Processadores

A chegada dos 7 nm permitiria processadores de 5 ghz

Índice:

Anonim

Gary Patton, diretor técnico da Globalfoundries, falou sobre o futuro dos processos de fabricação das próximas CPUs e o que isso significa, prestando atenção especial ao próximo passo de 7 nm.

O processo de fabricação de 7nm da Globalfoundries permitiria CPUs de 5GHz

Aparentemente, o processo de 7 nm da Globalfoundries recebeu a experiência de ex-especialistas em engenharia da IBM (lembre-se de que a IBM praticamente pagou à Globalfoundries para assumir sua divisão de manufatura), e a empresa agora espera melhorias nas técnicas de manufatura. nm.

Embora se esperasse que uma mudança de 14nm para 7nm proporcionasse, na melhor das hipóteses, uma redução pela metade do tamanho real de um chip fabricado, Gary Patton agora está dizendo que seu tamanho deve ser reduzido para 2, 7 vezes o tamanho original. Para colocar isso em perspectiva, os processadores da série 1000 da AMD no processo Zeppelin die e 14nm têm um tamanho de 213mm² para o design completo de 8 núcleos, graças ao novo processo Globalfoundries, esse tamanho pode ser reduzido para apenas 80 mm². A AMD poderia usar esse espaço extra para adicionar mais núcleos ou qualquer tipo de aprimoramento de silício, se quisesse.

Essas melhorias na economia de espaço não são as únicas que veremos. Patton disse que espera que esse projeto seja capaz de escalar muito bem em frequências operacionais de 5 GHz. Agora, essa é a parte menos interessante da equação de 7 nm, embora possa não parecer. A capacidade de escalar frequências de até 5 GHz dependerá, é claro, do projeto da arquitetura capaz de atingir essa frequência operacional de forma estável. Já tivemos um exemplo histórico de uma arquitetura que aspirava alcançar frequências muito altas com o Intel NetBurst, e todos nos lembramos de como era.

O salto para 7nm da AMD viria em 2019.

Fonte Techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button