Avaliações

Revisão do Kolink big chungus em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

De tempos em tempos, gostamos de trazer para todos análises de produtos diferentes e únicos de seu tipo. O chassi Kolink BIG CHUNGUS achamos que se encaixa bem nessa descrição, pois sua aparência é simplesmente única, sendo uma torre de tamanho completo compatível com E-ATX e cheia de vidro temperado por todos os lados.

Além de seu tamanho enorme, destaca-se por sua ampla frente com 4 ventiladores A-RGB, sua posição inclinada e o sistema de iluminação completo que ele traz, que podemos modificar com seu controle remoto. Uma montagem bastante divertida e original espera por você, então vemos tudo a respeito.

Antes de prosseguir, agradecemos à Kolink por confiar em nós para fornecer este produto para análise.

Características técnicas do Kolink BIG CHUNGUS

Desembalagem

Tão grande quanto a torre Kolink BIG CHUNGUS é a caixa em que está armazenada, portanto, como o nome sugere, será bastante "superficial" transportá-la, . Esta caixa é feita de papelão neutro, com a impressão da tela inteiramente em preto, mostrando um esboço do chassi na frente e informações técnicas básicas ao lado.

A abertura é feita de cima, como sempre, embora, neste caso, a primeira coisa que encontraremos seja uma segunda caixa de papelão que carrega a base do chassi para dentro. Logo abaixo e muito bem protegidos, temos o restante do chassi, com painéis ocos de papelão de todos os lados, além de proteção leve de espuma de polietileno. Nada mal, mas talvez mais dessa espuma ajude a proteger os cristais.

O pacote que encontramos possui os seguintes elementos:

  • Kolink Chassi BIG CHUNGUS Caixa de metal em caixa separada Parafusos de instalação Controle remoto para iluminação Vários clipes

Como acessórios, não temos nada mais e nada menos do que os vistos em outros chassis, o que é lógico, pois não estamos enfrentando um caso tão diferente. Somente a base do chassi foi removida para economizar espaço na caixa, enquanto todas as janelas estão instaladas e protegidas com um protetor de plástico nos dois lados.

Design exterior muito ousado

Como costumamos dizer neste tipo de chassi, o Kolink BIG CHUNGUS que você vai amar ou odiar, mas nunca o deixará indiferente. O fabricante alemão optou por uma torre de tamanho completo em termos de capacidade da placa-mãe, embora com uma grande inclinação para trás em seu design prismático. A embalagem mede 668 mm de altura, 336 mm de largura e 651 mm de profundidade, pesando pelo menos 16 kg quando vazio .

Sua construção é baseada em chapas e chassis de aço, base de alumínio, vidro temperado para 4 faces e o restante dos detalhes em plástico, sendo neste caso um material muito pouco usado, e isso é bom. Possui uma rigidez muito boa quando removemos os óculos, de uma maneira que a forma prismática ajuda a criar um chassi de qualidade superior a esse respeito.

Na parte das pernas, sua instalação será tão simples quanto alinhá-las com os quatro orifícios na base do Kolink BIG CHUNGUS e instalar os parafusos. Geralmente, eles devem ser usados ​​para a fonte de alimentação, pois são os maiores. Talvez quatro parafusos específicos bem distinguíveis teriam sido uma opção mais adequada para usuários inexperientes.

Não há dúvida de que este chassi é destinado principalmente a usuários que usarão sistemas de refrigeração líquida. Podem ser AIO ou sistemas personalizados com tanque de água, pois na face inferior temos um orifício compatível com os dois tipos de elementos, assim como o restante dos orifícios.

Vamos nos concentrar agora em estudar cada uma das faces do Kolink BIG CHUNGUS, porque todas elas serão importantes e interessantes. E, começando pela face esquerda, podemos ver que o prisma que compõe o chassi é realmente de 6 faces, somando todas as extremidades sempre com acabamento plano.

Absolutamente todo esse lado é ocupado por um painel de vidro temperado com uma luz defumada que lhe confere um leve efeito de espelho. Em nenhum momento ele nos impede de mostrar todos os encantos de nosso hardware interno. Um hardware que deve estar à altura da tarefa, pois, caso contrário, não faria sentido fazer essa compra.

