Tutoriais

▷ Meu computador está muito lento (20 dicas úteis para melhorar seu desempenho)

Índice:

Anonim

Quantas vezes pensamos: meu computador está muito lento, o que posso fazer para melhorar seu desempenho? Bem, é por isso que neste artigo nos propusemos a encontrar todas as maneiras possíveis de melhorar o desempenho de nossa equipe ruim.

Neste artigo, abordaremos todos os tópicos que pudermos, em termos de sistema operacional e software, além de hardware e recursos. Lembre-se de que um computador com hardware fraco e um sistema operacional atual terá algumas dificuldades de processamento quando exigirmos muito dele.

Começamos com as dicas que consideramos mais úteis para melhorar o desempenho do nosso computador. Ações que realmente causam impacto se forem detectados erros ou mau funcionamento.

Índice de conteúdo

Evite usar programas otimizadores

Certamente, muitas vezes você já ouviu falar sobre programas para otimizar o PC, como CCleaner, TuneUp e muitos outros. Bem, na minha opinião, com esses programas, a única coisa que podemos fazer é carregar mais computadores de processo em segundo plano do que a única coisa que eles conseguem fazer é reunir todos os utilitários que o Windows traz nativamente sob a mesma interface.

Sempre, tudo o que você pode fazer manualmente com a mídia do Windows será melhor do que usar programas que, quando a licença gratuita expirar, nos deixarão menos da metade de suas opções úteis, se eles as tiverem.

Também não use Limpadores de Registro

Como nos programas anteriores, acho que o registro do Windows não deve ser tocado, muito menos "limpo". Existem alguns programas de limpeza de registro, nós mesmos temos um artigo falando sobre os melhores e mais confiáveis ​​limpadores de registro para quem realmente usa um deles.

Mas, mesmo assim, nunca teremos certeza absoluta de que isso removerá algo realmente importante e, consequentemente, estragará os programas ou o sistema. Além do mais, após uma limpeza do registro , não notamos absolutamente nenhuma melhoria de desempenho no computador. É precisamente por esse motivo que vejo o uso desse tipo de programa totalmente desnecessário.

Examine o seu computador em busca de vírus no Windows Defender

A segunda coisa que precisamos fazer é passar nosso antivírus, o que quer que tenhamos instalado, para garantir que não tenhamos nenhum tipo de vírus. Vamos usar o antivírus que o Windows traz nativamente, chamado Windows Defender. Embora pareça uma piada, é um dos melhores antivírus gratuitos que podemos ter em nosso sistema, é mais do que comprovado pelos especialistas do AV-TEST. Além disso, é implementado nativamente.

Você pode conferir nosso artigo sobre o antivírus do Windows Defender vs Avast Free para ver como é bom.

Bem, para procurar vírus no Windows Defender, vamos para a barra de tarefas do Windows e clique no ícone de escudo. Em seguida, clicaremos em " Antivírus e proteção contra ameaças ". Agora devemos clicar em " opções de exame ", não fazer um exame rápido, fazê-lo mais detalhadamente.

Aqui dentro, temos opções interessantes para testar vírus. As duas opções mais recomendadas são:

" Exame personalizado ": para examinar absolutamente todos os arquivos em nosso disco rígido.

Exame offline do Windows Defender ”: este será um exame que será realizado após a reinicialização do computador. Com isso, podemos eliminar os vírus que estão sendo executados em nosso computador e, caso contrário, seria impossível eliminá-los.

Não possui dois antivírus instalados e ativados no seu computador

Mas é claro que você achará isso tolo, pois não há como remover o Windows Defender do nosso computador. Mas sim, desative-o amigo. O fato de termos o antivírus ativo e funcionando pode causar um desempenho ruim do nosso sistema, pois cada um deles conterá uma infinidade de processos ativos que carregarão mais nossa memória e CPU e também poderá haver incompatibilidades entre eles.

