Tutoriais

Easons Razões para não montar um sli ou fogo cruzado

Índice:

Anonim

Um dos novos recursos mais interessantes do Windows 10 e do DirectX 12 é a possibilidade de usar placas AMD e Nvidia na mesma plataforma ao mesmo tempo, para que os jogos rodem mais rapidamente. Isso é algo que parece bastante espetacular, mas é basicamente uma má ideia, assim como as configurações tradicionais de SLI ou CrossFire.

Índice de conteúdo

Como o SLI ou o CrossFire funcionam e por que é cada vez menos interessante

Nossa posição principal é que o SLI e o CrossFire podem ser úteis em determinadas circunstâncias, mas não é algo que você deve priorizar em detrimento de uma boa placa gráfica única para melhorar o desempenho dos jogos. Em outras palavras, não é a opção padrão recomendada. O princípio básico desta tecnologia é simples, use mais de uma placa gráfica para acelerar seus jogos. E é exatamente isso que a AMD reivindica por sua tecnologia Crossfire multi-GPU e Nvidia para SLI também. No entanto, nem tudo o que reluz é ouro.

Assim que você tiver mais de uma placa gráfica, surge o problema de como compartilhar a carga de renderização gráfica entre elas. Em geral, existem duas opções. Divida a imagem ou faça com que cada cartão exiba imagens inteiras, mas alternando entre elas. Para a opção um, conhecida como renderização de quadro dividido, você pode dividir a imagem em blocos grandes, um por GPU, ou pode cortar a imagem em vários blocos pequenos e compartilhá-los. Mas na maioria das vezes, essa é uma distinção acadêmica, já que a renderização alternativa de quadros atualmente domina.

A filosofia por trás da renderização de quadros alternativos faz todo sentido. Você tem todos os cartões que representam quadros ao mesmo tempo, mas com uma sobreposição adequada e obtém o dobro do desempenho com dois cartões. Além disso, as placas de gama alta podem dobrar ou mais o custo de uma placa de gama média decente, mas oferecem talvez 50% mais desempenho. Por tudo isso, parece uma idéia melhor combinar cartões de gama média.

Problemas de compatibilidade, consumo de temperatura e operação no SLI ou CrossFire

Mas e a prática? O problema é que isso não necessariamente funciona. Não queremos dizer que não funcione, mas que não funcione suficientemente bem ou com frequência suficiente. Quando tudo está funcionando, as taxas de quadros com duas GPUs podem se aproximar o suficiente do que a teoria básica sugere. Bem, eles podem fazer isso se estivermos falando de duas GPUs, pois os benefícios são drasticamente reduzidos além de duas placas.

Às vezes, a tecnologia multi-GPU não funciona, então o computador volta ao desempenho de placa única. Exatamente com que frequência isso acontece? Provavelmente não com muita frequência se o contexto estiver bem estabelecido. Mas com algo realmente novo, seja um jogo ou uma GPU, as chances de isso acontecer aumentam exponencialmente.

Depois, há os problemas de qualidade de imagem. Várias GPUs podem gerar coisas estranhas, como paredes transparentes que não deveriam ser transparentes, texturas brilhantes e micro-gagueira. Sim, isso é corrigido com o tempo, em patches ou em drivers. Mas então novos jogos ou novos drivers ou arquiteturas de GPU são lançados e as coisas acontecem novamente.

Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre a Nvidia GeForce RTX 2070 vs RTX 2080 vs RTX 2080Ti vs GTX 1080 Ti

Não tira o máximo proveito da segunda placa gráfica

Até agora, falamos sobre falhas de software. Mas adicionar uma segunda placa gráfica aumenta as chances de falha de hardware. Isso é verdade em termos da matemática simples de ter mais componentes. Se você tivesse um bilhão de placas gráficas, experimentaria falhas constantes. Também é verdade em termos do estresse que exerce sobre o sistema. Duas placas gráficas carregam ainda mais sua fonte de alimentação, o que pode aumentar a temperatura operacional geral. De todas as formas, as configurações de várias placas gráficas SLI ou CrossFire tornam seu equipamento um pouco mais complexo. O consumo de energia aumenta exponencialmente ao adicionar uma segunda placa de vídeo de gama média ou algo assim, para que você precise de uma fonte de alimentação de alta qualidade para durar.

RECOMENDAMOS O que é SLI e para que serve

Geralmente, o uso de uma única placa gráfica de maior alcance oferece menor consumo de energia, menos calor e operação muito mais estável e confiável. Você pode achar mais caro comprar uma placa de vídeo topo de gama do que duas placas de gama média, mas, em geral, funcionará muito melhor, tanto em termos de desempenho, consumo e confiabilidade.

Então, quando vale a pena usar SLI ou CrossFire? Se você já possui uma GeForce RTX 2080Ti e deseja mais desempenho, não poderá comprar uma placa mais poderosa em muitos meses; portanto, a única opção que resta é adicionar uma segunda placa para que ambas funcionem juntas. Outra possibilidade é que você tenha uma GeForce GTX 1080 e outra por um preço de banana. Nos dois casos, você terá que lidar com as desvantagens de ter duas cartas, mas pode ser uma opção atraente.

Você achará muito interessante ler os seguintes tutoriais:

Isso encerra nosso artigo sobre os motivos para não usar SLI ou CrossFire. Você concorda conosco? Você pode deixar um comentário se quiser contribuir com sua experiência com SLI ou CrossFire.

Fonte Rockpapershotgun

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button