Avaliações

Revisão do msi mag z390 tomahawk em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Temos uma das novas atualizações MSI do chipset Z390, este MSI MAG Z390 Tomahawk é uma das mais recentes criações da empresa, com conectividade aprimorada para o mundo dos jogos, um escudo de E / S integrado e componentes de nível militar para garanta a máxima segurança nas configurações de overclocking e midrange de jogos.

A MSI deseja aproximar um produto de alta qualidade dos usuários que não podem pagar placas de alta gama, e acreditamos que com este MAG Z390 foi bem-sucedido, vamos ver o que ele pode nos oferecer em nossa bancada de testes.

Somos gratos à MSI pela confiança em nos fornecer o produto nesta análise.

Recursos técnicos MSI MAG Z390 Tomahawk

Desembalagem e design

Em puro estilo militar, é assim que este MSI MAG Z390 Tomahawk entra, com uma apresentação típica e padrão de caixa de papelão para absolutamente todas as placas-mãe no mercado. É dominado por cores cinza e letras em design metálico com um míssil Tomawawk em sua serigrafia.

Na parte de trás, temos uma bela foto da placa-mãe com a iluminação RGB representada, bem como muitos diagramas para descrever suas principais características e novidades. Há também uma lista dos principais elementos do quadro, bem como sua conectividade.

No interior, um produto muito bem embalado com o respectivo molde de papelão e uma bolsa antiestática será acompanhado pelos seguintes elementos:

  • Placa-mãe MSI MAG Z390 Tomahawk Dois cabos de dados SATA CD-ROM do driver Guia de instalação do CPG Guia completo do usuário em vários idiomas, incluindo espanhol

Uma composição bastante padrão que está alinhada com o intervalo da placa.

Aqui temos em primeiro plano esta placa-mãe MSI MAG Z390 Tomahawk. Com um design no formato ATX de 304 x 243 mm, é baseado em uma cor base preta, juntamente com detalhes em branco e dissipadores de calor muito agradáveis, com aquele acabamento em alumínio escovado e castanho que se encaixa muito bem. Não é por prazer a nomenclatura de "Tomahawk".

A MSI apresentou esta placa há alguns meses, juntamente com o MSI MPG Z390 Gaming Plus, para formar duas grandes atualizações destinadas ao mercado de médio porte. Obviamente, nunca desista de um chipset Z390 para overclockers e jogadores, ou ampla conectividade e iluminação RGB, como veremos mais adiante.

Seu design traseiro é tão limpo quanto o da frente, com aquele relevo típico dos trilhos elétricos, os enclaves para os slots de expansão e o chassi do soquete, para que nossa CPU esteja perfeitamente instalada e isolada. Para este modelo, não temos nenhum tipo de chassi de metal na área traseira ou frontal.

O que podemos ver são os pequenos LEDs RGB usados ​​nesta placa para dar vida às três seções de iluminação que implementam a tecnologia MSI Mystic Light a serem gerenciadas e personalizadas com o software da marca. As áreas iluminadas estão localizadas no canto superior direito, como visto de frente, e abaixo do dissipador de calor do chipset. Também temos uma faixa de iluminação na placa de som.

É claro que uma das características mais necessárias de uma placa é conhecer seu sistema de energia e muito mais em uma placa projetada para CPUs desbloqueadas. Nesse caso, temos um soquete LGA 1151 compatível com as CPUs Intel de 8ª e 9ª geração até i9 e também para os processadores Intel Pentium Gold e Celeron.

Para fornecer energia a esta placa, temos um VRM composto por 9 fases de alimentação construídas com bobinas de titânio para melhorar a resistência térmica e suportar temperaturas mais altas. Os capacitores também são de alta qualidade com um núcleo de alumínio que fornecerá durabilidade de mais de 10 anos.

Para alimentar todo o conjunto, temos um conector de 8 pinos e outro conector de 4 pinos, combinados com o conector ATX tradicional de 24 pinos. Dessa forma, teremos energia garantida para as CPUs mais poderosas.

Para a dissipação de calor VRM deste MSI MAG Z390 Tomahawk, o fabricante instalou dois bons dissipadores de calor de alumínio que extraem todo o calor dos capacitores que alimentam as bobinas. Além disso, oferece uma ótima aparência ao quadro.

Em nenhum caso podemos esquecer a presença dos quatro slots DDR4 DIMM capazes de suportar no máximo 64 GB de RAM não-ECC, que poderão funcionar a uma velocidade máxima de 4400 MHz no canal duplo. Graças à tecnologia Core Boost e DDR4 Boost, garantiremos desempenho de primeira classe e também suporte para XMP.

O MSI MAG Z390 Tomahawk possui três slots PCI-Express 3.0 x16 mais dois outros slots PCI-Express 3.0 x1. Em uma das maiores, temos um revestimento de aço blindado para suportar facilmente o peso das maiores placas gráficas do mercado.

Classificados de cima para baixo, esses slots suportam os modos x16, x4 e x1 e também são compatíveis com a tecnologia bidirecional AMD CrossFire. Portanto, neste caso, não teremos capacidade Nvidia SLI e NVLink. Se quisermos fazer essa configuração, as placas gráficas funcionarão em x16 / x4.

Também ao lado da pilha, vemos um slot M.2, mas isso não será usado para unidades de armazenamento. Nesse caso, é um slot no qual podemos instalar um chip de rede Intel CNVi Wireless com capacidade para trabalhar em IEEE 802.11 AC a velocidades de até 1, 73 Gbps.

Outro aspecto fundamental é o armazenamento. Neste MSI MAG Z390 Tomahawk, temos 6 conectores SATA III 6 Gbps e um total de dois slots M.2 que poderão trabalhar com unidades ultra rápidas PCIe 3.0 x4 NVMe e também em SATA 6Gbps. Um desses slots possui um dissipador de calor MSI FROZR e acomoda unidades 2242, 2260 e 2280. O outro não possui dissipador de calor e suporta unidades mais poderosas até 22110.

