Keycaps personalizados: materiais, designs e acabamentos
Índice:
- O que são teclas
- Materiais comuns
- ABS
- PBT
- PBT vs. ABS: A Luta Eterna
- Os seus keycaps são ABS ou PBT?
- Pudim
- TPR
- Materiais raros
- Resina
- De madeira
- Aço inoxidável
- Materiais muito raros
- PC
- PVC
- POM
- As especificações técnicas
- Alternar compatibilidade
- Layout das principais: ANSI e ISO
- Alturas principais
- Tipos de letra
- Carimbo de caracteres
- Impressão
- Laser
- Tingido
- Outros dados de interesse
- Desenhos de fantasia
- Tamanho dos kits
- Cores
- Anéis-O
- Onde comprar chaveiros personalizados
- Conclusões sobre keycaps personalizados
Para os usuários mais fanáticos, comprar um teclado de qualidade geralmente não é suficiente e eles consideram a possibilidade de lhes dar um toque especial. É por isso que hoje trazemos a você este mini guia de teclas personalizadas para sair da dúvida, vamos lá!
Índice de conteúdo
O que são teclas
Uma introdução rápida para os que não têm noção. As teclas são as tampas dos botões sob as quais o mecanismo do interruptor está localizado. Geralmente eles são feitos de plásticos de diferentes qualidades, mas se as coisas derem errado, podemos encontrar modelos feitos com resina e até madeira, entre outros. Essa distinção revela que há uma diferença entre materiais baratos e comuns em sua produção, bem como um certo ar de "artesanato" para os mais entusiastas.
Materiais comuns
Começamos com os líderes de mercado. Consideramos três, embora a coisa seja discutida entre os dois primeiros.
ABS
Este é o material mais comum nos fabricantes de capas de teclado. O ABS (acrilonitrila butadieno estireno) é um polímero muito versátil, caracterizado por seu baixo peso e baixo custo de produção. No entanto, isso para muitos usuários pode desencadear um toque insatisfatório ao usá-los juntamente com o toque viscoso que eles podem adotar ao longo do tempo. Eles também têm uma certa tendência para os personagens desaparecerem, especialmente se forem carimbados.
- É o polímero mais amplamente utilizado na indústria de tampas de chaves Barato para fabricar O mais leve clique seco e nítido
PBT
O PBT ou o tereftalato de polibutileno ganhou força ao longo dos anos em comparação com o ABS. Isso ocorre porque as teclas usadas com este termoplástico são mais espessas e tendem a oferecer melhor resistência e menos desgaste ao longo dos anos. É mais caro, mas também mais confiável que o ABS. Atualmente, é o material estrela em maiúsculas e uma aposta segura.
- É mais caro produzir As teclas têm um peso maior. Elas são mais resistentes ao uso a longo prazo. Produz um som seco mais profundo
PBT vs. ABS: A Luta Eterna
À esquerda, PBT. Certo, ABS.
Dado que o ABS e o PBT são os materiais rivais mais amplamente utilizados no mercado, é compreensível que surjam dúvidas sobre a relevância das diferenças entre eles. O diabo está nos detalhes, então vamos dar uma olhada nas teclas. Na verdade, o ABS é mais barato de produzir e permite obter os mesmos resultados e qualidades do PBT:
- Peso e sensação similares. Eles podem ser feitos com injeção dupla para luz de fundo. Utilizado pelas empresas mais conhecidas do mercado. Variedade de cores e opacidade: de fosco a translúcido.
Agora, nem tudo seria cor de rosa. O problema intrínseco do ABS está em seu desgaste. As capas de teclas feitas exclusivamente com esse material tendem a ter um acabamento brilhante ao longo do tempo devido à graxa dos dedos. A injeção dupla de molde no ABS também tende a ser mais fina, por isso é comum os caracteres ficarem borrados nas teclas por esse motivo.
