Filtro de luz azul: toda a informação ?? 【Melhor explicação】
Índice:
- Luz e comprimento de onda
- O que é luz azul?
- Violeta azul claro
- Azul turquesa claro
- Como o brilho azul das telas nos afeta
- Filtro azul e modo noturno
- Por que um filtro vermelho?
- Soluções para luz azul
- Windows, MacOs e Linux
- Luz noturna (Windows 10)
- F.lux (F.lux Software LLC)
- Turno da noite (Mac OS)
- Iris mini (tecnologia da íris)
- Smartphones e tablets
- Crepúsculo (app.)
- Ascendik (aplicativo)
- F.lux e Iris mini
- Debate sobre luz azul e descanso
- Conclusões sobre o filtro de luz azul
Neste artigo, vamos lidar com a questão do filtro de luz azul e como seu uso afeta beneficamente nossos olhos para evitar a quantidade de exposição a que estamos expostos, vamos ter problemas!
Estamos cercados por eles desde o momento em que acordamos até a cama, em casa e no trabalho. Telas e monitores são uma parte importante de nossas vidas para quase todas as áreas, e com eles surgem problemas como problemas de visão, sobrecarga visual ou fadiga ocular.
Índice de conteúdo
Luz e comprimento de onda
Antes de entrarmos nos conceitos da luz azul, vamos começar pelo básico: chamamos a radiação que percebemos no aspecto visível, que está entre 380 e 750 nanômetros (um nanômetro equivale a um milionésimo de metro)) No entanto, a faixa total de ondas de luz existente (visível e invisível) varia em quantidades astronômicas de quilômetros a menos de um picômetro (um milésimo de um nanômetro). Para evitar transformar este artigo em uma aula de ciências, vamos pular a seção de luz "invisível" (infravermelho, térmico e assim por diante).
Esquema de luz eletromagnética feito por Horst Frank.
Na faixa estreita que percebemos como Luz Visível entre 380 e 750 nm, todas as cores que percebemos são divididas, de azuis (380nm) a vermelhos (750nm). A faixa arroxeada e azul tem um comprimento de onda muito menor e, à medida que avançamos em direção a cores mais quentes, ela aumenta. Isso se traduz em Christian, dizendo que os comprimentos azuis são curtos e têm mais energia (UltraVioleta), enquanto os vermelhos são longos e mais fracos (Infravermelho). Dê uma olhada no esboço:
O que é luz azul?
Comprimento de onda da faixa azul mostrando a diferença entre os dois
Vendo tudo isso, o fato é que: cerca de 25% da luz que nos rodeia é azul (de 380 nm a cerca de 495 nm). Como em todas as outras cores, podemos encontrar várias tonalidades, dependendo do comprimento de onda. Para o tópico que nos traz aqui hoje, focaremos em dois em particular:
Violeta azul claro
o azul violeta * transmite uma sensação enganosa: pode parecer uma "luz mais escura", mas seus comprimentos de onda são os mais altos no espectro visível e, portanto, os mais agressivos com a nossa visão. A exposição prolongada a esta iluminação produz efeitos negativos a curto ou longo prazo, como:
- Cansaço Estresse visual Danos à retina Fotoceratite (queimaduras da córnea) Degeneração macular (comumente associada à idade)
* Nota: não devemos confundir azul violeta com o que chamamos de "luz negra", cuja iluminação depende tanto da tela isolante (vidro de madeira) quanto do uso de um único fósforo.
Azul turquesa claro
No lado oposto do comprimento de onda azul, há turquesa. Obviamente, não queremos que você pense que a luz azul é o Anticristo, longe disso, e embora possa surpreendê-lo, devemos dizer que esse tipo de azul também tem efeitos benéficos:
- Regula os ciclos circadianos biológicos (é a luz associada ao amanhecer).Estimula a memória e a capacidade de aprendizado. Aumenta a atividade e o desempenho do cérebro. Ajuda a proteger os olhos da radiação solar. Melhora o humor.
