Avaliações

Revisão do Nzxt kraken z63 em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

A série AIO de sistemas de refrigeração líquida é uma das mais reconhecidas no mundo da refrigeração, e agora foi renovada e de que maneira. Analisamos o sistema NZXT KRAKEN Z63, um sistema de montagem de 280 mm que acompanha o Z73 de 360 ​​mm. Possui ventiladores de nova geração e uma bomba Asetek de 7ª geração, capaz de atingir 2.800 rpm.

As novidades estéticas são óbvias, assim como a tela LCD de 2, 36 ” integrada no bloco de bombeamento que monitora um grande número de parâmetros de hardware. Ele suporta NZXT CAM na personalização, suporta GIFS animados e suporta todos os tipos de plataformas e CPU.

Iniciamos esta análise, mas não antes de agradecer ao NZXT pela confiança em nós por nos fornecer este produto para análise.

Características técnicas do NZXT KRAKEN Z63

Desembalagem

Começamos como de costume, desembalando o NZXT KRAKEN Z63, um sistema AIO que chegou normalmente em uma caixa de papelão rígida e com uma abertura do tipo caixa. A área externa é totalmente acabada em estilo de vinil branco, com uma infinidade de informações sobre o produto e algumas fotos que ilustram seu design e seu acabamento em uma montagem com o chassi H510.

Abrimos rapidamente a caixa e, é claro, temos um molde de papelão onde temos cada um dos elementos perfeitamente dispostos e, por sua vez, colocados em sacos plásticos transparentes.

O pacote de compras deste sistema incluirá os seguintes elementos:

  • Sistema AIO líquido NZXT KRAKEN Z63 140mm AER P Parafusos dos ventiladores para montagens Intel e AMDA Adaptadores de montagem Placa traseira para placas Intel Cabos de energia para AIOs e ventiladores Manual interno de montagem e suporte de cabos USB micro

O sistema de montagem utilizado é o mesmo usado por muitos outros fabricantes, como Asus, e AORUS, da Asetek, sendo um dos mais eficazes e simples. Nesse caso, não precisaremos do Backplate for AMD; portanto, temos apenas um da Intel. E, embora ofereça suporte para soquetes AMD Threadripper, o suporte não foi incluído, o que pelo preço do sistema pode ser incluído perfeitamente, embora o NZXT saiba que os Threadrippers já possuem esse adaptador.

Quanto ao restante, temos mais ou menos o usual, os parafusos correspondentes, as instruções e, felizmente, a pasta térmica já aplicada à placa fria e em quantidade abundante. O número de cabos é menor do que em outras ocasiões, pois com um único conector tudo é realizado.

Design e características exteriores

O NZXT é um dos fabricantes de componentes de refrigeração mais antigos e, finalmente, seus sistemas de refrigeração líquida foram atualizados com a presença de displays LCD em seu bloco de bombeamento. É algo que outros fabricantes, como AORUS ou Asus, já usam, embora ousemos dizer que neste NZXT KRAKEN Z63 a compatibilidade com placas é melhor e seu estilo visual também.

A atualização vem com uma segunda especificação de 360 ​​mm e, portanto, tripla ventoinha, custando entre 30 e 60 euros a mais. De fato, a diferença de desempenho de um sistema 280 e 360 ​​é bastante pequena. Ambos os produtos têm uma garantia de pelo menos 6 anos que não é ruim.

É um design que não depende de muita iluminação, apenas o disponível na tela LCD, exsudando a qualidade de construção e o estilo minimalista que caracteriza a marca. Vamos ver abaixo seus componentes em detalhes.

Radiador de 280mm

Vamos começar examinando e analisando o radiador do NZXT KRAKEN Z63, cujo formato de montagem para este modelo é de 280 mm, ou seja, capacidade para duas ventoinhas de 140 mm. O trocador possui medições um tanto atípicas, sendo um pouco menor que o normal com 315 mm de comprimento, mais largo com seus 143 mm e ligeiramente mais espesso com 30 mm, em vez dos 27 habituais em outros fabricantes.

De qualquer forma, é garantida a compatibilidade com qualquer chassi que ofereça suporte para os formatos de 280 mm, e em muitos deles apreciaremos até meio centímetro mais curto para uma melhor instalação. Com as ventoinhas padrão de 25 mm, a sua espessura total será de 55 mm, pelo que não precisa de se preocupar.