Tenha cuidado lá. Também não será tudo terrível. Muitos pesos pesados como Razer ou Logitech não usam o ABS levemente. Também podemos encontrar as capas de teclas feitas com este material que têm uma espessura maior e até uma textura que replica o PBT. Essas estratégias permitem adicionar longevidade às chaves sem custos adicionais.Como você pode ver, aqui falamos puramente sobre aspectos estéticos. Obviamente, nada mencionado acima afeta a operação dos comutadores.
Os seus keycaps são ABS ou PBT?
Se você nunca soube de qual é qual, a entrada é fácil. As chaves feitas com PBT geralmente o especificam na caixa original, pois geralmente é uma fonte de orgulho e prova de qualidade nos materiais de fabricação. Outra opção, se você não guardar a caixa, é encher um copo de água e soltar as tampas das teclas. Devido à sua densidade, as teclas feitas de PBT devem afundar até o fundo, enquanto as teclas do ABS flutuam perto da superfície.
Obviamente, pode haver exceções. As teclas retroiluminadas de ABS ou de camada dupla personalizadas também podem afundar devido ao aumento de peso. A verificação que indicamos funciona 100% de maneira confiável nas teclas sem injeção dupla, mas o certo é que o PBT nunca flutuará em nenhuma circunstância.
Finalmente, no aspecto estético, existem diferenças sutis. As capas de teclas feitas de PBT têm uma sensação um pouco áspera, como uma espécie de grão leve. Em vez disso, o ABS tem um acabamento geralmente suave, embora possamos encontrar modelos que replicam um efeito PBT que nos faz hesitar. Por fim, a melhor coisa que podemos fazer para sair da dúvida é identificar o modelo do nosso teclado e dar uma olhada no site oficial do fabricante.
Pudim
Ok, sim, tecnicamente isso não é um material em si. As teclas do tipo pudim têm uma peculiaridade curiosa: possuem um design translúcido de camada dupla. A área superior é fosca, enquanto os lados permitem que a luz escape e obtenha mais brilho. Esse formato pode ser encontrado com ABS e PBT e é conhecido pela marca HyperX.
- Aumentar a luz de fundo Tanto o ABS quanto o PBT podem ser adquiridos
TPR
Essas teclas são um desenvolvimento relativamente recente. Eles são feitos com um revestimento de borracha em uma estrutura ABS que também podemos encontrar transparentes para permitir a iluminação de fundo RGB. Devido à camada plástica, geralmente com um toque estriado ou áspero, é possível que as teclas feitas com este procedimento se destaquem acima das demais, por isso devemos observar o formato e a altura.
- Mais caro que o ABS convencional. Eles geralmente são vendidos em embalagens. Eles podem se destacar em comparação com as outras teclas. Eles melhoram a aderência.
Materiais raros
As esquisitices estão por toda parte, embora gostemos delas. Eles têm personalidade.
Resina
Cansado de teclas de uma cor ou de um design comum? Bem, isso vai encantar você. As teclas de resina geralmente são muito poucas nos teclados, devido ao alto custo de sua elaboração. Geralmente, paisagens ou desenhos personalizados são criados dentro do molde que podemos ver em um efeito tridimensional.
- Artesanais Projetos exclusivos Muito mais caros Eles geralmente não têm os caracteres gravados. Sua transparência com luz de fundo depende do modelo
De madeira
Isso não é convencional e dá um toque moderno aos teclados. Geralmente, podemos ver esse tipo de interruptor em teclados muito pequenos, devido ao seu preço ou com uma estética naturalista. A madeira utilizada pode variar, embora o olmo e a nogueira sejam os mais comuns.
- Eles geralmente não têm os caracteres gravados Eles são mais propensos a imperfeições Bastante caro
Aço inoxidável
Sim, não é muito comum, mas você pode encontrar tampas de aço. É provavelmente o modelo mais pesado de toda a lista, exceto os revestimentos de chave de resina, e eles geralmente têm caracteres cortados a laser. Teclas como essas nos durarão a vida inteira, afinal, é metal, mas trazem suas desvantagens. Eles são mais sensíveis às temperaturas do que o plástico (ficam mais quentes e frios) e também não oferecem a aderência ideal devido ao suor. Dito isto, eles são luxuosos.
