Internet

Microsoft quer reduzir a latência com data centers subaquáticos

Índice:

Anonim

Falando na conferência Future Decoded da empresa em Londres, Nadella disse que as implantações subaquáticas de data center são a maneira como a Microsoft pensará sobre regiões e expansão de data center. Ele cita a proximidade como uma vantagem particular: aproximadamente 50% da população mundial vive a 320 quilômetros da costa.

Data centers subaquáticos são o projeto da Microsoft

A colocação de servidores no oceano significa que eles podem estar próximos aos centros populacionais, o que, por sua vez, garante latências mais baixas. Latências baixas são particularmente importantes para serviços em tempo real, incluindo o próximo serviço de streaming de jogos Xcloud da Microsoft.

Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre a Microsoft, preparando controles modulares para o Project xCloud

A Microsoft já vem experimentando servidores subaquáticos há algum tempo. O Projeto Natick colocou um pod de servidor subaquático na costa da Califórnia em 2016. Naturalmente, a cápsula usa água gelada e derrama calor residual no oceano circundante. Ele foi projetado como uma unidade selada, implantada por cinco anos antes de retornar à superfície e substituí-la. Desde então, a Microsoft implantou uma cápsula maior na costa da Escócia.

A outra grande vantagem que Nadella citou nos data centers subaquáticos é a velocidade com a qual os servidores podem ser implantados dessa maneira. Sem a necessidade de construir um data center real, ele disse que do início ao fim, o pod escocês levava apenas 90 dias para construir e implantar. Este menor tempo de colocação no mercado significa que a empresa pode ser reativa, adicionando capacidade adicional ao servidor perto de onde é necessário sob demanda. Isso contrasta com os data centers terrestres, onde a empresa precisa adivinhar qual será a demanda futura e, portanto, qual o tamanho de um site.

A implantação escocesa é alimentada por energia eólica. Como o custo da geração eólica offshore continua a diminuir, você pode até imaginar que esses data centers offshore podem ser combinados com parques eólicos offshore.

Fonte Neowin

Internet

Escolha dos editores

Back to top button