Hardware

Microsoft está realmente amando Linux

Índice:

Anonim

No 25º aniversário do Linux, é importante analisar sua posição atual no mundo e como ela é vista pelas grandes empresas. E é que, diferentemente de 25 anos atrás, podemos dizer que a Microsoft está realmente amando o Linux. Continue lendo e você descobrirá por que eu digo isso.

Microsoft está realmente amando Linux

Linux no mundo

Hoje, 25 anos após a chegada do Linux, é mundial. Empresas gigantes e renomadas o utilizam. IBM, Amazon, Google e até a própria Microsoft. Pelo menos 95% dos servidores ou supercomputadores do mundo estão configurados sob alguma distribuição Linux. Não é encontrado apenas em empresas de tecnologia. O Linux conseguiu cobrir áreas governamentais e científicas. Por exemplo, Estados Unidos, França e Brasil o usam. A NASA também não é apenas seus servidores, mas também no espaço, monitorando grande parte da atividade nas estações espaciais. E para não mencionar os 1, 4 bilhões de smartphones com Android, que compartilham muito código do kernel do Linux.

Recomendamos a leitura da nossa ajuda tutorial com comandos linux.

No entanto, se dermos uma olhada há cerca de 15 anos. Lá em 2001, que era o ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, chamou o Linux de "câncer". Sendo esse ano, o momento de pico do gigante do software de computador desktop.

O relacionamento da Microsoft e Linux

Vamos voltar com um salto rápido até 2016. Agora, encontramos uma Microsoft confessando seu amor por tudo de código aberto e Linux.

Sim, é realmente uma mudança impressionante. Hoje, o Linux está sendo apoiado por uma séria atenção da Microsoft ao mundo do código aberto. Essa se tornou a principal organização com os colaboradores mais open source no GitHub. Ser melhor que o Facebook, Google, Apache e muitos outros concorrentes.

Cerca de 10 anos atrás, a Microsoft lançou sua comunidade CodePlex de código aberto. No entanto, a empresa começou a mover seus grandes projetos no Github até pouco mais de um ano atrás. Essa medida não apenas alimentou o crescimento da Microsoft no Github. Também alimentou uma mudança de cultura, desempenhando um papel maior nessa mudança.

Os funcionários da Microsoft adotaram a mudança de cultura de Satya Nadella na empresa, e advogados de código aberto como Scott Hanselman foram livres para liberar o código de algumas ferramentas importantes da empresa. Os recentes incluem a abertura do código do PowerShell, código do Visual Studio e mecanismo JavaScript do Microsoft Edge.

Por outro lado, também fez parceria com a Canonical para trazer o Ubuntu para o Windows 10 e adquiriu o Xamarin para ajudar a desenvolver aplicativos móveis. Até as ferramentas de código aberto do Xamarin SDK trouxeram o SQL Server para Linux.

Nós explicamos os melhores gerenciadores de pacotes no linux.

Conclusões finais

Certamente, a empresa se concentra no software de código aberto há pelo menos uma década, mas esse trabalho aumentou rapidamente nos últimos anos. Em particular, acho que provavelmente nunca abrirá a fonte do Windows ou do Office. No entanto, sua posição no Github mostra que ele agora é uma verdadeira empresa de código aberto. O que é algo que não teria sido associado à Microsoft há 10 ou 15 anos.

A Microsoft já havia declarado seu amor pelo Linux, mas, como qualquer relacionamento, as ações falam mais alto que as palavras. É claro que a Microsoft está realmente amando o Linux. Espero que esse grande endosso seja duradouro.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button