Intel Core i3 (todas as informações)?
Índice:
- O que são os processadores Intel Core i3 e quais são suas características
- O que é o hyper-threading da Intel
- Intel Coffee Lake, a arquitetura Intel mais avançada
- Modelos atuais de processadores Intel Core i3
A Intel oferece um amplo catálogo de processadores para atender às necessidades de todos os usuários. Neste artigo, focaremos no Intel Core i3, que oferece recursos sensacionais, com um preço bastante ajustado e que atendem às necessidades de uma grande número de usuários.
Índice de conteúdo
O que são os processadores Intel Core i3 e quais são suas características
Há pouco tempo, os processadores eram amplamente avaliados pela velocidade bruta do clock, uma medida de quantos cálculos o chip é capaz de executar no espaço de um segundo. Hoje, todos os processadores incluem múltiplos núcleos, o que permitiu que fabricantes de chips como a Intel aumentassem a velocidade, dividindo tarefas em uma série de unidades de processamento, que existem no mesmo chip. Juntamente com o software projetado para tirar proveito de múltiplos núcleos, esses processadores podem acabar fazendo um trabalho mais intensivo do que nunca.
Comprar um novo processador não é tão simples quanto escolher um com a velocidade de clock mais rápida e um grande número de núcleos. Vamos começar com um pouco da história do que a Intel tem a oferecer. Os processadores Intel mais populares pertencem à série Core "i", que está agora na sua oitava geração com o atual codinome Coffee Lake. O Core i é um sucessor do processador Core 2 lançado em 2006, a série “i” é dividida em três categorias que geralmente podem ser classificadas como boas, melhores e melhores.
Os nomes Intel Core i3, Core i5, Core i7 e Core i9 não significam quantos núcleos de processamento cada um possui, mas é simplesmente uma designação que classifica esses processadores com base em seu desempenho. Essa classificação coloca o Core i3 como o irmão mais novo dessa nova família, ou seja, são os modelos de menor desempenho.
O Intel Core i3 estreou pela primeira vez em 2010 com o codinome Clarkdale e a arquitetura Nehalem, fabricada a 45 nm. Desde então, os processadores Core i3 são modelos de processamento de núcleo duplo e quatro threads, graças à tecnologia hyper-threading da Intel, que lida com dois threads em cada núcleo físico. Isso mudou com a chegada da oitava geração, fazendo com que o Core i3 se tornasse processadores quad-core e quatro threads, já que agora não possuem hyper-threading. Esses processadores tradicionalmente tinham um TDP entre 35W e 73W, além de uma quantidade de cache L2 que variava de 3 MB a 4 MB.
Os processadores Core i3 chegaram com velocidades iniciais de 2, 4 GHz que foram aumentadas para 4 GHz nos últimos anos. Embora o Intel Core i3 seja menor do que seus irmãos em potência bruta, ele tem um consumo de energia menor, tornando-o nos processadores mais adequados para sistemas muito compactos e de baixo custo, nos quais você não deseja comprometer o bom desempenho..
A oitava geração de processadores Intel está em pleno andamento. Esses processadores foram lançados oficialmente em outubro de 2017 sob o codinome 'Coffee Lake'; esses são os CPUs que alimentam quase todos os novos PCs que você pode comprar hoje. Há um subconjunto menor que usa os processadores Ryzen da AMD, mas, na maioria das vezes, a Intel domina bastante a situação dos processadores.
O que é o hyper-threading da Intel
A tecnologia Hyper-threading é a SMT (implementação simultânea de múltiplos processos) da Intel, usada para melhorar a paralelização dos cálculos, ou seja, para poder executar várias tarefas ao mesmo tempo em microprocessadores x86. Ele apareceu pela primeira vez em fevereiro de 2002 nos processadores de servidor Xeon e em novembro de 2002 nos processadores desktop Pentium 4. Mais tarde, a Intel incluiu essa tecnologia nos processadores das séries Itanium, Atom e Core 'i', entre outros.
