Android

▷ Intel core i5 【todas as informações】

Índice:

Anonim

Os processadores Intel Core i3, Intel Core i5 e Intel Core i7 existem há cerca de 10 anos, mas alguns usuários ainda ficam perplexos toda vez que tentam construir seus próprios sistemas e são forçados a escolher entre os três. Com a arquitetura da nona geração mais recente (Coffe Lake Refresh) prestes a chegar às prateleiras das lojas, é um bom momento para dar uma olhada nos processadores Intel mais populares.

Índice de conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre o Intel Core i5

Intel Core i5 é uma marca da Intel, aplicada a várias famílias de processadores de desktop e laptop. Todos eles são baseados no conjunto de instruções x86-64 para garantir total compatibilidade com todo o ecossistema do PC. Até agora, os processadores Intel Core i5 usaram as microarquiteturas Nehalem, Westmere, Sandy Bridge, Ivy Bridge, Haswell, Broadwell, Skylake, Kaby Lake e Coffee Lake.

Recomendamos a leitura de nosso post sobre a AMD Ryzen - Os melhores processadores fabricados pela AMD

Se você deseja uma resposta simples, no geral, o Intel Core i7 é melhor que o Intel Core i5, que por sua vez é melhor que o Intel Core i3. Esses números são meramente indicativos de seus níveis de processamento relativos, portanto, não indicam o número de núcleos do processador, muito menos.

Seus níveis relativos de poder de processamento são baseados em uma coleção de critérios que envolvem o número de núcleos, a velocidade do clock em GHz, o tamanho da memória cache, além de tecnologias Intel como Turbo Boost e Hyper-Threading. Quanto mais núcleos houver, mais tarefas poderão ser realizadas ao mesmo tempo. O menor número de núcleos pode ser encontrado no Core i3, que atualmente possui apenas quatro núcleos.

Atualmente, os processadores Intel Core i5 oferecem uma configuração de seis núcleos, assim como seus irmãos mais velhos, o Core i7. A diferença é que o Core i5 não possui Hyper-Threading, portanto, eles podem executar apenas seis threads de processamento, enquanto o Core i7 pode executar doze threads porque eles têm Hyper-Threading. Em aplicativos altamente segmentados, como codificação de vídeo, a falta de HyperThreading prejudica o desempenho do Core i5 vs. Core i7 em até 20% ou mais. Dito isto, este chip é ainda mais rápido do que qualquer processador Core i3, pois todos eles estão abaixo do Core i5.

O primeiro processador Intel Core i5 a chegar ao mercado usou a microarquitetura Nehalem; este primeiro processador foi lançado em 8 de setembro de 2009 como uma variante convencional do Core i7 anterior, com base no mesmo núcleo Lynnfield. Os processadores Intel Core i5 Lynnfield ofereciam um cache L3 de 8 MB, um barramento DMI rodando a 2, 5 GT / se suporte de memória DDR3-800 / 1066/1333 de canal duplo e a tecnologia Hyper-threading desativada. Com a chegada do Intel Core i7 e i5, um novo recurso foi introduzido, chamado Turbo Boost Technology, que maximiza a velocidade para aplicativos exigentes, acelerando dinamicamente o desempenho para corresponder à carga de trabalho.

Os primeiros processadores móveis Intel Core i5 foram baseados no núcleo Arrandale, que por sua vez foi a redução da Westmere ao processo de fabricação de 32 nm da Intel. Os processadores Arrandale foram os primeiros a oferecer recursos gráficos integrados, mas apenas modelos com dois núcleos de processador. Esses chips foram lançados em janeiro de 2010.

Intel Turbo Boost

Normalmente, o processador possui uma velocidade de clock padrão que determina parcialmente a velocidade com que ele funciona. Embora o processador possa reduzir a velocidade do relógio algumas vezes para economizar energia, a velocidade do relógio indicada ao comprar o PC é a velocidade mais rápida que você receberá, a menos que decida fazer um overclock.

A velocidade do clock de um processador normalmente é muito menor que a velocidade máxima do clock real que o processador poderia atingir. A margem extra não é usada apenas porque o fabricante precisa planejar os piores cenários possíveis, o que significa que você precisa de um processador vendido como um processador de 3GHz, mas pode trabalhar nessa velocidade em todas as condições

No entanto, os novos processadores Core i5 e Core i7 da Intel têm um recurso chamado Turbo Boost, que tem a capacidade de expandir dinamicamente a velocidade do clock de um processador com base na faixa térmica disponível. O Intel Turbo Boost monitora o uso atual de um processador Core i5 ou i7 para determinar quão próximo o processador está da potência máxima de projeto térmico, ou TDP. O TDP é a quantidade máxima de energia que o processador deve usar. Se o processador Core i5 ou i7 perceber que está funcionando bem dentro dos limites, o Turbo Boost será ativado.

