Escritório

Os dados privados do referendo catalão em risco

Índice:

Anonim

O referendo catalão continua a trazer fila. O conflito parece não acabar logo e as controvérsias continuam a aumentar dia a dia. Agora, é adicionado um novo problema que afeta a privacidade dos cidadãos catalães. O banco de dados com os dados de todas as pessoas que votaram no referendo foi exposto.

Os dados privados do referendo catalão em risco

Para votar no referido referendo, você precisava se identificar ao votar. Isso foi feito apresentando o DNI, o código postal e a data de nascimento. O governo da Espanha havia proibido a realização deste referendo, com o consequente bloqueio dos sites do evento. Por esse motivo, a organização do referendo criou uma réplica na web do original.

Dados de milhões de cidadãos em perigo

Isso foi possível graças ao uso do protocolo IPFS (InterPlanetary File System). Mas um erro grave foi cometido ao longo do caminho. Como, devido a essa decisão, a Generalitat deixou exposto o banco de dados onde estavam armazenados os dados de todos os eleitores no referendo. Embora o protocolo IPFS funcione perfeitamente para replicar um site e seu conteúdo, ele não é um bom método para proteger dados.

Portanto, todos os dados desses votos são vulneráveis ​​a possíveis ataques. Portanto, os dados fornecidos por cada cidadão catalão que participou da votação foram deixados em uma bandeja. Tornando- os roubados com absoluta facilidade.

Já existem especialistas em segurança comentando que um ataque pode ser iminente. Portanto, a informação de milhões de cidadãos pode ser definitivamente completamente exposta. Esperamos que não seja esse o caso, mas isso exigiria melhorar a segurança dessa réplica.

Escritório

Escolha dos editores

Back to top button