Como o brilho azul das telas nos afeta
Você pode imaginar onde está o problema: todas as telas de nossos monitores, dispositivos móveis e televisões emitem em um espectro azul violeta. Adicionado aos efeitos adversos específicos do violeta azul que citamos acima, há outras questões a serem consideradas:
- Existem estudos mostrando que a luz LED estimula a degeneração celular devido à sua alta frequência de lúmen. Isso é especialmente digno de nota na mácula (área posterior da retina), que é extremamente sensível à luz e não possui propriedades regenerativas. Todas as telas e monitores transmitem usando luz azul, o problema para nossos olhos é que é mais intenso e intenso. mais azul (que vale a redundância) do que a luz que percebemos naturalmente no ambiente. Nossos olhos, projetados para nos permitir ver com grande nitidez, gama de cores e percepção de profundidade, não estão fisiologicamente preparados para filtrar esse excesso de luz azul. O uso contínuo de telas produz olhos secos. Isso se deve ao esforço necessário para o olho manter o mesmo foco por um longo tempo, causando alterações no ritmo em que os ductos lacrimais geralmente hidratam os olhos ao piscar.A irritação causada pela exposição prolongada às telas causa o que conhecemos como olhos vermelhos, que não Outra coisa é que uma inflamação causa os vasos sanguíneos devido a várias causas. Nesses casos, está associado à fadiga visual devido à superexposição à luz ou hipertensão ocular. Outros desconfortos que podem ser sofridos são visão turva ou queimação. Usando nossas telas em ambientes com pouca luz ou como a única fonte de luz gera brilho. O mesmo é o que produz as alterações nos ritmos do sono, uma vez que, devido à sua intensidade, nossos olhos expostos à luz azul recebem estímulos associados à luz solar. Isso reduz a produção de melatonina em nosso corpo, o hormônio que os deixa sonolentos.
Com relação a este último ponto, o de usar os dispositivos antes de dormir, é isso que abordaremos na próxima seção: modo noturno.
Filtro azul e modo noturno
Comprimento de onda dos dois tipos de azul: violeta e turquesa
Algo que nem todo mundo sabe é que o famoso "filtro de luz azul" não é chamado assim porque é um filtro azul como poderíamos pensar, mas porque neutraliza essa faixa de cores. Embora possa surpreender, o filtro de luz azul é feito para ter tons avermelhados ou amarelados.
Dependendo do sistema operacional ou dos aplicativos, o próprio modo noturno pode ser personalizado até certo ponto, dando aos usuários mais liberdade para calibrá-lo. Também existem opções para programar a hora em que são ativadas ou dispositivos que incluem a opção de brilho automático, dependendo da iluminação do ambiente.
Por que um filtro vermelho?
Como discutimos no início deste artigo, as luzes azul e vermelha estão em lados opostos da luz visível, a primeira tendo ondas curtas de alta energia e a segunda longa onda baixa de energia. Em resumo: é mais relaxante na tela. Isso torna o vermelho uma cor ideal para criar uma "camada protetora" para combater a iluminação azul padrão. O vermelho muda a temperatura da tela, também é projetado para diminuir o brilho e, de fato, podemos ver essas medidas na tecnologia dos e-books, projetada para poder ler por longos períodos sem ressentir a nossa visão.
Em telefones e tablets, o modo noturno visa reduzir o brilho, introduzir tons quentes e, através de alguns aplicativos, criar ambientes em que as cores escuras dominam mais que os brancos para reduzir o contraste.
Soluções para luz azul
Hoje, temos uma compreensão muito mais profunda dos efeitos negativos que esse mundo de telas exerce sobre nossos olhos e visão, e é por isso que encontramos cada vez mais paliativos para aumentar nosso conforto ao usá-los (já que parar parece impossível). Aqui deixamos algumas aplicações no mar de patches com os quais reduzir os problemas de luz azul.
Windows, MacOs e Linux
Luz noturna (Windows 10)
Exclusivo para o Windows, o Night Light chegou à atualização do Windows 10 em abril de 2017. Ele pode ser programado de duas maneiras: a tela pode alterar seu tom em um horário específico (21:00, por exemplo) ou pode ser progressivamente executada ao longo do dia. Ativá-lo é simples:
- Pressione a tecla Janela s + "i". A janela Configuração será aberta: clique em Sistema e, em seguida, entre na tela (o primeiro item da lista, que deve abrir automaticamente ao entrar no sistema). Ativamos o modo noturno.
Rota para ativar o Modo Noturno
F.lux (F.lux Software LLC)
O F.lux é um programa aberto para vários sistemas (Microsoft Windows, macOS, GNU / Linux, Android, iOS) e foi um dos primeiros a aparecer e trazer soluções de luz azul dos dispositivos. Em uma seção do site, você pode encontrar uma tabela dinâmica com a qual interagir e observar como ela faz alterações na emissão de luz do sistema. É gratuito para uso privado e possui uma licença comercial.
