Placas gráficas externas mostradas com a interface Thunderbolt 3
Uma das maiores desvantagens de um laptop é a impossibilidade ou a dificuldade muito alta de atualizar qualquer um de seus componentes em comparação com um PC de mesa. Um desses componentes é a GPU, que também é muito mais limitada em energia devido ao calor gerado pelas unidades mais poderosas.
A Inventec mostrou na IDF dois módulos interessantes para usar externamente uma GPU mais poderosa do que aquela que nosso laptop pode ter. Ambos os módulos são baseados em uma interface Thunderbolt 3 para comunicar a GPU com o restante do sistema com uma largura de banda de 5 GB / s em comparação com 15 GB / s no barramento PCI-Express 3.0.
Primeiro de tudo, temos um módulo que integra uma GPU de laptop, neste caso uma Radeon R9 M385 que é alimentada pela própria interface USB 3.0 / Thunderbolt 3 que pode fornecer até 100W de energia. Ele também inclui três portas USB 3.0, duas HDMI, duas DisplayPorts, áudio externo e Ethernet.
Em segundo lugar, temos um módulo para usar placas gráficas de mesa; nesse caso, a GPU é alimentada por sua própria fonte de alimentação; portanto , devem ser usadas placas muito mais poderosas, que também podem incluir seu próprio sistema de refrigeração. Nesse caso, foi mostrado ao lado de uma Radeon R9 270X.
Fonte: kitguru
A Amd quer criar um padrão para placas gráficas externas
A AMD deseja criar um padrão para placas gráficas externas que permitiriam ter equipamentos portáteis muito compactos e leves, além de serem muito poderosos.
Nvidia aponta para o carrinho de placas gráficas externas
A Nvidia já anunciou soluções para usar suas GPUs externamente, especificamente se fala em modelos baseados em seus poderosos Titan Xp e Quadro.
Placas gráficas para jogos fantasmas Asrock mostradas
Com as primeiras imagens das novas placas gráficas ASRock Phantom Gaming, é esperado que elas incluam hardware AMD Radeon.