Com este chipset Intel Z390 Express, teremos capacidade para SATA RAID 0, 1, 5 e 10 e M.2 PCIe RAID 0 e 1. Os slots M.2 compartilham um barramento com portas SATA, portanto, o uso de duas unidades PCIe desativará as portas 5 e 6 SATA.

Agora continuamos com a seção de áudio desta placa, que incorpora um chip de som de alta definição Realtek ALC892 e suporte para Audio Boost. Esta placa de som fornece uma saída de 7.1 canais e também inclui um conector de áudio digital S / PDIF. Como em todas as placas, o sistema possui um circuito isolado do restante e proteção EMI para evitar interferências e sinais de ruído. Ele também inclui proteção POP para que as conexões e desconexões não gerem ruído.

Quanto à conectividade de rede, este MSI MAG Z390 Tomahawk melhorou em relação às versões anteriores, incluindo conexão LAN dupla, sim, ambas são Gigabit Ethernet. Um dos RJ45 está conectado a um chip Intel I211-AT e o outro a um chip Intel I219-V. Não devemos reclamar, porque não existem muitas placas de médio porte e esse custo com duas saídas LAN, e isso será muito importante para configurações do e-Sport em jogos competitivos na LAN.

Agora vamos ver a conectividade variada que esta placa possui e, para isso, começaremos com seu painel traseiro:

  • 3x USB 3.1 Gen2 tipo A 1x USB 3.1 Gen2 tipo C 2x USB 2.02x LAN RJ451x DisplayPort1x HDMI4x conectores de áudio analógico + 1 para microfone1x conector de áudio digital S / PDIF1x Combo PS / 2

Destacamos a presença de ótima conectividade USB 3.1 Gen2, incluindo um USB tipo C. Certamente é uma melhoria notável neste novo modelo.

Quanto ao restante da conectividade para os painéis de E / S do chassi, temos:

  • 2x conectores USB 3.1 Gen1 para um total de 4 portas USB 2x conectores USB 2.0 para 4 portas USB conector de áudio frontal conector de porta serial

Além disso, teremos o conhecido conector TPM, dois cabeçalhos de 4 pinos para tiras de LED RGB, um cabeçalho de três pinos para RGB, 5 conectores de 4 pinos para ventiladores PWM e, finalmente, dois conectores para ventilador de CPU e bomba de água respectivamente.

Banco de ensaio

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Core i9-9900K

Placa de base:

MSI MAG Z390 Tomahawk

Memória:

Corsair Dominator RGB de 32 GB a 3600 MHz

Dissipador de calor

Corsair H100i V2

Disco rígido

Kingston KC500 480GB

Placa gráfica

Nvidia GTX 1080 Ti

Fonte de energia

Corsair RM1000X

BIOS

Novamente, o MSI nos mostra que você pode criar um BIOS intuitivo com opções amigáveis. Já explicamos muitas vezes quais são seus pontos fortes e desvantagens. E eles sempre ganham todos os seus benefícios!

A capacidade de monitorar componentes, ajustar tensões, criar perfis de ventilador e dar uma rápida olhada no mapa quente da placa-mãe para controlar todos os componentes é uma vantagem enorme. Bom trabalho!

Overclock e temperaturas

Embora esta placa-mãe não seja uma MSI de primeira linha, conseguimos estabilizar 5 GHz 24/7 com uma voltagem de 1, 38 v com um processador de 8 e 16 fios. Achamos uma opção super interessante para os usuários que procuram qualidade / preço.

As temperaturas marcadas são durante 12 horas de estresse com o processador em estoque e o PRIME95 em seu longo programa de estresse. A zona das fases de alimentação chega a 86 ºC. A verdade é que esperávamos um melhor gerenciamento de dissipação da MSI. Esperamos que esse problema pendente seja corrigido com uma nova revisão ou na próxima geração de processadores.

Palavras finais e conclusão sobre o MSI MAG Z390 Tomahawk

O MSI MAG Z390 Tomahawk possui um total de 9 fases de energia, um sistema de refrigeração decente em VRMs, mas muito eficaz no NVMe, muito boa qualidade de construção e um design que combina com qualquer componente do mercado.

Em nossos testes de desempenho, pudemos jogar os principais jogos com uma GTX 1080 Ti. Alcançamos ótimos resultados em Full HD, WQHD e 4K! Além disso, alcançamos um overclock aceitável de 5 GHz com o i9-9900k.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

A única desvantagem desta placa-mãe é o sistema de resfriamento VRM, que chega a 86 ºC. Achamos que são temperaturas normais para uma placa-mãe com sua faixa de preço: 155 euros.

No geral, consideramos o MSI MAG Z390 Tomahawk uma excelente placa-mãe. Com muito bom desempenho, bons componentes e atendendo às expectativas de 90% dos usuários do mercado. Se você não puder pagar por uma placa-mãe topo de linha ou não quiser fazer overclock excessivo, essa placa-mãe deve estar entre as suas escolhidas. O que você acha? Você tem e deseja nos contar sobre sua experiência?

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESIGN

- TEMPERATURAS VRM APÓS 12 HORAS DE ESTRESSE COM SOBRECLOCO
+ NVME REFRIGERAÇÃO

+ BOM DESEMPENHO

+ SOM E BIOS MELHORADOS.

+ PREÇO

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de ouro:

MSI MAG Z390 Tomahawk

COMPONENTES - 80%

REFRIGERAÇÃO - 75%

BIOS - 85%

EXTRAS - 83%

PREÇO - 85%

82%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button