O Turbo Boost é um recurso dinâmico. Não há velocidade incomparável que o processador Core i5 ou i7 atingirá quando estiver no Turbo Boost. Ele opera em incrementos de 133Mhz e se expandirá até atingir o máximo permitido, que é determinado pelo modelo do processador, ou o processador se aproximar do seu TDP máximo.

Antes do Turbo Boost, a opção de comprar um processador era um compromisso. Os processadores de baixo núcleo trabalharam mais rápido que os de muitos núcleos, simplesmente porque ter mais núcleos aumenta o consumo de energia e a geração de calor. Alguns programas, como jogos, favoreceram processadores de núcleo duplo, enquanto outros, como o software de renderização 3D, favoreceram mais modelos de núcleo. Isso apresentou ao usuário a situação de ter que escolher, pois não se podia ter tudo. O Turbo Boost se livra desse compromisso, pois é possível oferecer processadores com muitos núcleos, que também são capazes de atingir frequências muito altas quando usam apenas alguns núcleos.

Gráficos Intel UHD

Com o aumento do conteúdo multimídia na resolução 4K, a Intel precisou atualizar seus processadores gráficos integrados para suportar HDCP2.2 nas interfaces DisplayPort e HDMI, embora ainda seja necessário um LSPCon externo para HDMI 2.0. O núcleo gráfico UHD Graphics 630 com 24 unidades de execução é essencialmente o mesmo usado na geração anterior, embora seus recursos multimídia tenham sido aprimorados para atender às demandas atuais. A nomeação UHD é principalmente para fins de marketing, agora que o conteúdo e as exibições UHD são mais onipresentes quando a nomenclatura foi iniciada. A mudança mais importante é a adição do suporte ao HDCP2.2.

Os processadores Core i5 8269U e Core i5 8259U são os únicos que montam um núcleo gráfico Intel Iris Plus Graphics 655, muito mais poderoso graças ao fato de conter 48 unidades de execução. O Intel Iris Plus Graphics 655 também contém um pequeno cache eDRAM de 128 MB, reduzindo a necessidade de o núcleo gráfico acessar a RAM do sistema, que é muito mais lenta que esse eDRAM. Isso os torna os processadores Core i5 mais poderosos para jogar, desde que uma placa de vídeo AMD ou Nvidia não seja levada em consideração.

Processadores atuais do Core i5

Os processadores Intel Core i5 mais novos são todos baseados na arquitetura Coffee Lake da Intel, embora o novo Coffe Lake Refresh já esteja por perto; portanto, quando você lê isso, eles já podem estar nas lojas. Não há dúvida de que os processadores Ryzen da AMD desafiaram a posição da Intel no mercado de PCs desktop em 2017. Os processadores Coffee Lake chegaram em resposta ao Ryzen da AMD. Coffee Lake significou o salto do Core i5 e i7 para uma configuração de seis núcleos, um grande salto após dez anos ancorados nos quatro núcleos.

A série Core i5 normalmente oferece aos entusiastas o melhor desempenho pelo seu dinheiro. Graças a esses dois núcleos adicionais, o Core i5 agora é mais rápido que o Core i7 7700K da geração anterior na maioria dos jogos e até em alguns aplicativos. Isso significa que o Core i5 Coffee Lake substitui basicamente a geração anterior do Core i7. Dito de outra forma, os chips de médio alcance agora podem usar placas gráficas de ponta, sem se tornar gargalos.

O Intel Core i5 8400 e o Core i5-8600K foram os primeiros a chegar ao mercado, ambos os modelos oferecendo seis núcleos de processamento sem o Hyper-Threading. As diferenças entre eles são que o primeiro tem o multiplicador bloqueado, portanto não é possível fazer overclock para melhorar o desempenho. Além disso, eles se resumem a velocidades de clock, potência de design térmico e preço. O Core i5 8400 possui uma frequência base de 2, 8 GHz, que na época era a mais baixa de todos os processadores baseados em Coffee Lake, incluindo os modelos Core i3 da Intel. Isso ocorre porque a Intel queria manter um TDP de 65 W, enquanto o Core i5-8600K obteve uma classificação de 95 W, permitindo que o mesmo silício se adaptasse a uma frequência base de 3, 6 GHz.

