Processadores

A Intel faria um 'downgrade' de 10 nm para torná-los viáveis

Índice:

Anonim

O processo de 10nm da Intel foi projetado para ser ambicioso, fornecendo à Intel reduções de área superiores a 50% em comparação com o atual nó de fabricação de 14nm. Os 10nm foram inicialmente agendados para lançamento em 2015, mas o processo foi afetado por problemas ao longo de seu desenvolvimento, a ponto de que os produtos com esse nó devem chegar ao mercado apenas no final de 2019.

O nó de 10 nm é uma dor de cabeça para a Intel

Tradicionalmente, a Intel lançou duas arquiteturas em cada nó do processo, criando o conhecido ciclo de lançamento "Tick Tock". A 14nm quebrou esse ciclo, com Broadwell, Skylake, Kaby Lake e Coffee Lake divulgando o processo. Agora, espera-se que os processadores Coffee Lake-S sejam adicionados a essa lista de produtos de 14 nm, mostrando o quão difícil é para a Intel dar um salto para um processo de fabricação mais avançado com menos nanômetros.

Os únicos processadores fabricados pela Intel a 10 nm eram o lago Cannon exclusivo para uma pequena variedade de notebooks chineses.

Reivindicações semi-precisas Intel está sacrificando características de nó de 10nm

De acordo com fontes semi-precisas , a Intel está rebaixando seu processo de 10 nm para preparar a produção o mais rápido possível, sacrificando parte de sua economia de espaço / área na matriz. O objetivo é que eles possam melhorar seus rendimentos de fabricação o suficiente para tornar 10nm financeiramente viáveis. De fato, Semi Accurate continua dizendo que os novos 10nm da Intel serão "efetivamente um processo de 12nm", embora isso seja algo que a Intel nunca admitiria publicamente.

A Intel parece ter sido ambiciosa demais com 10nm, criando um nó de fabricação que se mostrou muito difícil de produzir, forçando a empresa a diminuir suas metas de economia de espaço para tornar o processo adequado para a fabricação de processadores em larga escala. escala.

Independentemente de como você olha para ele, o 10nm é uma das maiores falhas da Intel em muito tempo, o que levará a perdas de participação de mercado no setor de servidores no próximo ano, onde a AMD terá seus chips EPYC com um nó pronto 7 nm.

Fonte Overclock3D

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button