a Página de configuração , a Visualização e a impressão desativadas e só podemos usar o botão Sair .

Na guia Editar, podemos recortar, copiar, colar e selecionar tudo com seus respectivos atalhos. No entanto, na maioria das janelas, não conseguiremos usar esses comandos.

Na seção Área de trabalho , podemos ativar três opções:

  • Configurações do desenvolvedor: ative uma guia extra para determinar se controlamos o uso da placa de vídeo. Menu contextual da área de trabalho: que nos permitirá acessar o painel de controle Nvidi clicando com o botão direito na área de trabalho . Esta opção é ativada por padrão e, se você a desativar, perderemos um tipo de acesso ao painel . Ícone de atividade da GPU: Se ativar esta opção, teremos um ícone na barra de tarefas que indicará o status do gráfico, ou seja, quanto ele está funcionando e quantos programas estão ativos.

Por fim, a seção Ajuda , que está um pouco abandonada.

  • O guia do usuário, geralmente em F1 , não funciona, portanto, não podemos saber a operação detalhada de algumas ações.O suporte técnico abrirá a página da Web de contato da Nvidia . Informações do sistema nos permitirá conhecer os drivers que temos e as versões das diferentes tecnologias da Nvidia . Podemos acessar as informações do sistema em qualquer janela do Painel de Controle da Nvidia.

  • O modo de depuração alterará ligeiramente a operação do programa para detectar erros. Sobre o painel de controle A Nvidia abrirá apenas uma pequena janela onde indicará a versão e algumas informações gerais sobre o aplicativo.

Em algumas imagens, você pode ver Configurações 3D ou Mostrar , mas estas são apenas as seções ativadas por estar em determinadas opções do painel.

Palavras finais no Painel de Controle da Nvidia

Como você pode ver, é um aplicativo bastante completo, mas ainda tem algumas opções estranhas. Não sabemos exatamente o porquê, mas achamos que a Nvidia deve polir e podar algumas de suas opções.

Por exemplo, o programa de competição nos parece um pouco melhor. Não possui tantas opções quanto o painel de controle da Nvidia , mas é muito mais visual e intuitivo. Isso sempre ajuda os usuários menos experientes e provocadores a experimentar e testar configurações.

No entanto, também não temos outra opção. Não é como escolher usar um programa ou outro para o benchmarking. Se você possui gráficos da Nvidia , este será o seu painel de controle até que a empresa decida atualizá-los visualmente.

Se você tiver alguma recomendação sobre qualquer configuração, compartilhe-a na caixa de comentários. Esperamos que você tenha entendido bem o artigo e que tenha aprendido algo novo.

Agora, diga-nos: que opção você adicionaria se pudesse? Você acha que a interface do Painel de Controle da Nvidia é aceitável? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button