Intel loihi, o primeiro chip cerebral a 'cheirar' substâncias químicas perigosas
Índice:
A Intel disse na segunda-feira que treinou com sucesso seu chip neuromórfico "Loihi" como uma espécie de "nariz artificial", identificando os odores de dez produtos químicos perigosos diferentes.
Intel Loihi, o primeiro chip cerebral que 'fareja' substâncias químicas perigosas
A Intel descreve como fez uma parceria com a Universidade Cornell para treinar Loihi para interpretar e distinguir odores associados a produtos químicos potencialmente perigosos. No futuro, narizes eletrônicos poderão ser usados para identificar substâncias nocivas, incluindo doenças. O Parkinson, por exemplo, tem sido associado a um odor específico.
A Intel disse que combinou Loihi com a saída de 72 sensores químicos, "ensinando" a Loihi que uma resposta específica correspondia à presença de um produto químico específico. Loihi, que tentou imitar o funcionamento do cérebro, aprendeu através do aprendizado de máquina que a saída do sensor correspondia a um odor específico, incluindo acetona, amônia e metano. A Intel disse que também usou odores potencialmente interferentes como teste para ver o desempenho do sensor.
De acordo com o Departamento de Segurança Interna, detectores portáteis de trilhas explosivas que "cheiram" suas malas no aeroporto provam partículas extremamente minúsculas emitidas por materiais explosivos ou os vapores emitidos por elas. Enquanto esses sensores tentam detectar produtos químicos por conta própria, o trabalho da Intel com Loihi é um pouco mais abstrato, tentando modelar quais sinais elétricos seu cérebro geraria quando suas células olfativas são acionadas.
Visite nosso guia sobre as melhores eGPUs do mercado
A Intel desenvolveu o chip Loihi em 2017, um chip de pesquisa neuromórfica que emula o cérebro humano. Embora o chip tenha sido originalmente projetado com 130.000 "neurônios" de silício conectados a 130 milhões de "sinapses", a Intel aumentou sua meta para mais de 1 bilhão de sinapses em 2019, ou seja, "inteligente" como um mouse.
"A compreensão de como os circuitos neurais do cérebro resolvem esses problemas computacionais complexos fornecerá pistas importantes para o design de inteligência mecânica eficiente e robusta" , disse Nabil Imam, cientista sênior do grupo de computação neuromórfica do Laboratório Intel. Vamos mantê-lo informado.
Drone airmule pode substituir helicópteros em áreas perigosas
Airmule é o novo drone capaz de substituir helicópteros de emergência e ir além. A melhor coisa é que eles são totalmente autônomos
Algumas extensões do Chrome são muito perigosas
Algumas extensões do Chrome usam uma falha de segurança e tentam roubar o usuário das credenciais da conta do Facebook.
O Google play proíbe aplicativos que vendem substâncias nocivas à saúde
O Google Play proíbe aplicativos que vendem substâncias nocivas à saúde. Saiba mais sobre essas alterações na loja.