Portanto, o que você pode fazer é desinstalar alguns antivírus gratuitos que você já possui no seu computador e deixar o Windows Defender ou desabilitar o último. Para fazer isso, clique novamente no ícone do escudo na barra de tarefas e insira o antivírus.

Aqui, precisamos clicar em " Gerenciar configurações " para exibir um menu de opções que podemos desativar.

Além disso, para que as notificações não nos incomodem, iremos mais abaixo nesta janela e clique em " Alterar configurações de notificação ", depois em " Gerenciar notificações ", para acessar toda a lista de opções de notificação.

Se desativarmos tudo, podemos esquecer a presença do Windows Defender em nosso PC.

Obviamente, para desinstalar um antivírus que não seja o Windows Defender, você precisará acessar a lista de programas. Para fazer isso, abra o menu Iniciar e digite " Adicionar ou remover programas " e clique no resultado da pesquisa. Todos os programas que você possui aparecerão nesta lista.

Desinstale programas que você não precisa

Aproveitamos a seção anterior para citar outra das ações mais relevantes e úteis, para dizer o mínimo, meu computador está muito lento. Trata-se de eliminar todos os programas inúteis que temos em nosso computador, que estão consumindo espaço no disco rígido e nos processos em segundo plano.

Iremos ao menu Iniciar e escreveremos " Adicionar ou remover programas " e clicar no resultado da pesquisa. Veremos a lista inteira de programas que estão instalados no nosso computador. Apenas teremos que selecionar um e clicar em " excluir ".

Mas tenha cuidado, porque absolutamente nem todos os programas estarão aqui, e isso ocorre porque o Windows também possui programas instalados na Windows Store que não aparecerão nesta lista. Além disso, pode haver outros que estão ocultos ou mal instalados. Existe um ótimo programa gratuito para desinstalar absolutamente tudo o que queremos da nossa equipe, cujo nome é IObit Uninstaller.

Visite este tutorial para ver como usar o IObit Uninstaller e desinstalar um programa que você não deseja remover.

Desativar opções do sistema visual

Se não tivermos hardware muito poderoso ou uma placa gráfica antiga ou integrada, podemos tentar desativar as melhorias visuais do Windows 10 para melhorar o desempenho no gerenciamento de navegação e janela.

Para acessar essas opções, precisamos abrir o painel de controle e clicar no ícone " Sistema ". Agora clicamos em " Configuração avançada do sistema ".

Aparecerá uma janela na qual devemos ir para " Opções avançadas " para clicar em " Configurações " na seção " Desempenho ". Nesta nova janela, devemos escolher a opção " Ajustar para obter o melhor desempenho " e ativar apenas a opção " Bordas suaves para fontes de tela ".

Instale os drivers mais recentes no seu computador

Outro motivo que geralmente causa desempenho ruim do nosso computador é justamente o fato de não termos os drivers oficiais dos componentes que instalamos. Um exemplo muito claro é a placa de vídeo, que não terá um bom desempenho com os drivers que o Windows instala de fábrica.

Se não conhecermos os componentes que o nosso PC possui, teremos várias opções à nossa disposição para fazer isso. O mais simples de tudo que temos diretamente em nosso sistema e é o Gerenciador de dispositivos.

Mais uma vez, pressionaremos " Windows + X " para abrir o menu de ferramentas e escolheremos " Gerenciador de dispositivos ". Aqui veremos uma grande lista de componentes classificados de acordo com seu nome e função.Se exibirmos a lista, podemos ver a marca e o modelo dos componentes que estão instalados.

Obviamente, teremos que procurar esses drivers no site do fabricante de cada um deles.

Outra maneira de saber exatamente qual hardware nosso equipamento carrega é conhecer sua marca e modelo e localizá-lo no site do fabricante. Isso é muito útil para laptops.

Existem também programas especializados na listagem dos componentes de nossos equipamentos, como o Everest Portable. É um programa gratuito que não precisa de instalação, basta abrir e localizar o hardware que precisamos.

