Light Luz azul: o que é, onde está e a utilidade de um filtro de luz azul
Índice:
- O espectro visível e as ondas eletromagnéticas
- O que é luz azul e onde a encontramos?
- Luz azul artificial e seus efeitos
- O mau
- O bom
- O que é um filtro de luz azul
- Conclusão sobre luz azul e uso
Cada vez mais, o trabalho leva muitas horas na frente da tela do computador, e há um componente chamado luz azul que é prejudicial à nossa visão. Felizmente, muitos equipamentos de hoje têm filtros de luz azul.Você já ouviu falar deles ou luz azul? Bem, é isso que tentaremos explicar neste novo post, algo que será de grande interesse para você se você usar uma tela para trabalhar.
Índice de conteúdo
Antes de entrar no assunto da luz azul, vale a pena explicar como o espectro visível dos seres humanos é distribuído.
O espectro visível e as ondas eletromagnéticas
A luz é basicamente transportada por uma onda eletromagnética, é a energia transportada através das ondas no espaço e elas sempre são caracterizadas por dois elementos básicos:
- Frequência: é medido em ciclos por segundo (Hz) e é o número de oscilações por segundo que um ponto localizado em uma onda executa. Comprimento de onda: Este conceito está relacionado ao anterior e é a distância percorrida por uma oscilação por unidade de tempo.
Quanto maior a frequência, menor o comprimento de onda, e isso se traduz diretamente em mais energia. Na Terra, existem muitos tipos de ondas eletromagnéticas e todas elas têm essas duas características diferentes, além de outras que não nos interessam nesse tópico. Chamamos esse espectro de ondas de diferentes comprimentos e frequências de espectro eletromagnético.
É nesse ponto que podemos definir o espectro visível, que consiste em uma região do espectro eletromagnético que o olho humano é capaz de perceber. Esse tipo de radiação eletromagnética tem um comprimento de onda que nossos olhos são capazes de transformar em luz e cores visíveis, afetando objetos ao nosso redor por refração e reflexão.
O espectro visível ao olho humano está na faixa de comprimentos de onda de 390 a 750 nm (nanômetros), e chamamos de luz visível. Certamente você ouvirá raios infravermelhos, que têm comprimentos de onda maiores que 750 nm, e também raios ultravioletas, que têm comprimentos de onda menores que 400 mm e carregam altas cargas de energia prejudicial aos seres humanos.
O que é luz azul e onde a encontramos?
Dependendo do comprimento de onda da luz, nossos olhos a transformarão em uma determinada cor, formando todas as cores que somos capazes de ver. Essas cores variam de vermelho (comprimento de onda maior) a violeta (comprimento de onda menor), você pode imaginar por que os nomes infravermelho e ultravioleta.
Bem, a luz azul ocupa uma faixa dentro do espectro da luz visível que ocupa comprimentos de onda entre aproximadamente 400 e 495 nm, portanto, devemos saber que ela carrega uma grande quantidade de energia. Sua representação visual é uma luz com tons de violeta e azul índigo, e é responsável pelo céu, por exemplo, ser azul durante o dia. Sua temperatura de cor é muito alta, situando-se em torno de 3400 e 5000 Kelvin.
Este tipo de luz não está apenas em nossas telas, é algo de origem natural e é por isso que está presente em todos os lugares graças aos raios do sol. Durante o dia, o sol banha certas regiões da Terra, ondas eletromagnéticas colidem com gases na atmosfera e é assim que a cor azul do céu é gerada, e é também por esse motivo que não vemos as estrelas durante o dia.
A luz azul também tem efeitos positivos para os seres humanos, pois é responsável por regular os ciclos de sono dos seres vivos. É responsável por suprimir a síntese de melatonina, o hormônio do sono, e é por isso que, normalmente, dormimos à noite e somos ativos durante o dia. Claro que isso se refere à luz natural, mas e a luz artificial?
Luz azul artificial e seus efeitos
Além do sol, a luz artificial também é encontrada em dispositivos eletrônicos com abajures e lâmpadas LED que estão na moda hoje em dia para desempenho e consumo. Esses dispositivos geram grandes quantidades de luz azul à qual estamos continuamente expostos enquanto observamos as telas de nossos telefones celulares ou PCs.
O mau
Como dizemos, essa luz suprime os hormônios do sono, causando efeitos nocivos se formos expostos a grandes quantidades, pois causarão insônia. Mas, para isso, devemos adicionar o efeito de piscar das telas, causado pela luz de fundo do LED responsável por gerar a luz nelas.