- Extremamente resistente. Caracteres de corte a laser. Eles não oferecem a melhor aderência. Amplifique a sensação térmica.
Materiais muito raros
PC
PC ou policarbonato é um plástico forte e transparente usado para tornar as teclas completamente translúcidas (em vez de "transparentes" com ABS). Geralmente, eles são projetados para projetos que buscam fornecer uma identidade diferente aos teclados ou aprimorar a luz de fundo RGB ao extremo. É amplamente utilizado pelo fabricante Signature Plastics.
Preste atenção, pois você também pode encontrar as capas de teclas translúcidas do ABS (que não são transparentes). Ojito ao material!- Muito brilhantes Eles podem dificultar a leitura dos personagens
PVC
Todos sabemos sobre o cloreto de polivinil: é semelhante ao ABS, mas mais sensível ao calor. Este é um plástico cujo uso é inverso devido à sua fácil deterioração em comparação com os outros.
POM
Também conhecido como polioximetileno. Possui propriedades ligeiramente melhores que o PBT, mas seu preço de fabricação é ainda mais alto. Devido à baixa diferença de qualidade, o setor favorece o uso do PBT devido ao menor custo de produção. A aparência, o peso e a sensação desse tipo de chave são muito semelhantes.
Em todas as capas de teclas feitas de materiais plásticos, podemos encontrar modelos de injeção dupla. Geralmente, é o caso de permitir uma camada perfurada com a silhueta dos caracteres visíveis na luz de fundo.
As especificações técnicas
Tendo visto todas as opções acima e se você já tem em mente o tipo de keycap que deseja adquirir, aqui estão as chaves para aspectos importantes que você deve levar em consideração antes de iniciar a compra.
Alternar compatibilidade
O padrão da indústria é regido pelo Cherry MX. As principais marcas periféricas e outros fabricantes de comutadores tentam produzir designs compatíveis com seus comutadores para facilitar a produção.
O design da montagem dessas teclas é constituído por um segmento em forma de Plus (+) que se sobressai do restante da peça e é onde o botão se encaixa. Algumas das marcas que seguem esta engrenagem são:
- Razer Cherry MX Kailh Gateron Outemu
Outros formatos de montagem menos comuns que exigem capas de chave específicas são encontrados em marcas como:
- Alpes Topre
Layout das principais: ANSI e ISO
Isso é algo em que você pode não pensar a princípio, mas é essencial ter em mente ao comprar novas teclas. Aqui na Espanha, usamos a distribuição ISO para chaves. Isso implica detalhes como que o botão Enter é mais vertical, o shift ocupa o espaço de uma tecla e meia ou duas teclas e a posição de nossos sinais de pontuação também varia.
Os sinais de pontuação também estão sujeitos ao nosso idioma, mas se você deseja usar uma chave com Ñ, lembre-se desse tipo de detalhes antes de comprar.
Alturas principais
Bem, para colocar botões de outras cores, com designs personalizados ou outro material, é inevitável que surjam dúvidas sobre a compatibilidade quando se trata de encontrar teclas personalizadas. nOutro ponto a ter em mente ao adquirir as teclas personalizadas é saber a altura necessária para o teclado. Isso ocorre nos teclados mecânicos e de membrana mecânica e eles são divididos em alto, médio e baixo perfil.
O tipo de perfil e o formato da capa de teclado em si podem variar entre as marcas. Portanto, é aconselhável consultar o teclado para saber a qual dos mais populares pertence a compra do tipo correto de capa de teclado. Por sua vez, também devemos saber a qual das linhas a chave que precisamos pertence. Essas linhas são classificadas com R1 como parte superior e espaço como última. A silhueta de todos os keycaps será idêntica na mesma linha. Os modelos de perfil disponíveis são:
- SA: (perfil alto) MIX 1.0: (perfil alto) OEM: (perfil médio) CEREJA: (perfil médio) XDA: (perfil baixo) DSA: (perfil baixo)
Tipos de letra
Em geral, as fontes usadas nas teclas são stick ou Sans Serif em letras maiúsculas para facilitar a leitura. Você encontrará muitas semelhanças entre as marcas em relação ao tamanho dos caracteres, mas elas podem variar em espessura. Por exemplo, se você usa um teclado retroiluminado e realmente aprecia os efeitos de luz, caracteres mais grossos o encantam.