Atualizar o Windows

Outra das ações que devemos realizar gradualmente é atualizar nosso sistema operacional. A Microsoft lança frequentemente atualizações do sistema que adicionam ou melhoram a funcionalidade para nos proporcionar uma melhor experiência do usuário. Além disso, ele também fornece correções para solucionar pequenos erros do sistema, portanto, é recomendável atualizá-lo.

O processo é muito simples, abrimos o menu Iniciar e escrevemos " verificar atualizações ". Escolhemos o resultado da pesquisa e clique no botão " Verificar atualizações " na janela de configuração que aparecerá.

E seria.

Veja quanto espaço está disponível no seu disco rígido

Ter o disco rígido em que o sistema operacional está instalado muito cheio também significa um desempenho pior, pois o trabalho que ele tem que fazer para encontrar os arquivos nele será maior e também não haverá espaço suficiente para a memória virtual que o sistema gerencia automaticamente.

Para ver o espaço disponível em nosso disco rígido, basta abrir o explorador de arquivos e inserir " Este computador ". Se a barra sob cada disco rígido ou partição estiver vermelha, significa que o espaço está acabando, então é hora de excluir arquivos, programas ou lixo eletrônico.

Remover arquivos indesejados do disco rígido

Um utilitário muito interessante implementado pelo Windows é o de poder eliminar os arquivos indesejados na unidade do painel de configuração, além da opção tradicional " disco limpo ". O interessante é que ele divide os arquivos armazenados em nosso disco rígido por categorias, para que possamos saber quais deles estão ocupando mais espaço.

Para entrar, precisamos clicar no ícone de engrenagem no menu Iniciar. Depois clicamos em " Sistema " e " Armazenamento ". Todas as unidades de armazenamento e o espaço ocupado pelos arquivos serão exibidos.

Vamos clicar na unidade em que queremos liberar espaço e aguardar alguns segundos para concluir a análise de seu conteúdo. Teremos que prestar atenção à seção que diz " arquivos temporários ", pois podemos eliminar todo o espaço que esses arquivos estão ocupando.

Se clicarmos nele, dividiremos todo o conteúdo dos arquivos temporários em categorias. Apenas teremos que selecionar absolutamente todos eles e clicar em " Remover arquivos ". Tenha cuidado com a primeira opção, pois o Windows leva a pasta de downloads como um dos arquivos temporários.

Se formos para o diretório " este computador ", clique com o botão direito do mouse no disco rígido e escolha as propriedades, também teremos a opção de " liberar espaço ". Essa ferramenta faz o mesmo que a anterior.

Clique em " Limpar arquivos do sistema " e, na lista resultante, escolhemos tudo o que queremos excluir. Também limparemos os arquivos indesejados a partir daqui.

Verifique a carga de RAM e CPU

Se meu computador estiver muito lento, o mínimo que posso fazer é verificar quantos recursos de hardware o sistema está consumindo, e é isso que veremos agora no Gerenciador de Tarefas.

Para acessá-lo, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e escolha " Gerenciador de Tarefas ". Se o virmos muito pequeno, clicaremos na data " Mais detalhes ".

Na guia " Processos ", podemos ver a lista inteira de programas atualmente ativos em nosso sistema. Além disso, veremos colunas diferentes, como CPU, Memória, Disco, GPU e Rede, que nos mostram o consumo total dos programas em execução.

Dessa forma, podemos ver se algo anormal está acontecendo em nosso computador. Se não temos programas abertos em primeiro plano, a CPU deve ter um consumo muito baixo e, para que o equipamento funcione bem, a memória RAM não pode estar acima de 80 ou 85%. Superando esses limites, devemos prestar atenção a qual programa está consumindo tanto.

Na guia " desempenho ", podemos ver com mais detalhes o consumo desses componentes. Da mesma forma, o consumo excessivo de disco rígido ou rede significará que o programa ainda está desacelerando nosso equipamento. Ou simplesmente que o hardware que instalamos se tornou muito pequeno.

