Processadores

Intel mostra sua primeira bolacha feita em 10 nm, chegará primeiro em fpga

Índice:

Anonim

Sem dúvida, a Intel está na vanguarda da tecnologia de processamento de silício e sempre foi um dos mais fortes defensores de uma categorização em todo o setor, tanto para evitar confusão quanto para colocar em perspectiva a liderança do processo. Isso ocorre porque nem todos os fabricantes de chips baseados em silício usam os mesmos padrões para medir o tamanho de seus transistores e parecem "sujos" para parecer mais avançados do que realmente são.

Intel começa a fabricar com seu processo Tri-Gate de 10 nm

A liderança da Intel se estende a 10 mm, onde eles pretendem melhorar a densidade do transistor 2, 7 vezes. A produção de chips Intel a 10 nm começará no setor de FPGAs, o candidato mais adequado devido à sua natureza extremamente redundante, pois um defeito não traria problemas catastróficos com os chips afetados, a Intel pode simplesmente desativar matrizes de portas individuais com defeitos a serem aproveitadas. Todos os processos de fabricação são imaturos no início, portanto, não são adequados inicialmente para a fabricação de chips monolíticos muito complexos nos quais a taxa de sucesso seria muito baixa.

Essa é a principal razão pela qual a Intel está testando sua arquitetura FPGA "Falcon Mesa" com o processo de 10 nm. Isso permite que a empresa ajuste ainda mais o processo de produção de 10 nm com um produto de risco relativamente baixo, menos sensível a problemas e defeitos de desempenho, além de otimizar a fabricação de seus produtos mais críticos., principalmente CPUs. O design "FPGA" do Mesa Falcon também aproveitará a solução de empacotamento EMIB da Intel, onde o empacotamento de chips é feito com substratos de silício adicionais que permitem uma conexão e transferência de dados mais rápidas entre blocos de silício separados. Isso evita a necessidade de um interposer de silício completo, pois a AMD usa suas placas gráficas Vega, uma maneira mais eficiente, mas muito mais cara de fazer isso.

Isso significa que a Intel não precisa fabricar todos os componentes de um chip no mesmo processo de 10nm de baixo risco e alto desempenho, pois eles podem usar outros nós de processo de 14nm ou mesmo 22nm para peças que não são críticas em termos consomem energia ou não exigem manufatura de ponta.

Fonte: techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button