Este bloco é inteiramente feito de alumínio e pintado de preto nas faces da superfície e no interior da aleta ondulada que possui. A superfície de troca é de cerca de 450 cm 2, com um total de 17 dutos longitudinais planos para transportar o líquido por toda a superfície.

O tamanho é um pouco menor devido a uma câmara de troca inferior bastante pequena. Todo o radiador possui uma estrutura de alumínio espessa que a protege e é a que fornece a rigidez necessária para evitar deformações. Tenha cuidado ao tocar na aleta interna, pois ela se dobra facilmente por ser fina.

A câmara de troca superior é a maior, pois os dois dutos de entrada e saída de líquidos estão instalados nela. Neles, foram utilizados soquetes de metal a 90 o em relação ao plano de intercâmbio. Nelas serão colocadas as mangas de plástico e metal que conectam os tubos a ele. É uma montagem impecável e que não derrama uma gota de fluido pelo menos em nossa unidade.

Como em muitos outros casos, o TDP capaz de dissipar o sistema não é especificado, mas o 280W será garantido por ser compatível com montagens no AMD Ryzen Threadripper.

Não esquecemos os tubos de transporte, que têm um comprimento de 400 mm cada e são construídos em borracha de evaporação ultra baixa para garantir a permanência do líquido no interior. Por sua vez, são cobertos com uma bainha trançada de fio de nylon preto que fornece rigidez às mangueiras.

E, finalmente, o sistema de instalação do ventilador é exatamente o mesmo nos dois lados e será realizado usando parafusos estrela comuns. Esses ventiladores incluídos estarão bem na borda do radiador.

Ventoinhas AER P de 140 mm

Agora continuamos com as ventoinhas incluídas neste sistema, que consiste em dois AX P NZXT de 140 mm. As medições totais são de 140 x 140 x 26 mm e, é claro, são otimizadas para dissipadores de calor devido à sua alta pressão estática máxima de 2, 71 mmH2O.

O design de suas 7 aletas é bastante sóbrio e tradicional, praticamente plano, embora com um chanfro na parte externa que ajude a comprimir o fluxo de ar no ventilador. O fluxo máximo de ar que obteremos é de 98, 17 CFM e gera um ruído entre 21 e 38 dBA. Os cabos LNA limitadores de RPM não estão incluídos, nem são necessários, pois permitem o controle PWM de 4 pinos via NZXT CAM.

O sistema de rolamentos usado nesses AER P é do tipo óleo fluido, proporcionando uma velocidade de rotação entre 500 e 1.800 rpm. O fabricante estima uma vida útil de 60.000 horas, que são 6 anos. Também são oferecidos dados de consumo, que serão 4, 56 W trabalhando em 12V através de uma conexão direta com a cabeça de bombeamento.

Para fins práticos, são ventiladores que oferecem benefícios muito semelhantes ao Corsair ML140, embora com uma pressão estática ligeiramente mais baixa e 200 rpm a menos.

Em termos de estética, os ventiladores do NZXT KRAKEN Z63 são minimalistas e não possuem nenhum tipo de iluminação integrada; portanto, são completamente pretos, exceto por uma faixa cinza no diâmetro externo. Os orifícios de instalação são bastante peculiares, pois são tão largos que a cabeça do parafuso se encaixa no interior. O objetivo é que essa cabeça não seja exposta e um revestimento de borracha em cada furo evite vibrações do ventilador em funcionamento.

Bloco de bombeamento com tela LCD

No bloco de bombeamento é onde temos as principais inovações do sistema e não apenas em estética, mas também em benefícios.

Este bloco usado apresenta um desenho completamente circular com um diâmetro de 79 mm e 52 mm de altura, o que não é pequeno. A maioria dos componentes internos é feita de plástico para evitar a corrosão da água, bem como da carcaça externa, sendo de alta qualidade. Na lateral do corpo, temos dois conectores, um retangular de 14 pinos para conectar energia e ventoinhas e outro Micro-USB passa a conexão com a placa-mãe.