De qualquer forma, o procedimento após localizar um programa que eu consome muito será:

  • Saiba qual é o programa consultando a Internet. Conheça sua utilidade para o sistema. Se ele pode ser desinstalado e interrompe seu processo. Se a desinstalação provocaria um mau funcionamento do sistema ou de outros programas.

Remover programas da inicialização do Windows

Precisamente, uma das ações a serem tomadas, dado o exposto acima, será eliminar um programa da inicialização do Windows, para impedir que ele seja executado automaticamente no sistema.

Cuidado, pois nem todos os programas devem ser desativados na inicialização do Windows, pois alguns são os drivers de hardware do nosso computador. Para ver a lista de programas de inicialização do Windows, vamos para a guia " Iniciar " do Gerenciador de tarefas.

Para desativar um programa de inicialização do Windows, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção " Desativar ".

Ativar o plano de energia de alto desempenho

Por padrão, o Windows implementou vários planos de energia para alcançar um equilíbrio entre a quantidade de energia que nossa equipe consome e o desempenho. Em computadores mais antigos, podemos pagar o preço desse " plano equilibrado " com desempenho inferior. Por esse motivo, o que faremos é escolher o plano mais agressivo para que todos os nossos componentes tenham o desempenho máximo, sem levar em consideração a economia de energia.

Para acessar as opções de energia, o mais rápido é pressionar a combinação de teclas " Windows + X " e escolher a opção de menu " Opções de energia ". Em seguida, clicaremos em " Configuração adicional de energia ".

Inicialmente, dois planos aparecerão, Balanced e Economizer. Clique em " Mostrar planos adicionais " para ver também o alto desempenho. Nós o ativamos e, se quisermos alterar as opções deste plano de uma maneira mais avançada, clicaremos em " Alterar a configuração do plano ".

Se clicarmos em " Alterar configurações avançadas de energia ", todas as opções de plano disponíveis aparecerão para personalizá-las.

Execute a ferramenta de verificação de erros

O Windows também possui uma ferramenta responsável por localizar os erros que ocorrem nos setores do nosso disco rígido. É interessante executá-lo de tempos em tempos para verificar se está tudo em ordem.

Bem, vamos para " Esta equipe ", abra as propriedades do disco rígido com o menu suspenso quando você clica com o botão direito do mouse e estamos na guia " Ferramentas ". Aqui teremos uma seção chamada " Verificação de erros ", na qual vamos clicar no botão " Verificar ".

Na melhor das hipóteses, aparecerá uma janela notificando-nos que não é necessário examinar a unidade. De qualquer forma, podemos clicar em " Examinar unidade " para realizar o exame.

Se forem encontrados erros, o Windows tentará corrigi-los ou nos notificará sobre o evento correspondente. Esta ação também pode ser executada através do terminal de comando com CHKDSK.

Desfragmente o disco rígido (apenas se for mecânico)

Se tivermos discos rígidos mecânicos em nosso computador, e especialmente se tivermos o sistema operacional instalado em um deles, é altamente recomendável passar a ferramenta de desfragmentação de disco ocasionalmente.

O Windows possui uma ferramenta para desfragmentar o disco rígido chamado Defrag. Para acessá-lo, basta escrever no menu Iniciar " Desfragmentar e otimizar ". Devemos diferenciar duas ações:

  • Analisar: é a opção que faremos em discos rígidos mecânicos. Depois disso, a opção de desfragmentação será exibida e o sistema considera necessário. Otimizar: é a opção que usaremos para discos rígidos SSD, pois desfragmentá-los não faria sentido.

Recomendamos o software Defraggler, que é gratuito e faz um trabalho melhor que o programa Windows. Faça o download em seu site oficial.

Execute a ferramenta de análise de RAM

Também temos outra ferramenta implementada nativamente no sistema operacional encarregado de analisar nossa memória RAM para verificar se todas as células estão corretas.

Para acessá-lo, o mais rápido será abrir a ferramenta Executar com as teclas " Windows + R ". Vamos escrever:

MDSCHED

Agora teremos uma janela na qual ele solicitará que reiniciemos para executar a ferramenta na próxima inicialização do computador.

