Avaliações

Revisão do optane da Intel em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Intel Optane é o nome da marca da nova tecnologia de memória 3D Xpoint criada pela Intel com a intenção de tornar obsoleto o NAND usado nos SSDs atuais . O Optane promete atingir velocidades muito mais altas e latências muito mais baixas em comparação com o NAND. Sua primeira versão comercial é o Intel Optane 32 GB, que, como o nome indica, oferece 32 GB desse tipo de memória para funcionar como cache e acelerar bastante a velocidade do sistema.

Características técnicas do Intel Optane

Desembalagem e design

O Intel Optane 32 GB chega até nós dentro de uma caixa na qual uma bolha plástica está oculta, algo muito semelhante ao que vemos nos SSDs M.2 ou nos módulos de memória RAM, por exemplo. Depois de abrir o pacote, encontramos:

  • Documentação do Intel Optane 32 GB

O Intel Optane 32 GB é apresentado com um aspecto muito semelhante ao dos SSDs baseados na interface M.2; na verdade, ele pode passar por um desses sem problemas, a diferença está no uso da memória 3D Xpoint, um tipo de A memória não volátil que promete diminuir o espaço entre a RAM e o armazenamento, pois sua alta velocidade e baixa latência fazem com que funcione tanto como armazenamento quanto como RAM, embora, para o último, ainda tenhamos que esperar muito tempo.

O Intel Optane 32 GB funciona como um cache de alta velocidade para acelerar nosso sistema. De fato, quando colocamos um desses módulos Optane em nosso PC, ele aparece como uma única unidade de armazenamento ao lado do disco que contém o sistema. Como se isso não bastasse, o Optane também tem a vantagem de ser muito mais durável que a memória NAND, tornando-o mais adequado para ambientes em que é feito uso intensivo de gravação.

A maior vantagem do Optane é que ele possui uma velocidade de leitura aleatória e latências muito melhores do que no caso do NAND, o que o torna muito mais rápido ao lidar com um grande número de arquivos muito pequenos. Nas alterações, as velocidades sequenciais de leitura e gravação não diferem muito dos SSDs NVMe atuais, que são ainda mais altos. No papel, o Optane pode ser 1.000 vezes mais rápido que o NAND, embora o barramento seja um fator limitante importante, portanto não veremos números tão grandes.

O Intel Optane 32 GB usa um fator de forma M.2 e funciona através da interface PCI Express como unidades NVMe, destacamos que essa tecnologia é compatível apenas com a plataforma Intel 200 atual e o Kaby Lake, portanto , se você tiver um processador Das gerações anteriores, até a Skylake, você já pode esquecer o Optane, a menos que atualize. O motivo dessa compatibilidade reduzida é que muitos recursos precisariam ser investidos para validar o Optane em plataformas anteriores, como Intel 100 e Skylake.

A principal desvantagem da Optane hoje é que seu preço é quase proibitivo, enquanto os SSDs baseados em NAND custam aproximadamente 30 centavos de dólar por GB, no caso da Optane, esse valor sobe para US $ 2, 75 por GB. Isso o torna atualmente disponível apenas nas versões de 16 GB e 32 GB, o último custando aproximadamente o mesmo que um SSD de 240 GB.

Equipe de Teste e Desempenho (Benchmark)

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel i5-7500

Placa de base:

Asus Z270 TUF Mark II

Memória:

LED de 32GB DDR4 Corsair Vengeance.

Dissipador de calor

Series.

Disco rígido

Intel Optane 32GB

Placa gráfica

Nvidia GTX 1080 8GB.

Fonte de energia

Corsair AX860i.

Para o teste, usaremos o controlador nativo do chipset Z270 em uma placa-mãe de alto desempenho: Asus Z270 TUF Mark II. Nossos testes serão realizados com o seguinte software de desempenho.

  • Marca de disco de cristal. AS SSD Benchmark. Atto Benchmark. Armazenamento de bigorna.

Palavras finais e conclusão sobre o Intel Optane

Encontramos no Intel Optane que eles podem ser uma opção interessante para as equipes destinadas ao mundo dos negócios: cache de bancos de dados ou equipes que desejam fazer uma pequena atualização para o sistema operacional e para os aplicativos mais usados ​​ocasionalmente.

Em nossos testes, passamos pelas principais ferramentas de benchmark para discos rígidos e SSDs. Como vimos, os resultados que a Intel nos promete são totalmente verdadeiros e têm um desempenho muito bom.

Recomendamos o nosso guia para os melhores SSDs do momento.

Se eu tiver um SSD, estou interessado em um Intel Optane? Bem, depende… Se não valorizamos seu preço de mercado, parece uma boa opção, mas precisamos de uma placa - mãe com um slot M.2 para sua instalação e um disco mecânico como armazenamento anterior. Lembre-se de que as velocidades de acesso aleatório são muito boas e as gravações não são destrutivas, como acontecem no SSD.

Embora pessoalmente no Windows 10 a versão de 32 GB seja insuficiente para instalar muito poucos aplicativos, vejo muito mais sentido com uma distribuição Linux.

Atualmente, podemos encontrar nas lojas online espanholas o preço de 52 euros para o modelo de 16 GB e 88 euros para o modelo de 32 GB (o analisado). Preço barato, normal ou caro? Para o nosso gosto, é um pouco alto, considerando que por 5 euros a mais, temos um SSD de 240 GB que é muito mais versátil na leitura seqüencial e a proporção é de 2 euros por GB. Nos próximos anos, os preços cairão, haverá mais avanços e temos certeza de que será a opção ideal para o usuário.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ BOA OPÇÃO DE ESCOLHA.

- PREÇO ALTO.
+ APENAS AQUECIMENTO. - VOCÊ PRECISA DE UM SLOT M.2 NA PLACA BASE PARA PODER FAZÊ-LO FUNCIONAR.

+ PERMITE QUE VOCÊ UNITE O OPTANE COM SEU DISCO RÍGIDO ATRAVÉS DE SOFTWARE.

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de prata:

Intel Optane

COMPONENTES - 70%

DESEMPENHO - 75%

PREÇO - 70%

GARANTIA - 70%

71%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button