Hardware

Os 5 principais editores de texto para desenvolvedores Linux

Índice:

Anonim

Sabemos que todas as tarefas complexas exigem ferramentas ou aplicativos especializados que permitem que esse trabalho seja realizado sem problemas, de maneira ágil, ideal e inteligente; evitando acima de tudo qualquer problema ou possível erro. Os editores de texto representam a ferramenta de trabalho mais importante de um desenvolvedor ou programador. Portanto, o uso dos editores de texto corretos pode fazer a diferença no desempenho de um programador, variando seu nível de eficácia na execução de tarefas.

Escolher um aliado perfeito onde digitar, organizar e salvar o código é essencial (eu lhe digo). As opções apresentadas são variadas e, na maioria dos casos, também dependerá do tipo de projeto a ser executado ou da linguagem de programação a ser usada. Podemos mencionar uma lista interminável de editores de texto, no entanto, decidimos fazer uma compilação com os 5 melhores editores de texto para desenvolvedores no Linux.

Índice de conteúdo

Os 5 principais editores de texto para desenvolvedores no Linux

Agora, a primeira pergunta que fazemos a nós mesmos é: Quais características os editores de texto devem ter para que os programadores sejam recomendados?

Primeiro, eles devem permitir o desenvolvimento em qualquer linguagem de programação atual. Certamente, qualquer um dos editores de texto suporta tipos diferentes de código, mas o necessário é que esses editores destacem o código com cores diferentes, dessa forma, localizando linhas ou setores do programa com facilidade. Além disso, se você nos notificar sobre erros de sintaxe, seria uma ótima vantagem!

Por outro lado, geralmente durante a programação, vários arquivos são usados ​​simultaneamente. Daí a necessidade de editores de texto para facilitar a movimentação entre vários arquivos, através de um painel ou através de guias.

Outras características desejáveis ​​são a possibilidade de verificar se o código está correto e poder compilar diretamente a partir do mesmo editor.

Levando em consideração esses recursos, abaixo, veremos uma lista dos melhores editores de texto no Linux.

Texto sublime

Atualmente, é um dos editores de texto mais completos e populares. Possui uma das melhores interfaces, permite dividir a tela por grupos de trabalho para aproveitar ao máximo o uso de várias telas. Possui excelente desempenho e permite ótimas opções de personalização.

Fornece suporte para inúmeras linguagens de programação. Além disso, ele possui uma enorme API baseada em Python, que dá lugar a um grande grupo de plugins para adicionar funcionalidade.

É um editor de texto de plataforma cruzada, ou seja, você pode baixá-lo para Linux, Windows e Mac. Apesar de ser um aplicativo pago, você pode baixar uma versão de teste ilimitada, com a única desvantagem sendo um lembrete para comprar uma licença.

Você pode instalar o Sublime Text no Ubuntu e similares, usando um repositório PPA com os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa: webupd8team / sublime-text-3 sudo apt-get update sudo apt-get install sublime-text-installer

NotepadQQ

É a alternativa do Notepad ++ (editor de texto de código aberto para Windows) para Linux. Possui recursos interessantes que o colocam como um editor de texto bastante avançado. Entre eles, a seleção e edição múltipla do texto, e a seleção e edição em bloco. Outro recurso do NotepadQQ é a ferramenta de substituição de texto, que oferece a possibilidade de usar expressões regulares para pesquisas e substituição avançada de texto.

No momento, inclui uma variedade de temas visuais e suporta um grande número de idiomas, para os quais possui destaque de sintaxe.

Para instalar o NotepadQQ no ArchLinux, usamos:

$ yaourt -S notepadqq

Para instalação no Ubuntu ou derivados, os comandos são:

sudo add-apt-repository ppa: notepadqq-team / notepadqq sudo apt-get update sudo apt-get install notepadqq

Suportes

É um editor de texto de código aberto, especializado em suporte para web design. Ele recebe suporte principalmente da empresa Adobe. Foi desenvolvido em HTML, CSS e JavaScript. Sua fonte é liberada sob uma licença MIT.

Como o Brackets se integra ao navegador, ele tem uma visualização das alterações em um projeto sempre que são salvas. HTML, CSS e JavaScript. Além disso, possui opções de destaque, preenchimento automático de tags, propriedades e valores de sintaxe.

Seu design é elegante, minimalista, sem muitas complicações e também permite adicionar plugins para enriquecer suas funcionalidades. Da mesma forma, é um editor multiplataforma.

RECOMENDAMOS 6 razões para experimentar o Linux hoje

Para instalá-lo no Ubunto ou similar, fazemos isso por console com os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa: webupd8team / brackets sudo apt-get update sudo apt-get suportes de instalação

Eles também podem ser obtidos por download direto no site oficial do projeto.

Recomendamos que você também leia: Código do Visual Studio no Linux

Atom

O Atom é um editor de texto criado pelo GitHub, é um editor de código aberto e está se configurando para ser a alternativa gratuita ao Sublime Text. De fato, sua aparência é bastante semelhante e sua equipe de desenvolvimento foi responsável por clonar os recursos mais destacados e até melhorar outros aspectos. É desenvolvido com C ++ e Node.js, utilizando diferentes tecnologias da web, como CoffeeScript, CSS ou HTML.

A personalização representa o melhor recurso do Atom. Praticamente qualquer detalhe da edição pode ser configurado, isso se deve à grande equipe de desenvolvimento por trás dela e cada vez mais eles criam cada vez mais pacotes e plugins para estender suas funcionalidades. Isso permite adicionar novos recursos ou configurar os existentes, além de ajustar sua aparência.

Para executar sua instalação no Ubuntu, os comandos a serem usados ​​são:

sudo add-apt-repository ppa: webupd8team / atom sudo apt-get update sudo apt-get install atom

Geany

Este é um IDE pequeno e leve, o objetivo de sua criação era ter a menor quantidade de dependências de pacotes em um ambiente de área de trabalho específico e que apenas as bibliotecas GTK2 são necessárias para sua operação. O Geany é multiplataforma, capaz de rodar em Linux, Windows, MacOS X, NetBSD, OpenBSD, AIX v5.3, Solaris Express e FreeBSD.

Ele suporta mais de 30 linguagens de programação e fornece destaque de sintaxe, fechamento automático de tags, preenchimento automático, sugestões, plugins, etc.

Os passos a seguir para instalar no Ubuntu através do console são:

sudo add-apt-repository ppa: geany-dev / ppa sudo apt-get update sudo apt-get install geany geany-plugins

O editor de texto de sua escolha não apareceu na lista? Deseja adicionar outro? Conhece outros editores de texto iguais ou mais poderosos? Bem, convido você a compartilhar todas as informações conosco nos comentários.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button