A fixação do vidro é feita com 4 parafusos de rosca manual típicos e com uma cabeça bastante saliente. Não é o acabamento mais refinado e acreditamos que, pelo custo do chassi, um sistema de acoplamento de pressão não seria uma má idéia, embora, é claro, fosse mais inseguro. Se eles o projetaram dessa maneira, será porque eles têm boas razões para fazê-lo. Este vidro possui uma separação de aproximadamente 5 mm do chassi, o que permitirá que o ar entre ou saia sem nenhum problema.

Agora nos voltamos para o lado oposto do Kolink BIG CHUNGUS, que é essencialmente o mesmo que o anterior, embora com um design reverso. Isso faz com que ambas as faces não sejam reversíveis nem necessárias. O vidro também é defumado e exatamente da mesma maneira de instalação.

Aproveitamos a oportunidade para salientar que uma proteção de borracha foi colocada em cada lado de cada orifício de fixação de vidro, evitando assim a pressão direta dos parafusos no vidro. Isso também serve para eliminar possíveis vibrações com a operação dos ventiladores e outro hardware.

Nós nos mudamos para a frente do Kolink BIG CHUNGUS, onde também encontramos vidro, que é muito longo e tem uma personalidade enorme. Esta não é esfumaçada, mostrando claramente as 4 ventoinhas Kolink 120mm A-RGB pré-instaladas. E ainda há muito espaço acima e abaixo!

Em princípio, estaríamos livres para remover essas ventoinhas para caber em um radiador de 480 mm com um sistema de refrigeração líquida hipotético personalizado. Nesse caso, o vidro é aproximadamente 1 cm separado do chassi de metal e não temos nenhum tipo de filtro de poeira, aqui ou em qualquer lugar. Isso é ótimo para estética, mas também para sujeira.

Obviamente, os fãs não são a única maneira de obter ar, visto que seus dois lados estão totalmente abertos. Isso, em parte, fará com que a pressão do ar no hardware seja menor, pois tudo é tão aberto, embora certamente garanta uma dissipação de calor incrível.

Não esquecemos a parte inferior desta frente, onde o painel de E / S foi colocado, que neste caso possui as seguintes portas:

  • Porta USB 3.2 gen1 tipo C USB 3.2 Gen1 tipo AUSB 2.02x 2, 5 mm para entrada e saída de áudio Botão liga / desliga com LED integrado

Lembre-se de que o USB-C não é um gen2 e, como tal, será integrado no mesmo conector que o USB normal com o cabeçalho azul típico. O que gostaríamos nesse caso é ter dois USB tipo A gen1 e esse USB-C gen2. Não é um chassi barato e você precisa exigir um pouco mais do que o resto.

Espere, porque existe uma quinta face neste chassi que está na metade do caminho entre a traseira e a frente. Como os outros, ele possui um vidro que protege seu acesso que pode ser instalado exatamente da mesma maneira que os três anteriores e que também não fumou.

O interessante dessa face é que ela suporta duas ventoinhas de 120 mm, ideais para o modo de extração ou mais um radiador para o nosso sistema personalizado.

É hora de ir para a parte traseira do chassi, que está em uma posição inclinada invertida, difícil de estudar, mas perfeitamente acessível e muito original. Sem dúvida, com a captura anterior, parece uma caixa muito futurista com grandes aberturas diagonais na folha e completamente exposta ao exterior.

Bem, o que vemos aqui não é diferente de um ATX normal, com um ventilador localizado na área superior direita ao lado da saída do painel de E / S da placa-mãe. É exatamente o mesmo que os da frente, 120 mm e A-RGB.

Logo abaixo, há uma capacidade para 7 slots de expansão, que é o máximo disponível para placas no formato E-ATX. As pernas longas da base compensam a forte inclinação desse rosto, para que nunca caia e não bata nas paredes. Como a área frontal, também possui aberturas nas laterais.

Na parte mais alta, uma pequena face fornecida com chapa foi colocada e mesmo aqui não vemos que ela é "normal". Para nós, ele funcionará como uma empunhadura para movê-lo e transportá-lo, pois vimos que isso não compromete a integridade do chassi ou das janelas.

Em qualquer caso, para transportes longos, recomendamos a remoção das janelas, aliviaremos pesos e evitaremos grandes problemas em corredores estreitos.

A verdade é que, se nos colocarmos no fundo do Kolink BIG CHUNGUS, parece que estamos diante de um trenó. Com estas pernas tão agressivas, finas e lineares que, no seu caso, são feitas de alumínio.