Para cada núcleo do processador fisicamente presente, o sistema operacional tem como alvo dois núcleos virtuais (lógicos) e compartilha a carga de trabalho entre si quando possível. A principal função do hyper-threading é aumentar o número de instruções independentes no pipeline; aproveita a arquitetura superescalar, na qual várias instruções operam em dados separados em paralelo. Com o HTT, um núcleo físico aparece como dois processadores no sistema operacional, permitindo a programação simultânea de dois processos por núcleo. Além disso, dois ou mais processos podem usar os mesmos recursos: se os recursos de um processo não estiverem disponíveis, outro processo poderá continuar se seus recursos estiverem disponíveis.
Além de exigir o suporte simultâneo multithreading (SMT) no sistema operacional, o hyperthreading pode ser usado adequadamente apenas com um sistema operacional especificamente otimizado para ele. Além disso, a Intel recomenda que o hyperthreading seja desativado ao usar sistemas operacionais que desconhecem esse recurso de hardware.
Intel Coffee Lake, a arquitetura Intel mais avançada
Coffee Lake é o nome de código de fabricação dado a todos os processadores Intel de 8ª geração, esses são os processadores mais avançados da empresa, embora a 9ª geração esteja em crise e já possa ter sido anunciada quando você ler isso. Coffee Lake inclui a marca Core, bem como processadores Pentium de nível básico que falamos em outro artigo. Estes últimos tendem a ser encontrados apenas em sistemas muito básicos que não estão equipados para jogos; portanto, no restante deste artigo, focaremos apenas nos processadores Core.
Skylake é o nome da microarquitetura subjacente usada pela 7ª geração de processadores para desktop da Intel, Kaby Lake, e até a oitava geração atual, Coffee Lake. Ele também está configurado para formar a base do próximo conjunto de processadores da Intel, atualmente codinome Cannon Lake. Portanto, tecnicamente, usamos chips 'Skylake' nos últimos três anos e continuaremos a fazê-lo por pelo menos um outro.
Isso se deve em grande parte ao fato de a Intel ter abandonado seu modelo de atualização "tick-tock", onde um ano "tick" representou uma redução em nanômetros e um ano "tock" introduziu uma nova microarquitetura. De fato, o último 'tock' foi a apresentação inicial do Skylake. Agora, devemos estar em um modelo de 'processo, arquitetura, otimização', mas tudo o que tivemos foram otimizações porque o próximo processo, ou a redução de nanômetros, foi atrasado.
De fato, os processadores acima mencionados de Cannon Lake foram originalmente criados para seguir Skylake como uma nova família de 10 nm. Em vez disso, temos o Kaby Lake (14 nm +) e agora o Coffee Lake (14 nm +), com o Cannon Lake ainda a aparecer.
Recomendamos a leitura de nossa postagem no Intel Core i3 8100 vs i3 8350K vs AMD Ryzen 3 1200 vs AMD Ryzen 1300X (Comparativo)
A maneira mais fácil de descobrir se uma CPU Core está na família Coffee Lake é dar uma olhada no número do modelo. Se faz parte da família Intel 8000, por exemplo, Intel Core i5-8400 ou Intel Core i7-8700K, você está no território de Coffee Lake.
As CPUs Coffee Lake usam um processo de fabricação de 14 nanômetros (nm). Isso se refere ao tamanho dos transistores individuais em um processador. Quanto menores, mais você pode caber em uma única peça de silício, resultando em melhor desempenho do que os chips com transistores maiores e, portanto, menos.
Tecnicamente, a Intel está um pouco atrasada aqui, pois a AMD já passou a usar um processo de 12 nm para seus novos CPUs Ryzen + de segunda geração. A Intel, por outro lado, optou por seguir o mesmo processo de fabricação de 14 nm das últimas três gerações de processador para Coffee Lake, embora use um processo que é 'aprimorado' e mais eficiente do que os anteriores Broadwell, Skylake e Kaby Lake de 14 nm. Para usar o idioma oficial, tecnicamente é chamado 14nm ++.