Também é possível que em marcas específicas, como a Ducky One, você encontre designs para chaveiros exclusivos dos mesmos que fazem parte da identidade do mesmo. Isso se aplica especialmente aos logotipos na tecla Esc, por exemplo.
Cada empresa geralmente escolhe cuidadosamente o tipo de letra e os sinais usados para torná-lo um pouco reconhecível contra a concorrência.
Carimbo de caracteres
Não podemos falar sobre tipografia e não mencionar como ela é fixada nas teclas. Existem três métodos fundamentais e todos eles dependem dos custos de produção e de aspectos como a cor base dos próprios switches.
Impressão
O mais barato dos três e, portanto, o que encontramos nos teclados mais baratos do mercado. Esse método com o nome técnico da impressão em bloco consiste em fixar o caractere na tecla com uma tinta termoplástica. É também o sistema de estampagem que oferece a menor durabilidade, pois é suscetível de ser apagado devido à graxa natural de nossas mãos.
Laser
A grande maioria dos teclados com luz de fundo possui caracteres feitos a laser. O método consiste na chave (anteriormente transparente) sendo completamente tingida de preto, para posteriormente remover a camada a laser para expor a primeira camada na forma do caractere em questão. Geralmente usado mais com ABS que PBT.
Tingido
Mais usado no PBT do que no ABS, o tingimento por sublimação consiste em injetar a tinta na tampa do teclado através de um processo de prensagem a quente. A diferença tátil na textura é mínima e o relevo desaparece com o uso, embora o personagem permaneça. É o sistema de estampagem mais durável ao lado do laser.
Nomes de chaves de gatilho PBT com retroiluminação dupla ASHAMA 108, Tint Sub MX Switches Capas de chaves de perfil de teclado mecânico OEM, nomes de chaves de artistas, azuis Esta chave é a tinta grossa de sublimação PBT..Outros dados de interesse
Desenhos de fantasia
Procurando por teclas que não se parecem com teclas? Então os designs de fantasia são para você. Eles se tornaram muito populares nos últimos anos, graças à existência de páginas em que designers privados oferecem modelos exclusivos para venda. Claro, vá preparando o portfólio.
Esses tipos de teclas, como as de resina, não pretendem preencher nosso teclado com eles, a menos que você tenha um bom orçamento e também saiba a posição de cada caractere no dedo, pois eles geralmente não reservam espaço para símbolos. Como informações adicionais, a maioria não suporta luz de fundo em sua superfície. Eles costumam ter uma função bastante decorativa e podemos considerar que são, de certa forma, colecionáveis. Dependendo do vendedor, podemos até fazer pedidos personalizados especificamente para nós.
Tamanho dos kits
Da mesma forma que podemos comprar conjuntos de teclados completos com 104 ou 86 teclas, também existem kits de formatos menores, tudo depende do tipo de capa de teclado que você deseja substituir.
- ABS, PBT e pudim: geralmente podemos comprá-los em formatos de teclado completos, 100% e TKL (sem teclado numérico). Estão disponíveis preparações foscas e com iluminação de fundo. TPR, madeira e aço inoxidável: é comum encontrá-los em conjuntos orientados a jogos que contêm os WASDs usuais, juntamente com as teclas direcionais ou numéricas. Os teclados completos são difíceis, mas há uma variedade de cores. Projetos de resina e fantasia: aqui as coisas ficam um pouco mais complicadas. Podemos encontrar chaves deste tipo para venda tanto individualmente quanto em embalagens muito pequenas. No entanto, o catálogo de desenhos é o mais extenso e original, embora também o mais caro.
