Processadores

Intel planeja construir nós de 1,4 nm até 2029

Índice:

Anonim

Surgiu um roteiro da tecnologia de processos da Intel (relatado pelo WikiChip) que mostra a Intel a introdução de um novo processo a cada dois anos na próxima década, resultando no nó de 1, 4 nm em 2029. Também haverá duas otimizações adicionais dentro do mesmo nó, com 10nm +++ em 2021.

Intel planeja construir nós de 1, 4 nm até 2029

O roteiro foi mostrado em uma apresentação da ASML na conferência IEDM 2019 em andamento e remonta a uma apresentação da Intel em setembro. Ele mostra 10 nm em 2019, 7 nm em 2021 e 5 nm em 2023, respectivamente em desenvolvimento e em definição. Em outubro, a Intel anunciou sua intenção de retornar a uma cadência de dois a dois anos e meio e declarou sua confiança no nó de 5 nm.

O roteiro revela que a Intel tem 3nm e 2nm a caminho e o nó de 1, 4nm está sob investigação no momento. É a primeira vez que a Intel revela que está trabalhando nesses nós. O intervalo de tempo entre todos os nós é de aproximadamente dois anos, colocando 3nm em 2025. No entanto, como o lançamento de 7nm está programado para o quarto trimestre de 2021, qualquer pequeno atraso na próxima década deixaria 3nm chegar mais tarde. e, portanto, também arrastaria 1, 4 nm até 2030 ou mais além.

O roteiro não revela detalhes sobre as mudanças que eles introduzirão no nível tecnológico, além de dizer que cada nó seria a rota ideal de desempenho de custos e introduziria novos recursos. Para 7nm, isso significa inserir EUV. Em 5 nm, a Intel deverá passar dos FinFETs atuais para os FinFETs de nanofios empilhados nos nós posteriores. Também é provável que a Intel almeje usar a próxima geração de litografia EUV de 5 nm de alta NA: o diretor de litografia da Intel fez recentemente "uma chamada à ação para manter uma EUV de alto conteúdo de NA em execução" para o seu calendário 2023, de acordo com a SemiEngineering .

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

Por fim, a Intel anunciou em sua reunião de investidores este ano que a empresa continuará a prática iniciada aos 14nm de introdução de otimizações de processos no nó (denominada revisão '+').

Até o momento, nenhum fabricante falou abertamente sobre nós menores que 3 nm em desenvolvimento, portanto essas informações são interessantes. Vamos mantê-lo informado.

Fonte Tomshardware

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button