A priori, uma velocidade de clock baixa parece ruim para o desempenho, mas lembre-se de que a tecnologia Turbo Boost da Intel acelera as frequências dentro de certos parâmetros. Isso permite que o Core i5 8400 seja consideravelmente mais rápido em cargas de trabalho que não carregam todos os núcleos e pode até atingir a velocidade de 4 GHz ao usar um único núcleo.

O Core i5 8400 e o Core i5-8600K são baseados em uma interface LGA 1551, mas não é compatível com as placas-mãe das séries 200 e 100, apesar de usar o mesmo soquete. Isso significa que você precisará acessar uma placa-mãe da série 300. A justificativa dada para isso é que a distribuição dos pinos é diferente, portanto o soquete não é o mesmo, apesar de ter o mesmo número. de contatos. Todos os novos processadores de desktop Coffee Lake são processadores de soquete para uso em placas-mãe apropriadas com chipsets da série 300, incluindo o Z370, H370, B360, H310 e o futuro Z390.

A designação K significa que este processador possui o multiplicador desbloqueado e pode ser feito com overclock para melhorar seu desempenho, sempre sujeito a resfriamento, tensão aplicada e qualidade de chip adequados. Como dois processadores nunca são os mesmos, não é possível garantir uma frequência operacional além da fábrica.

As tabelas a seguir resumem os recursos mais importantes do atual Core i5:

Intel Core i5 Coffee Lake para desktop
Core i5 8600K Core i5 8600 Core i5 8600T Core i5 8500 Core i5 8500T Core i5 8400 Core i5 8400T
Núcleos e linhas 6/6 6/6 6/6 6/6 6/6 6/6 6/6
Frequência base 3, 6 GHz 3.1 GHz 2, 3 GHz 3, 0 GHz 2.1 GHz 2, 8 GHz 1, 7 GHz
Turbo boost 4, 3 GHz 4, 3 GHz 3.7 GHz 4.1 GHz 3, 5 GHz 4 GHz 3, 3 GHz
Cache L3 9 MB 9 MB 9 MB 9 MB 9 MB 9 MB 9 MB
Suporte de memória DDR4-2666 DDR4-2666 DDR4-2666 DDR4-2666 DDR4-2666 DDR4-2666 DDR4-2666
Gráficos integrados Placa gráfica Intel UHD 630 Placa gráfica Intel UHD 630 Placa gráfica Intel UHD 630 Placa gráfica Intel UHD 630 Placa gráfica Intel UHD 630 Placa gráfica Intel UHD 630 Placa gráfica Intel UHD 630
Frequência de gráficos 1, 15 GHz 1, 15 GHz 1, 15 GHz 1, 1 GHz 1, 1 GHz 1.05 GHz 1.05 GHz
Pistas PCIe (CPU) 16 16 16 16 16 16 16
Pistas PCIe (Z370) <24 <24 <24 <24 <24 <24 <24
TDP 95 W 65 W 35 W 65 W 35 W 65 W 36 W

Intel Core i5 Coffee Lake para laptops

Core i5 8500B Core i5 8400B Core i5 8400H Core i5 8300H Core i5 8269U Core i5 8259U
Núcleos e linhas 6/6 6/6 4/8 4/8 4/8 4/8
Frequência base 3 GHz 2, 8 GHz 2, 5 GHz 2, 3 GHz 261 GHz 2, 3 GHz
Turbo boost 4.1 GHz 4 GHz 4.2 GHz 4 GHz 4.2 GHz 3, 8 GHz
Cache L3 9 MB 9 MB 8 MB 8 MB 8 MB 8 MB
Suporte de memória DDR4-2666 DDR4-2666 DDR4-2666 DDR4-2666 DDR4-2400 DDR4-2400
Gráficos integrados Placa gráfica Intel UHD 630 Placa gráfica Intel UHD 630 Placa gráfica Intel UHD 630 Placa gráfica Intel UHD 630 Iris Plus 655 Iris Plus 655
Frequência de gráficos 1, 10 GHz 1.05 GHz 1, 10 GHz 1 GHz 1, 10 GHz 1.05 GHz
TDP 65 W 65 W 45 W 45 W 28 W 28 W

Recomendamos a leitura:

Isso termina nosso artigo sobre o Intel Core i5: com todas as informações, você pode deixar um comentário se tiver sugestões a acrescentar.

Android

Escolha dos editores

Back to top button