Intel lança seus novos processadores i9-9900kf, i7-9700kf, i5-9600kf, i5-9400, i5-9400f e i3
Índice:
Mais uma vez, a Intel apresentou uma nova gama de modelos de processadores de 9ª geração, da gama i3 a i9, prolongando assim a vida dessa arquitetura de 14nm. Esses modelos são i9-9900KF, i7-9700KF, i5-9600KF, i5-9400, i5-9400F e i3-9350KF com o emblema Coffee Lake-Refresh. Usando o sinalizador K para processadores desbloqueados e adicionado o novo F para processadores sem gráficos integrados.
Os novos modelos da Intel que não são tão novos
E dizemos isso porque, se examinarmos as especificações que forneceremos abaixo e seus nomes, perceberemos que algumas delas já estão presentes na linha Intel, mas sem as marcas K ou F.
Um exemplo disso é o novo Intel Core i9-9900KF, que possui exatamente as mesmas características do i9-9900K, a única novidade é o "F", que se refere ao fato de não possuir gráficos integrados, ou melhor, este possui que os possui, mas está desativado. Dessa forma, o fabricante deseja que esta CPU alcance melhor desempenho ao não compartilhar recursos com o núcleo gráfico. Exatamente o mesmo se aplica aos modelos Intel Core i7-9700KF e Core i5-9600KF, eles são idênticos aos seus equivalentes, mas com os gráficos desativados. Inovação acima de tudo…
Por outro lado, temos o novo modelo Core i3-9350KF, que consiste em 4 núcleos e quatro threads de processamento que não possuem gráficos ou hyperthreading, embora seja com overclock. Este modelo é de fato uma novidade interessante para a faixa média-baixa, com uma frequência base de 4, 0 GHz.
O outro novo é o Core i5-9400F, que consiste em 6 núcleos sem hyperthreading, bloqueados e sem gráficos. O preço deste não é ruim, e poderíamos colocá-lo na faixa intermediária sem problemas. Também teremos uma versão i5-9400 que implementa a 9a geração de gráficos Intel HD 630.
Esses modelos são úteis?
Bem, isso vai depender da opinião de cada um. Consideramos bastante interessante que a Intel esteja lançando modelos com o símbolo F em seu nome para deixar claro que eles têm o elemento gráfico desativado. Para um PC para jogos de gama média, pode ser interessante montar um desses, pois teremos um desempenho puro aprimorado sem que um núcleo gráfico atinja uma frequência mais baixa do que estes. Acima de tudo, é preferível fazer isso do que começar a desativar os núcleos para ajustar a CPU nos gráficos.
O preço do i5-9400F também não é ruim, eles são aproximadamente 200 euros para um processador de 6 núcleos no caso da Intel. Obviamente, teremos que esperar para ver os resultados em testes reais e sintéticos para ver se é rentável. E o mesmo vale para os outros "novos" modelos.
O que temos certeza é que a Intel está estendendo essa arquitetura o máximo possível, com o objetivo de não dar passos falsos no próximo nível de miniaturização. Já conhecemos os problemas que o fabricante azul está enfrentando para implementar silício de 10 nm.
Disponibilidade
Para concluir, a Intel espera que esses processadores cheguem ao mercado até o final de janeiro de 2019 ou início de fevereiro. Esperamos que o fabricante nos forneça alguns desses produtos para analisá-los em profundidade e ver qual a diferença que temos com os modelos existentes. A ausência de elementos gráficos facilitará o overclock e deve oferecer melhor desempenho. Vamos ver!
Os processadores móveis de 9ª geração também foram anunciados para o segundo trimestre deste mesmo 2019, portanto ainda teremos que esperar alguns meses para ver seu desempenho.
O que você acha da chegada desses modelos, passo ou desculpa necessária da Intel para estender a geração?
Fonte AnandtechAmd lança seus novos processadores epyc 7000 com até 32 núcleos
A AMD apresentou sua nova família de processadores EPYC 7000 em Austin, com base na microarquitetura Zen e com uma configuração que atinge 32 núcleos.
Intel expande sua família de processadores para lago de café com novos modelos e novos chipsets
A Intel anunciou o lançamento de novos processadores e novos chipsets para sua plataforma Coffee Lake, todos os detalhes.
A Amd lança seus novos processadores de baixa potência Ryzen 3 2200ge e Ryzen 5 2400ge
Novos processadores Ryzen 3 2200GE e Ryzen 5 2400GE, caracterizados por um menor consumo de energia que as versões anteriores.