Se nada funcionar para você, a formatação nunca sai muito

Se você já tentou de tudo e não funcionou para você, é possível que a lentidão do seu equipamento se deva ao tempo em que você não formatou o disco rígido. Ter um sistema operacional instalado em um disco rígido por anos custa muito, porque, apesar dos cuidados que tomamos, a imensa quantidade de atualizações, programas instalados e desinstalados, arquivos gravados e excluídos… Tudo isso gradualmente faz com que o computador funcione mais devagar e mais devagar.

Nesse ponto, é melhor pegar tudo o que não queremos apagar e dar um formato completo ao disco rígido e instalar o Windows a partir do zero. Certamente o desempenho melhorará consideravelmente.

Visite este tutorial para ver como reinstalar o Windows 10 passo a passo

Você não precisa se preocupar com seus arquivos, porque quando você instala o Windows em cima da instalação anterior, o sistema cria uma pasta chamada Windows.old com todos os arquivos que estavam no disco. Obviamente, isso será viável se tivermos espaço suficiente para ter essa pasta, além da própria instalação do Windows, que precisa de 10 GB adicionais.

Depois de pegar os arquivos, não se esqueça de excluir esta pasta do sistema para liberar espaço.

Se você não possui um SSD, esta é a fonte dos seus problemas

Tão simples como isso, se hoje você não tem seu sistema operacional instalado em um SSD, já pode ter um processador de 32 núcleos que o enorme gargalo que você terá com um disco rígido mecânico será insuperável.

Atualmente, é praticamente obrigatório ter um disco rígido SSD instalado em nosso computador para armazenar nosso sistema operacional. A velocidade de um disco rígido SSD SATA normal em comparação com um disco rígido mecânico é tripla ou quádrupla, dependendo do disco que temos.

Portanto, em qualquer circunstância, o desempenho que experimentaremos será muito maior com um deles e muito mais se for uma unidade PCIe ou M.2 NVMe.

Além disso, uma unidade SSD SATA pode ser a pérola de um computador antigo, pois, graças a isso, podemos dar uma segunda vida ao nosso equipamento. O salto no desempenho pode ser muito perceptível.

Para descobrir o que há de mais recente em SSD, confira nosso guia para os melhores SSDs do mercado.

Expanda sua RAM

Também pode ser hora de expandir sua RAM. Se no gerenciador de tarefas você viu que os recursos de memória são insuficientes para suportar o trabalho em que seu PC está passando, é necessário executar uma expansão de memória usando um novo módulo.

Para isso, você deve saber que tipo de memória RAM sua placa-mãe suporta, pois nem todas são compatíveis, é claro.

Visite este artigo para saber mais sobre o que é RAM, tipos e como funciona.

Ou, se você já sabe tudo isso, o que precisa fazer é visitar nosso guia sobre a melhor memória RAM do mercado

Considere também alterar as CPUs (atualização completa)

E, claro, se sua equipe tiver idade suficiente, você não poderá fazer muito por isso. Teste se uma unidade SSD melhora seu desempenho, caso contrário, seus problemas de desempenho continuarão o máximo que você puder otimizar o sistema com essas dicas.

Você precisa saber que tipo de placa-mãe temos para ver se é viável atualizar o processador. Por exemplo, existem usuários que montam o Intel Xeon LGA 1366 em placas-mãe x58 para aproveitar seu poder. O preço de custo desses processadores no Ebay ou no Aliexpress é baixo e você pode prolongar a vida do seu PC. Também é necessário avaliar se a atualização para uma nova plataforma implica comprar nova RAM e se os outros componentes são compatíveis.

Muitos usuários que compraram um i7 ou i5 apenas comprando uma placa de vídeo melhorarão a experiência de jogo.

Também recomendamos os seguintes itens:

Se você puder pensar em outro método para melhorar o desempenho de um PC, escreva-nos nos comentários. Pelo menos, esperamos que estes aqui o ajudem.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button