No interior, encontraremos uma bomba do prestigiado fabricante de sistemas Asetek de 7ª geração. Possui um sistema de câmara dupla para separar o frio do fluido quente e, assim, melhorar a troca de calor. Ele poderá girar entre 800 e 2800 rpm com controle PWM e potência contínua de 12V / 0.3A.

Mas, claro, a coisa mais interessante sobre o sistema NZXT KRAKEN Z63 é a tela que instalamos na parte central do bloco. Este é um tipo de LCD circular de 2, 36 polegadas (60 mm de diâmetro), com uma resolução de 320x320p e profundidade de cor de 24 bits. Eles não são nada ruins, embora talvez esperássemos que fosse do tipo OLED, de fato, seu poder de brilho é impressionante, com nada menos que 650 nits (cd / m 2) para mostrar sua presença em nossa equipe.

Seu conteúdo pode ser totalmente personalizado com o software NZXT CAM, podendo selecionar os dados para exibição da temperatura, frequência e carga da CPU, GPU e da própria bomba. Em princípio, a posição que escolhemos para a instalação não importa exatamente, pois no software podemos configurar a orientação da tela para sempre vê-la corretamente.

Finalmente, a placa a frio NZXT KRAKEN Z63 é feita de cobre polido e instalada com parafusos do tipo torx. Possui o composto térmico já aplicado à superfície, em quantidade considerável e de tipo metálico não condutor.

Detalhes de montagem

Depois de ver os elementos, resta analisar e descrever o sistema de montagem do NZXT KRAKEN Z63. Vindo do fabricante Asetek, temos uma montagem bastante familiar conforme avançamos porque é usada pela própria Asetek e fabricantes como Asus ou AORUS em seus sistemas.

Para isso, temos um sistema de suporte de retenção intercambiável para plataformas Intel e AMD. A troca deles será tão simples quanto colocá-lo na coroa do bloco de bombeamento e girá-lo alguns graus para que fiquem presos a ele.

A compatibilidade será a seguinte:

  • Intel: LGA 1366, 1150, 1151, 1155, 1156, 2011 v3 e 2066 AMD: AM4, TR4 e TRX40

Nada é mencionado sobre os soquetes AMD anteriores, como FM2 ou FM3, por isso consideramos que não é compatível.

E, embora ofereça suporte para AMD Threadrippers, o suporte de instalação não está disponível. Isso será incluído na própria CPU e, além do próprio sistema Asetek, não teremos problemas.

O processo de instalação foi realizado em nossa plataforma LGA 2066, pois é onde costumamos testar o desempenho desses sistemas. O processo realizado para o NZXT KRAKEN Z63 não é um segredo. É apenas uma questão de colocar os parafusos do adaptador no suporte fornecido ou no suporte pré-instalado, se houver, em seguida, inserimos o suporte de retenção e, finalmente, aperte-o com os 4 parafusos. Podemos apertar ao máximo sem medo, pois o sistema foi projetado para fornecer a pressão certa.

Opções de software e exibição

O software NZXT CAM será responsável por personalizar e gerenciar a tela do NZXT KRAKEN Z63. Este programa passou por uma mudança significativa na interface no ano passado, agora muito mais amigável e com mais opções.

Os que nos interessam pelo sistema AIO serão os que vêm na seção de iluminação, que será onde a tela será exibida. Outro que podemos ver está na seção de monitoramento, pois todos os dados que aparecem lá podem ser exibidos nessa tela.

Para personalizar, basta selecionar o modo de operação da tela e personalizar as cores a serem exibidas. Na área central, as informações ou GIF personalizado que colocarmos aparecerão, enquanto no círculo externo teremos uma barra de temperatura ou, no caso, uma animação de iluminação.

Os dados que podemos mostrar serão a temperatura do líquido, CPU e GPU, carga da CPU e GPU e frequência da GPU e CPU. É claro que é muito diferente em estética do que vimos até agora, e dá um aspecto único ao sistema.