Um exemplo no qual notaremos que a tremulação está nas cenas em câmera lenta da televisão; se elas focalizarem as luzes de LED, veremos que elas piscam e, é claro, é devido à frequência com que trabalha com energia elétrica (50 Hz). Bem, isso também é prejudicial, pois nos fará perder nitidez e clareza na imagem. Atualmente, muitas telas possuem tecnologia anti-cintilação para suprimir esses efeitos, melhorando assim a qualidade da imagem e a sensação de nitidez, para que nossa visão fique menos cansada.
Outros efeitos prejudiciais são os olhos secos, abertos por mais tempo na frente da tela e, portanto, dores de cabeça, que podem levar a enxaquecas ao longo do tempo. A fadiga ocular é outro sintoma comum e perda de sono se estivermos à noite na frente de uma tela.
O bom
Mas nem tudo é negativo na luz azul, além de regular o ciclo do sono, ajuda a aumentar a temperatura corporal e melhorar a memória quando estudamos. Em maior medida com a luz natural, não na frente de uma tela, embora existam muitas pessoas que estudam à noite, pessoalmente nunca fiz isso e nunca o farei, sou incapaz.
O fato é que a luz azul nas salas de aula e nos escritórios também foi mostrada para ajudar a melhorar o desempenho dos alunos, no entanto, desde que essa exposição não continue até tarde da noite.
Além disso, quando dirigimos e estamos com sono, eles têm um efeito positivo, pois eliminará a sensação de sonolência da mesma maneira que tomamos café. Mas, ei, podemos ver que são efeitos que têm pouco a ver com os que nos interessam, as telas e monitores de computador.
O que é um filtro de luz azul
Agora que sabemos as implicações que a luz azul tem sobre nós e que as telas geram em grandes quantidades, precisamos saber que praticamente todas as telas têm um sistema de filtragem de luz azul. Mas também podemos usar programas ou aplicativos que nos permitirão filtrar a luz azul.
Filtros de tela
Normalmente, são as próprias telas que implementam passivamente esses filtros no próprio design do painel, de modo que uma grande quantidade de luz azul já é filtrada sem a necessidade de fazermos algo sozinhos.
Além disso, através de uma opção em seu painel OSD, podemos ter outro filtro que nos permitirá escolher o nível de luz azul que queremos eliminar. Isso é basicamente feito removendo a luz branca do painel e obstruindo-o usando tons de laranja que capturam pixels da tela.
Filtros em sistemas operacionais e aplicativos
Até sistemas operacionais como o Windows 10 têm um filtro de luz azul para usar quando quisermos. No caso dele, esse filtro é chamado de " luz noturna " e é um bom exemplo de como, usando o filtro de luz, a tela fica mais laranja e as cores mais pálidas. Dessa forma, o brilho não será tão poderoso e nossos olhos descansarão mais, embora, é claro, esses tons de laranja piorem a fidelidade da imagem.
Conforme indicado, esses filtros são recomendados para horas da noite e em locais escuros, dessa forma o contraste será menor e a imagem branca típica não nos afetará tanto.
Filtros em telas móveis
Da mesma forma, também temos aplicativos para nosso celular que nos permitem configurar um "modo noturno" para filtrar ainda mais a luz azul que essas telas geram. Eles funcionam exatamente da mesma forma que aplicativos de PC.
Conclusão sobre luz azul e uso
Como vimos, a luz azul é bastante prejudicial em grandes quantidades para os seres humanos, e é por isso que especialmente aqueles que trabalham longas horas na frente da tela devem usar um desses filtros que discutimos.
Realmente notamos a diferença entre usá-lo e não, e nunca é demais vigiar nossos olhos. Esperamos que esta informação tenha sido útil e que você saiba melhor em que consiste a luz azul e como evitá-la.
Também recomendamos estes itens:
Você também tem aqui o nosso guia para os melhores monitores do mercado
Se você tiver dúvidas sobre o assunto ou conhece mais efeitos ou características da luz azul, escreva-nos nos comentários, é sempre bom aprender mais.
Os monitores de luz azul ultra baixa da Asus recebem as mais altas certificações tüv rheinland
Com um total de 26, a ASUS é a marca com o maior número de monitores de luz azul certificados pela TÜV Rheinland. Esses novos monitores
Luz azul reduzida em novas versões do ios
A Apple está trabalhando em um novo recurso em sua próxima versão do iOS para reduzir a emissão de luz azul, reduzindo a fadiga ocular do usuário.
Filtro de luz azul: toda a informação ?? 【Melhor explicação】
Neste artigo, vamos lidar com a questão do filtro de luz azul, como isso afeta nossos olhos e os benefícios de usá-lo; vamos ter problemas!