Cores
Já dissemos a você antes, mas você pode encontrar as teclas em muitas cores diferentes. Você pode escolher entre teclas coloridas translúcidas ou foscas. Também é comum que a cor seja aplicada por sublimação, pois é mais prático tingir as teclas para aplicar cor ao plástico.
No entanto, devemos monitorar a espessura dessa camada de tinta e do material, pois ele oferecerá maior durabilidade se forem tampas de chave PBT do que o ABS.
Há também a vantagem de podermos comprar conjuntos de chaves que incluem paletas de cores específicas em seu catálogo, podendo formar padrões com formas ou gradientes cromáticos.
Anéis-O
Os anéis de borracha são um extra de personalização que não afeta a seção estética, mas o mecanismo. Entre o interruptor e a tampa do teclado, podemos colocar um O-Ring para que nosso teclado mecânico gere menos ruído. Essa é uma modificação que não é do agrado de todos, mas geralmente é ideal para pessoas que buscam uma redução de ruído de clique sem sacrificar seu teclado mecânico por um de membrana.
Os botões agora oferecem alguma resistência à borracha à pulsação, portanto, talvez você precise exercer um pouco mais de força até amolecer com o uso.
Os O-rings podem ser comprados em branco, translúcido ou preto. As duas primeiras opções são geralmente as alternativas desejáveis para chaves retroiluminadas.
120 Abafador de ruído / O-Ring / Abafadores de teclado de borracha Iluminação das teclas (LEDs) para Cherry MX, Corsair MX e Kailh MX Cor das teclas: CLEAR, Dureza: SMOOTH (Shore 45A) Os amortecedores reduzem significativamente o som de pressionamento de tecla. 8, 99 EUROnde comprar chaveiros personalizados
Você não acha que vamos arrancar os dentes e ficar rosa, certo? Já mencionamos anteriormente que atualmente empresas e indivíduos fornecem um vasto catálogo para escolher no mundo das teclas. Aqui estão alguns dos mais conhecidos internacionalmente:
Lembre-se de que pode haver fornecedores com restrições nos países de remessa ou altos preços alfandegários. Observe isso ao comprar à margem de detalhes como câmbio de moeda.Conclusões sobre keycaps personalizados
Depois de ler este artigo e assimilar todas as informações, podemos realmente apreciar o quão complexo o mundo dos teclados e capas de teclas pode ser. Na verdade, muitos de nós permanecemos apenas na superfície ao comprar um novo teclado, pois podemos não valorizar o aspecto estético personalizado nesse nível.
Nesse caso, colocamos em suas mãos uma perspectiva ampla se você planeja iniciar a jornada, pois muitas vezes não conseguimos perceber a relevância que a forma ou os materiais das chaves podem ter. No entanto, devemos lembrar mais uma vez que quanto mais extravagante ou peculiar o design, mais o preço tende a subir. As chaves especiais de resina, fantasia ou metal podem variar de € 3 a € 30, por isso lembre-se disso.
Recomendamos a leitura dos melhores teclados
Além de lembrá-lo de observar a compatibilidade de seus switches, a altura do teclado e o layout das teclas, precisamos apenas lembrá-lo. Esperamos que este guia tenha sido útil para você e, se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. Até a próxima!
Os materiais de marketing da Geforce RTX 2060 chegam ao mundo
Um editor do Hardwareluxx.de recebeu a tarefa de filtrar materiais de marketing da nova placa de vídeo GeForce RTX 2060.
A Powercolor já está preparando designs personalizados para a amd radeon vii
Há notícias de que o fabricante PowerColor já está preparando os novos modelos personalizados do recém-lançado AMD Radeon VII
Acer swift 5 e swift 3: leves, potentes e com novos acabamentos
A Acer expande a linha de laptops Swift com os modelos Swift 5 e Swift 3. Descubra os novos modelos da marca dentro desse intervalo.