Turno da noite (Mac OS)
O Night's Watch é um software exclusivo da Apple para todos os seus dispositivos e está disponível para os produtos que possuem a versão 10.12.4 do MacOS Sierra. São modelos lançados a partir de meados de 2012. Para eles, a maneira de ativá-lo é a seguinte:
- Selecione Menu Apple > Preferências do Sistema e clique em Telas Clique na guia Turno da noite.
Caminho para ativar o turno da noite
Iris mini (tecnologia da íris)
Iris é um software de proteção contra luz azul compatível com todos os sistemas operacionais (sim, usuários de Linux, sabemos que você está lá e amamos você). Também podemos encontrá-lo para smartphone e tablet, pois é totalmente multiplataforma e você pode até fazer o download apenas para o seu navegador Chrome. Mais instalações impossíveis.
Smartphones e tablets
Crepúsculo (app.)
Twilight é um aplicativo de filtro de luz azul disponível na Play Store apenas para Android. Programável e com filtros de diferentes intensidades, é uma aplicação muito completa para instalação em nosso celular ou tablet.
Ascendik (aplicativo)
Como o Twilight, ele tem um catálogo de modalidades de filtro para personalizar e suas configurações podem ser salvas. Disponível na Play Store apenas para Android.
F.lux e Iris mini
Nós os mencionamos na seção de laptops e desktops, mas lembramos que você também pode instalar as versões para tablet e smartphone.
Debate sobre luz azul e descanso
Assim como a visão de que a luz azul dos dispositivos é adversa para nós é bastante difundida, também existem vozes que diferem. Segundo alguns especialistas, não é a luz azul dos dispositivos que neutraliza nossa capacidade de ficar sonolento, mas as atividades que realizamos com eles são estimulantes.
Muitos argumentam que, de fato, os tons azuis estão associados à noite e ao descanso. O próprio luar é azulado. O azul é considerado uma cor relaxante e fria, especialmente aqueles que se movem nas faixas mais pálidas. Também em defesa da luz azul, podemos encontrar como argumento que os tratamentos de fototerapia para tratar problemas como estresse e insônia usam luz azul entre outras cores.
Sabemos que o uso de aplicativos e redes sociais são atividades que geram endorfinas em nosso corpo, e é por isso que elas são estimulantes para nós. Isso atrasa a produção de melatonina necessária para a sonolência. No entanto, podemos supor que, em muitos casos, as incompatibilidades do ciclo circadiano também se devam ao uso de telas com brilho excessivo em pouca luz ou sons altos. Um uso responsável deles nas horas anteriores ao descanso pode ser a melhor medida a ser tomada.
Conclusões sobre o filtro de luz azul
Levando em consideração nosso ritmo de vida e sua relação com as novas tecnologias, não parece que diminuirá a curto prazo. É benéfico estar ciente das desvantagens que o uso de telas devido ao excesso de brilho e em condições de pouca luz tem para nossa visão.
Acreditamos que é importante cuidar dos nossos olhos, principalmente porque temos apenas um par. O número de pessoas com problemas de visão ou a necessidade de usar óculos continua a aumentar. Devemos manter hábitos de vida saudáveis, como não usar telas uma hora antes de dormir, respeitar a distância mínima recomendada e não usá-las com brilho excessivo são ótimas dicas.
É por esse motivo que, para aqueles que vivem colados a um monitor, ativar o filtro de luz azul ou usar o modo noturno, se disponível, aumenta nosso conforto a curto e longo prazo. Deixamos aqui alguns tópicos relacionados que discutimos em nosso site:
- Nosso guia sobre os melhores monitores do mercado Óculos de computador e luz azul Luz azul reduzida nas novas versões do iOS
Com nada mais a acrescentar, esperamos que o artigo de hoje tenha sido útil para você, comente como sempre com qualquer dúvida que possa surgir. Até a próxima!
Toda a informação sobre lenovo yoga tablet
Tudo sobre o primeiro tablet da linha Lenovo Yoga: características técnicas, imagens, bateria, câmera, disponibilidade e preço.
O que são drones? toda a informação
Guia completo que explica o que são os drones, para que servem, seus usos e nossos modelos recomendados para os amantes desses quadriciclos.
Light Luz azul: o que é, onde está e a utilidade de um filtro de luz azul
Você sabe o que é a luz azul? ✅ Se você passar muitas horas na frente da tela, mostraremos o que é um filtro de luz azul e o que é