Atrás da frente, vemos todos os componentes eletrônicos por trás das portas, bem como os cabos correspondentes para conexão à placa-mãe. Mas algo muito interessante que temos na área interna são duas tiras de LED A-RGB conectadas para nos dar iluminação também na base do chassi. Eles são simplesmente colados, para que possamos movê-los para outro local que gostamos mais.

Observando os detalhes, parte da iluminação será coberta com a fonte de alimentação, uma vez que essa área também é responsável por abrigar o referido elemento. Os suportes do chassi devem ser um pouco mais largos, acreditamos, uma vez que são bastante pesados ​​e uma tira de borracha mais longa forneceria menos suporte ao conjunto.

Interior e montagem

Já estamos dentro do chassi Kolink BIG CHUNGUS, embora já estivéssemos dentro, porque do lado de fora podemos ver absolutamente tudo.

A equipe de design fez um excelente trabalho em geral e seu motivo é usar chapas de metal muito grossas em todas as bordas e também muito bem acabadas para que elas sejam uma parte visível sem danificar o todo.

Temos um enorme espaço interno que suporta a placa - mãe nos formatos ITX, Micro ATX, ATX e E-ATX, ou seja, toda a gama do mercado consumidor em geral. A placa de suporte reduziu consideravelmente o uso de chapas metálicas, uma vez que seu enorme espaço permite trabalhar sem muitos problemas no soquete da CPU.

Por outro lado, isso torna os cabos mais expostos no lado oposto, talvez por esse motivo o grau de fumaça nas duas faces. Nesta seção, será o usuário que fará o melhor possível para deixar tudo com a melhor estética possível. E é que não há compartimento para cabos, como tal, cada um os lançará onde achar apropriado, de acordo com seu comprimento e quantidade, sempre pela parte traseira.

A grande largura do chassi facilita o suporte a grandes resfriadores de CPU com até 175 mm de altura e placas gráficas grandes com espessura de até 335 mm, embora realmente se encaixe mais. Faltou apenas um sistema de instalação vertical para a placa gráfica, o que em um chassi desse calibre deveria existir sem dúvida.

Finalmente, o espaço disponível para a fonte de alimentação é de 220 mm. Embora exista espaço para muito mais, tanto é que, logo acima disso, temos o radiador de 360 ​​mm também.

Capacidade de armazenamento básica, mas inteligente

Entre todo o vidro e a chapa, não é fácil encontrar os orifícios de armazenamento, mas há amigos, embora eles certamente não sejam um grande problema em termos de capacidade.

O Kolink BIG CHUNGUS suporta um total de 4 unidades SATA, 2 +2 2, 5 "e 2 3, 5". Para todos eles, temos apenas uma área, a parte de trás da placa-mãe, e é um sistema muito inteligente e compacto.

É o que você vê na captura de tela anterior, que através dos buracos você já pode ter uma idéia de como eles serão distribuídos. As duas unidades de disco rígido de 3, 5 ”ficarão atrás do prato, juntas e perfeitamente acessíveis. Aqui também é permitido colocar duas unidades SSD de 2, 5 ”esticadas e longitudinais.

Dois outros SSDs ou HDDs de 2, 5 ”serão colocados nas extensões da garra frontal, sem afetar as anteriores. O que há de bom nisso? Bem, absolutamente todos os cabos de alimentação e dados SATA sairão do mesmo lugar. O ruim é que teremos que manipular as tiras de cabos de vários conectores quando tudo estiver tão preso.

Capacidade de refrigeração ampla e muito ampla

Continuamos agora com a capacidade de refrigeração, que, embora possa parecer que as formas possam prejudicar o Kolink BIG CHUNGUS, não é. Embora esqueça as ventoinhas de 140 mm.

Vamos começar citando o espaço disponível para os fãs:

  • Frente: 4x 120mm Tampa superior: 2x 120mm Parte inferior: 3x 120mm Parte traseira: 1x 120mm

Dos quais já temos 5 ventoinhas pré-instaladas, todas com 120 mm e 25 mm de espessura com iluminação A-RGB. Todos esses ventiladores já estão conectados ao microcontrolador, usando conectores de 6 pinos, 4 para iluminação e dois para energia, imaginamos. A velocidade não pode ser personalizada a partir deles, mas a iluminação, obviamente.

