Internet

Stephen Hawking, o último gênio da astrofísica, morre

Índice:

Anonim

Stephen Hawking, o mais recente gênio da ciência e mais especificamente da astrofísica, morreu aos 76 anos de idade após uma longa e dura luta contra a ELA, a doença degenerativa que o mantém completamente imóvel por décadas.

Stephen Hawking morreu aos 76 anos

Stephen Hawking é um astrofísico britânico que escreveu "Uma Breve História do Tempo" e uma das mentes mais brilhantes das últimas décadas, se não a maior parte. Stephen Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, apenas 300 anos após a morte de Galileu Galilei.

O britânico foi diagnosticado com ELA (esclerose lateral amiotrófica) aos 21 anos de idade, quando estava no primeiro ano de seu doutorado, a doença neurodegenerativa que vem gradualmente terminando sua mobilidade até deixá-lo acamado e dependendo de um sintetizador de fala para falar. Essa situação não impediu Stephen Hawking de se tornar o cientista mais brilhante nas últimas décadas, dando a todos um gostinho de como superar uma das situações mais difíceis e cruéis que um ser humano pode enfrentar.

Em 1974, ele teorizou o que hoje é conhecido como radiação Hawking, uma fonte de energia capaz de escapar à gravidade dos buracos negros e que sugere que esses objetos misteriosos perdem peso ao longo do tempo, até atingir a evaporação total. Em 2002, Hawking disse que gostaria de ter a equação de radiação de Hawking gravada em sua lápide.

Hawking esteve na cátedra Lucasian na Universidade de Cambridge de 1979 a 2009, ano em que recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade pelo precedente dos Estados Unidos Barack Obama.

“De sua cadeira de rodas, ele nos levou em uma jornada para os lugares mais distantes e estranhos do cosmos. Ao fazer isso, despertou nossa imaginação e nos mostrou o poder do espírito humano aqui na Terra. " Disse Obama.

A família Hawking afirmou que Stephen morreu pacificamente em sua casa em Cambridge, Inglaterra.

Fonte Arstechnica

Internet

Escolha dos editores

Back to top button