Notícia

Jim Keller deixa o Amd Zen em apuros?

Anonim

Jim Keller, um dos arquitetos de CPU mais bem-sucedidos à frente do desenvolvimento do AMD Zen, está deixando a empresa Sunnyvale antes que a nova microarquitetura AMD seja finalizada para a Apple "procurando novas oportunidades".

Jim Keller faz parte da história da AMD; de sua mão vieram os processadores Athlon K7, os mais bem-sucedidos da empresa Sunnyvale. Depois de deixar a AMD em 2008 para a Apple, ele retornou à AMD em 2012 e , desde então, trabalha na microarquitetura Zen que sucederá ao Bulldozer malsucedido.

O Zen deve ser o que restaura a competitividade da AMD no mercado de CPUs, diz-se que isso significará um aumento de 40% no desempenho por ciclo de clock em comparação com o Excavator, o que poderia colocar a AMD de volta na luta ao lado Intel no mercado de CPU. O Zen estará presente em futuras APUs (até 4 núcleos) e nos próximos processadores (até 10 núcleos) da AMD.

Agora, o Zen recebe um duro golpe ao perder o homem que pode ser considerado seu pai; da AMD, eles alertam que o design do Zen está praticamente acabado e que a saída de Keller não será um revés. Zen acumula um atraso de cerca de 6 meses e esse pode ser o motivo da saída de Keller da empresa, o que significa que ele poderia ter sido demitido.

Os novos microprocessadores baseados em Zen iniciarão sua produção em massa no último trimestre de 2016, para que sua chegada ao mercado possa demorar até 2017.

Fonte: extremetech

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button