Teste de desempenho com o NZXT KRAKEN Z63

Após a montagem, é hora de mostrar os resultados da temperatura com este NZXT KRAKEN Z63 em nossa bancada de testes, que consiste no seguinte hardware:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-7900X

Placa de base:

Asus X299 Prime Deluxe

Memória:

16 GB a 3600 MHz

Dissipador de calor

NZXT KRAKEN Z63

Placa gráfica

EVGA RTX 2080 SUPER

Fonte de energia

Corsair AX860i

Para testar o desempenho deste dissipador de calor com os dois ventiladores instalados, submetemos o Intel Core i9-7900X a um processo de estresse com o Prime95 Small por um total de 48 horas ininterruptas e na velocidade de estoque. Todo o processo foi monitorado pelo software HWiNFO x64 para mostrar a temperatura mínima, máxima e média em todos os momentos.

Lembre-se de que reforçamos um pouco os testes com o modo Small do Prime95, para que as temperaturas da CPU agora sejam um pouco mais altas do que antes.

Nesse modelo, podemos ver que os valores de estoque não são um problema, com apenas alguns graus a mais que o ambiente externo. A temperatura média durante os dois dias de estresse foi de 71 graus, também um valor bastante bom e lógico, embora pareça estar alta em comparação com os sistemas testados anteriormente.

Finalmente, a temperatura máxima de pico registrada é de 81 o C, eles estão no nível da AIO mais recente que testamos, o Corsair H115i Pro XT também com 280 mm. Em conclusão, são excelentes resultados para uma CPU 10C / 20T estressada em núcleos e memória cache.

Palavras finais e conclusão sobre o NZXT KRAKEN Z63

O NZXT atualizou profundamente seus sistemas de refrigeração líquida, onde encontramos o modelo testado, o NZXT KRAKEN Z63 e o Z73, a versão de 360 ​​mm com desempenho semelhante. Nos dois vemos a marca registrada da marca com linhas limpas e minimalistas de seus fãs e cabeça de bombeamento.

O aspecto mais marcante da seção visual é a tela de LCD integrada à cabeça. Ocupando toda a área circular com um diâmetro de 60 mm, possui compatibilidade perfeita com todas as plataformas para a utilização do NZXT CAM para personalização, sendo esse programa o que envia os dados. Com 24 bits de cor, um brilho impressionante e poder mostrar dados de temperatura, frequência, carga ou GIF que colocamos. Um dos melhores que tentamos em uma AIO.

As inovações não são apenas estéticas, mas a bomba também foi atualizada para um Asetek de 7ª geração que funciona perfeitamente. É muito silencioso e eficaz para eliminar picos de temperatura, podendo girar a 2.800 rpm. Os ventiladores AER P também oferecem excelente desempenho e estética de uma maneira muito silenciosa, sempre gerenciados pelo software CAM e pelos próprios componentes eletrônicos integrados.

Recomendamos o nosso guia para os melhores dissipadores de calor do mercado

71 o C, em média, em 48 horas não é ruim, considerando que é uma CPU da geração anterior e bastante quente sob estresse máximo. Seu desempenho tem sido praticamente o mesmo que o sistema Corsair H115i 280mm de nova geração, comprovando seu alto padrão. Um detalhe positivo é o seu sistema de montagem Asetek, o mais simples de todos e também compatível com os Threadrippers cujo adaptador está incluído no pacote da CPU.

Sem muito mais a dizer, é um dos sistemas com a melhor estética do mercado. Apesar de não ter iluminação, destaca-se pela boa construção e perfeita integração em um chassi NZXT. O preço do NZXT KRAKEN Z63 é de nada menos que 232, 45 euros, o que parece muito mais caro do que seus rivais diretos. Este é o seu ponto fraco, embora o preço esteja em pé de igualdade com outros sistemas de exibição como o Asus Ryujin.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESIGN E ESTÉTICA

- SEU ALTO PREÇO

+ DISPLAY LCD 100% COMPATÍVEL COM PLATAFORMAS

+ BOMBA ASETEK MUITO SILENCIOSA

+ IDEAL PARA CPU DE ALTO DESEMPENHO

+ SISTEMA DE MONTAGEM E COMPATÍVEL COM ROSCA

A equipe de Revisão Profissional concedeu a ele a medalha de platina:

NZXT KRAKEN Z63

PROJETO - 100%

COMPONENTES - 93%

REFRIGERAÇÃO - 92%

COMPATIBILIDADE - 92%

PREÇO - 83%

92%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button