Não é um chassi barulhento para o número de ventiladores que possui, que possuem borrachas antivibração nos cantos e um regime de velocidade de aproximadamente 1200-1500 rpm. Mais do que suficiente para fornecer um bom fluxo de ar, o que não será um problema, pois é um chassi muito aberto para o exterior por todos os lados.

10 ventiladores como capacidade total, mas em nenhum caso as configurações de 140 mm, devemos levar em consideração ao comprar unidades extras. Quanto à configuração que faríamos, seria uma configuração normal, com fluxo horizontal de entrada frontal e saída traseira superior ou vertical.

E a capacidade de refrigeração é a seguinte:

  • Frente: 120/240 / 360mm Tampa superior: 120 / 240mm Parte inferior: 120/240 / 360mm Parte traseira: 120mm

Até 4 radiadores, dois de tamanhos grandes, ideais para sistemas personalizados com dois e até três estágios. Na parte frontal, as 4 ventoinhas de 120 mm se encaixam com solvência e ainda há espaço para mais, para que possamos quase garantir que um radiador de 420 mm se encaixe sem problemas.

O que não poderemos fazer em nenhum caso é uma configuração push and pull, porque não há espaço entre o vidro e o chassi. Também não temos filtros de poeira em nenhum lugar; portanto, com o tempo, ele será limpo, porque inevitavelmente será um chassi de ímã para sujeira.

Temos capacidade suficiente para radiadores muito espessos, de alto desempenho, fornecidos em sistemas RL como o Corsair Hydro X. O Kolink BIG CHUNGUS é ideal para sistemas personalizados.

Lembre-se de que os tanques das bombas sempre têm adaptadores de 120 mm para colocá-los nos orifícios dos ventiladores, e aqui pelo menos dois na parte inferior podemos ajustar se a GPU não for muito grande.

Sistema de iluminação com estética brutal

A segunda atração principal do chassi continua a ser vista, ou seja, a iluminação RGB com capacidade de endereçamento. Isso significa que ele permite que você aplique efeitos de animação em todo o sistema; dessa vez, faremos isso usando um controle remoto.

O sistema de fábrica consiste em 5 ventiladores comentados e duas faixas de LED RGB localizadas na parte inferior, no compartimento da fonte de alimentação. Os ventiladores têm sua iluminação na parte central do sistema de rotação, acreditamos que o diâmetro externo teria sido mais completo. Todo o sistema funcionará em uníssono, incluindo as tiras, e, embora a luz não seja impressionante quando se trata de saída de luz, ela está em um bom nível.

Tudo isso é gerenciado com um microcontrolador instalado na área de cabeamento do chassi, que também suporta até 10 ventiladores iguais, juntamente com as duas faixas de LED. O sistema de interação é obviamente infravermelho, e o controle remoto já possui a bateria incluída, um detalhe.

O controle remoto é muito semelhante aos incluídos nos sistemas HUE de uso geral. Com 11 botões para cores sólidas, um modo automático e controles para passar por animações. Da mesma forma, podemos ligar e desligar o sistema, modificar o brilho ou alternar entre microcontrolador ou placa-mãe.

Como sim, também podemos conectá-lo à nossa placa-mãe usando um conector A-RGB compatível com os principais fabricantes de placas-mãe como Asus, ASRock, Gigabyte e MSI.

Fácil instalação e montagem com cabos padrão

Chegamos ao trecho final, onde realizamos a instalação de hardware do Kolink BIG CHUNGUS. Acima de tudo, vamos nos concentrar em como puxar os cabos para os diferentes elementos.

O hardware que usamos é o seguinte:

  • Asus Crosshair VIII Hero: CPU AMD Ryzen 7 2700X: placa-mãe AMD Wraith Prism dissipador de calor 16GB DDR RAM T-Force Dark Z-Alpha MSI Radeon RX 570 ArmorPSU Antec HGC Gold 750

Para este PSU , usamos os cabos que vêm da fábrica para garantir que todos cheguem sem problemas. No caso da Antec, seus cabos são um pouco chatos, pois todos possuem capacitores no final e, consequentemente, são muito rígidos e difíceis de manusear.

Começamos colocando a placa-mãe, pois em torno dela temos muitos furos para colocar os cabos que vão ao poder da CPU, ATX e PCIe para placa gráfica. Não tivemos muitos problemas em passar os cabos do compartimento inferior para a área traseira, embora exista apenas um orifício para todos eles e com grande volume seja muito justo.

