Hardware

Oled vs led: o que é melhor para a minha televisão?

Índice:

Anonim

Ao analisar as melhores TVs do mercado, começa a primeira pergunta: OLED vs LED? Sem ir muito longe… nas palavras do progresso tecnológico, as TVs LED são revolucionárias para o mundo desde seu surgimento no século XXI. No entanto, desde 2010, alguns anos após o boom do LED, uma nova tecnologia para a projeção de pixels coloridos nas telas tem sido de grande importância: TVs OLED.

Recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

  • Dicas para comprar uma boa TV FullHD e 4K. Melhores TVs 4K do momento. Melhores televisores por menos de 600 euros. Tipos de HDR em televisores: Guia completo, leitura obrigatória da nossa configuração de jogos para PC.

OLED vs LED: Qual é o melhor para a minha TV?

Na primeira instância, deve-se observar que as TVs de LED recebem o nome das iniciais do diodo emissor de luz , traduzido como diodo emissor de luz . Por outro lado, as TVs OLED são originárias do termo diodo orgânico emissor de luz, que conceitua o mesmo diodo emissor de luz, mas sendo o diodo, nesse caso, orgânico . Escusado será dizer que o diodo é um dispositivo composto por dois eletrodos, que são condutores elétricos, que permitem a circulação de uma corrente elétrica unilateral.

As TVs de LED têm a natureza de que seus diodos iluminam o painel da TV através de filtros de cores. Por si só, o corpo do aparelho permanece como uma televisão LCD ( tela de cristal líquido, traduzida como tela de cristal líquido), mas a presença de iluminadores de LED permite reduzir o número de pixels coloridos presentes na televisão, para que ela se torne mais eficiente em termos de consumo de energia.

A diferença radical com as TVs OLED é que elas geram luz sozinhas. Assim, as TVs de LED realmente têm iluminadores de LED posicionados para que possam colorir a luz no painel emitido pelo sistema elétrico da TV. Os sistemas de iluminação OLED são compostos pelos mesmos diodos; eles não colorem outra luz porque eles mesmos emitem sua própria luz .

TVs LED ou TVs OLED? Qual é o melhor?

Com a revolução de 2004, foi possível ver para onde estavam indo as inovações tecnológicas na área: redução da espessura da máquina. Ao reduzir o número de pixels de LED, esses televisores na época foram os que impuseram a vanguarda na projeção audiovisual.

No entanto, menos de uma década depois, a tecnologia OLED mostra como esse progresso não passou de um pequeno passo; Ao eliminar a fonte de luz traseira e poder emitir a luz emitida por seus próprios diodos, a redução na espessura da tela pode chegar a 0, 05 mm. E as aspirações vão muito além da espessura: a praticidade e a funcionalidade das telas adquirem um novo significado, pois os diodos podem ser colocados em camadas plásticas, que são muito mais flexíveis e podem permitir que a tela seja transformada em um dispositivo de toque. Ao contrário dos LEDs tradicionais, que exigem uma base de vidro.

Por outro lado, as TVs LED trouxeram com eles os benefícios dos altos padrões de cores. Apesar disso, logo descobriria que ocorreriam falhas de saturação ou halos de luz branca que não eram adequadamente filtrados pelos pixels coloridos. Com bases RGB que permitem combinações quase inimagináveis.

Com a presença de OLEDs, isso não é um problema, na verdade a melhoria é inegável: a cor da luz, quando emitida organicamente, é totalmente pura. Mantendo a estrutura RGB, as cores são tão nítidas quanto saturadas, dependendo da escala em que são emitidas. O último pode ser visto acima de tudo nas cores contrastantes (encontradas em pólos opostos da roda de cores, como o vermelho e o azul).

Ao se permitir trabalhar com iluminação colorida autogerada e autossuficiente, o brilho da tela adota novos padrões, porque ela não embota as cores como poderia com os LEDs. Esse mesmo recurso permite que os diodos orgânicos tenham uma resposta de emissão de cores muito mais rápida, portanto a velocidade da tela e a percepção do ângulo são altamente otimizadas.

RECOMENDAMOS VOCÊ TV 8K, o novo padrão para telas 8K agora é oficial

Da mesma forma, há benefícios em materiais ambientais e em custos de produção, especialmente para o uso de bases plásticas em vez de vidro, e como sua produção total é mais barata que as TVs LED, apenas não foi suficientemente lotado. No lado ambiental, não usar mais mercúrio é uma exploração mineral menos apreciada.

Apesar disso, existem desvantagens que estão sendo resolvidas. A principal delas é a rápida degradação que as cores podem apresentar, uma vez que os diodos não podem emitir de maneira ideal a luz auto-sustentável para sempre. Além disso, ambientes úmidos afetam a projeção de cores na tela.

Ainda não massificando sua produção, elas podem ser vistas pelas empresas como modelos de alto risco. Embora seja mais barato em comparação, produzi-lo em pequenas quantidades resultará em perdas para a empresa, pelo menos até que os problemas sejam resolvidos e maior durabilidade seja garantida.

Samsung - tv led curvo de 40 '' ue40ku6100 uhd 4k, 1400 hz pqi e smart tv
  • Soluções multimídia Smart tv, hbbtv 1.5 Alta resolução Uhd 3.840? 2.160 p
Compre na Amazon

Em termos teóricos, obviamente, as TVs OLED são o futuro imediato da projeção multimídia, mas , para isso, elas devem superar os primeiros inconvenientes tecnológicos que os produtos sempre apresentam, apresentando recursos inovadores imediatamente. Seis anos após seus primeiros lançamentos, grandes soluções podem ser esperadas para posicioná-las altamente no mercado.

Como a Sony é um de seus primeiros fabricantes e patrocinadores, tudo o que você precisa fazer é aguardar as ofertas que eles oferecem para promover e estimular a venda dessa tecnologia. Com as projeções feitas, elas passarão do plano de televisão para qualquer dispositivo eletrônico inteligente que possa suportar o sistema.

Você aprendeu as diferenças entre OLED e LED? Qual você fica e qual prefere na sua sala? Aguardamos seus comentários.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button