Criador da Internet, Lawrence Roberts morre aos 81 anos
Índice:
Certamente muitos de nós imaginamos agora o que seria deste mundo sem a Internet, mas nem sempre foi assim. A história é comercializada para momentos-chave, nos quais uma pessoa com mentalidade à frente de seu tempo antecipa que todos inventem o que hoje é conhecido como rede de redes, a Internet. Em 26 de dezembro passado, perdemos esse pioneiro que mudou o mundo da transmissão de dados. Larry Roberts, criador da ARPanet, morreu aos 81 anos.
O conceito de rede que revolucionou o mundo
Larry Roberts foi um dos primeiros arquitetos a criar a primeira rede de troca de dados, a ARPAnet, mas desde tenra idade ele apontou maneiras e foi uma mente brilhante ao longo de sua vida.
Desde a juventude, ele estava intimamente relacionado ao mundo das comunicações e redes. Desde tenra idade, ele já construiu uma bobina de tesla e projetou uma rede telefônica construída a partir de transistores para o acampamento de seus pais. Larry Roberts se formou em engenharia elétrica em 1959 pelo MIT, o berço dos melhores cientistas da história até hoje.
Ele começou a trabalhar no laboratório do MIT até que um dia um artigo falando sobre "Intergalactic Networks" de JCR Licklider despertou seu interesse e Roberts desenvolveu sua pesquisa sobre troca de pacotes em redes de computadores. Até 1967, ele foi recrutado por Robert Tylor para a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados (ARPA), onde se tornou gerente de programa da ARPANET.
Graças às sugestões de Wesley A. Clark de usar computadores dedicados para estabelecer uma rede de dados, Roberts montou uma equipe composta, entre outros, por Robert Kahn e Vinton Cerf, para criar a primeira rede comutada por pacotes ARPANET, que era a mãe da Internet de hoje. Essa primeira rede foi usada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, como um meio de comunicação entre as diferentes instituições acadêmicas e estaduais. Este foi o principal tronco para a implementação em 1990 do protocolo TCP / IP, atualmente usado para a Internet.
Fundador da Telenet, o primeiro operador de dados
Depois disso, Roberts deixou o ARPA, deixando Vint Cerf e Bob Kahn no comando de seu desenvolvimento, e é por isso que eles são certamente os dois personagens mais conhecidos relacionados à criação da Internet. Foi então, quando ele criou sua própria empresa Telenet, onde comercializou a tecnologia de comutação de pacotes. Foi, por assim dizer, o primeiro operador de dados da história, desenvolvendo o protocolo X25 no qual a rede EUNet européia seria baseada.
Em 1983, ele ingressou na DHL Corporation, depois na NetExprees, para mais tarde ser presidente e diretor da empresa Caspian Networks que operava até 2006. Por fim, Roberts fundou a empresa Anagram Inc. Dedicada ao gerenciamento do protocolo IP para fornecer melhorias no serviço de Internet
Em 2002, ele recebeu o primeiro príncipe das Astúrias pela criação da rede que deu lugar à Internet, a rede de redes que, nesses anos, mudou o mundo e nosso modo de vida. Sem dúvida, um personagem fundamental nesta parte da história, que tivemos a sorte de experimentar.
Fonte EngadgetO que acontece com a conta do Facebook se o proprietário morre
Analisamos o que acontece com a conta do Facebook se o proprietário morrer. Se uma pessoa morre repentinamente, que opções o Facebook oferece para quem morre.
O WhatsApp pede aos usuários que confirmem se têm 16 anos ou mais
O WhatsApp pede aos usuários que confirmem se têm 16 anos ou mais. Saiba mais sobre o novo controle que é introduzido no aplicativo pelos novos regulamentos europeus.
Qnap estende sua garantia aos usuários até cinco anos de cobertura
A QNAP estende sua garantia aos usuários até cinco anos de cobertura. Saiba mais sobre os planos de extensão da garantia.