Os cabos chegaram sem problemas, mesmo o da CPU, o mais distante de todos. Cerca de 5 a 10 cm serão deixados. Da mesma forma, o ATX e o PCie alcançaram suas respectivas lacunas sem problemas, permanecendo como vemos na captura de tela anterior.

Por fim, toque no conector todos os cabos incluídos no Kolink BIG CHUNGUS, que serão os seguintes:

  • Conector USB 3.2 Gen1 para portas frontais Painel frontal USB 2.0 interno Conector de áudio do painel frontal F-Panel para iniciar o conector MOLEX para o microcontrolador de energia Conector A-RGB (se quisermos conectar a iluminação à placa)

Existem muitos, todos eles também saindo da base e que teremos que atravessar o orifício do cabo da PSU ou diretamente através da área principal, se não houver espaço. Todos eles permanecerão moderadamente ocultos na base do chassi.

Resultado final

Aqui temos o resultado final do Kolink BIG CHUNGUS totalmente montado e em operação. Um processo realizado sem contratempos devido à grande quantidade de espaço disponível para o trabalho.

Palavras finais e conclusão sobre o Kolink BIG CHUNGUS

Chegamos ao final desta análise, onde vimos um dos chassis mais agressivos e diferentes dos últimos tempos. Destaca-se, sem dúvida, por seu design premium, totalmente revestido em vidro temperado, em chassi de aço e alumínio rígido e de alta qualidade.

Se você possui ou planeja ter um sistema de resfriamento líquido personalizado com um ou dois tanques, é uma das principais opções juntamente com a família Thermaltake TG. Grande espaço de até 3 radiadores entre 240 e 360 ​​mm de praticamente qualquer espessura. Mas também pode ser deixado como está, já que seus 5 ventiladores A-RGB e um chassi praticamente aberto para o exterior proporcionam um resfriamento excepcional. O único problema será poeira, porque não existe um único filtro.

A iluminação será o segundo aspecto essencial, os ventiladores, juntamente com duas faixas de LED localizadas na parte inferior que permitem a movimentação, proporcionam uma aparência impressionante. Para isso, temos um microcontrolador que suporta até 10 ventiladores, com um controle remoto para controle e compatibilidade com placas-mãe.

Também recomendamos nosso artigo sobre o melhor chassi do momento

A capacidade do hardware também é muito sofisticada, com placas E-ATX, PSU e GPU grandes e dissipadores de calor com até 175 mm de altura. Sua instalação inclinada peculiar dá uma aparência muito visual, embora a possibilidade de instalar a placa gráfica vertical esteja ausente. Em uma única placa, podemos instalar os 4 discos rígidos que ele suporta.

A montagem é realizada sem nenhum problema, embora haja detalhes a serem polidos, como roteamento de cabos mais avançado ou melhor armazenamento dos mesmos cabos, pois aqui é hora de conseguir deixá-lo o melhor possível. Gostaríamos de poder gerenciar o RPM do ventilador com o microcontrolador, mas não é possível.

Concluímos com o preço do Kolink BIG CHUNGUS, que podemos encontrar por 249, 90 euros, um custo bastante alto que o torna diretamente em um chassi de corte Premium e acessível a poucos usuários. Este chassi é para mostrar seu resfriamento líquido, se não, faz pouco sentido.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ PROJETO COM MUITO VIDRO

- O MICROCONTROLADOR NÃO GERA A RPM DO VENTILADOR
+ ILUMINAÇÃO A-RGB MUITO COMPLETA E EXTENDÍVEL - ROTAÇÃO MELHORADA DE CABOS SEM FILTROS DE POEIRA

+ ESTÉTICA DIFERENTE, ORIGINAL E DIFERENTE

- SEU PREÇO É ALTO

+ TAMBÉM MONTAGEM ORIGINAL E SUPORTE DE HARDWARE DE ALTA QUALIDADE

+ IDEAL PARA REFRIGERAÇÃO LÍQUIDA PERSONALIZADA

+ REFRIGERAÇÃO DE FÁBRICA DE FÁBRICA

A equipe de revisão profissional concede a ele a medalha de platina:

Kolink BIG CHUNGUS

PROJETO - 98%

MATERIAIS - 93%

GERENCIAMENTO DE FIAÇÃO - 89%

PREÇO - 85%

91%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button