No entanto, o mais importante de Coffee Lake não é o número de transistores que possui, é o número de núcleos que acompanham cada CPU. Enquanto os processadores Intel Core i3 anteriores tinham apenas dois núcleos à disposição, os processadores Intel Core i3 Coffee Lake agora vêm com quatro núcleos. O resultado final é um enorme aumento de desempenho em geral, especialmente na extremidade inferior da família Core da Intel, sem muito aumento de preço, oferecendo grande valor ao dinheiro em relação aos sempre competitivos CPUs Ryzen da AMD.
Os gráficos incorporados nos chips Coffee Lake permitem a compatibilidade com a conectividade DP 1.2 a HDMI 2.0 e HDCP 2.2. A Coffee Lake suporta nativamente a memória DDR4-2666 MHz no modo de canal duplo quando usado com as CPUs Xeon, Core i5 e i7, a memória DDR4-2400 MHz no modo de canal duplo quando usada com as CPUs Celeron, Pentium e Intel Memória Core i3 e LPDDR3-2133 MHz quando usada com CPUs móveis. A Intel está atualizando a nomenclatura de gráficos integrados de HD para UHD, indicando que o silício é adequado para reprodução e processamento em 4K.
Esses novos núcleos gráficos integrados não são um avanço em termos de potência, mas foi confirmado que os novos chips vêm com suporte a HDCP 2.2 como padrão para DP1.2a, eliminando a necessidade de um LSPCON externo para esse recurso. No entanto, além desse controlador de tela, parece que essas novas iGPUs UHD são arquitetonicamente iguais aos de seus antecessores em HD.
Os processadores Intel Coffee Lake, incluindo, é claro, o Intel Core i3 com o qual estamos lidando neste artigo, funcionam com as placas-mãe equipadas com o conjunto de chipsets da série 300. Esses processadores não funcionam com as placas-mãe com chipsets da série 200. e 100, algo muito controverso com base no mesmo soquete LGA 1151. A Intel justificou isso com o fato de que a disposição dos pinos é um pouco diferente no caso de Coffee Lake, algo que os tornaria incompatíveis fisicamente com os anteriores. placas-mãe.
O chipset Z370 é o atual topo de gama para esses processadores, que foi lançado juntamente com os primeiros processadores Coffee Lake em outubro de 2017, era o único chipset oficialmente suportado para esses processadores centrais. Quando a linha completa de CPUs foi revelada em abril de 2018, era acompanhada de chipsets de baixo custo para usuários domésticos e empresariais, incluindo o H370, B360 e H310. O chipset Z370 será substituído em breve pelo novo Z390, que deve incluir alguns novos recursos relacionados à conectividade, como um número maior de portas USB 3.1.
- H310 (US $ 55 a US $ 85) B360 (US $ 68 a US $ 136) H370 (US $ 85 a US $ 140) Z370 (US $ 110 a US $ 250)
Modelos atuais de processadores Intel Core i3
Os atuais processadores Intel Core i3 passaram por diversas melhorias em comparação à geração anterior, conhecida como Kaby Lake. As melhorias mais importantes nesta nova geração do Core i3 são as seguintes:
- Maior contagem de núcleos para quatro núcleos, portanto, o Core i3 agora é uma marca de aumento de cache L3 de quatro núcleos, de acordo com o número de threads. Velocidades mais altas de clock de até 4 GHz Ultra alta definição) chipset da série 300 na segunda revisão do soquete LGA 1151
As tabelas a seguir resumem os recursos mais importantes dos atuais processadores Core i3:
Processadores Intel Core i3 atuais para desktop | ||||||
Cores | Tópicos | Frequência | Cache L3 | iGPU | TDP | |
Intel Core i3 8350K | 4 | 4 | 4 | 8 | Intel UHD 630 | 91 |
Intel Core i3 8300 | 4 | 4 | 3.7 | 8 | Intel UHD 630 | 62 |
Intel Core i3 8300T | 4 | 4 | 3.2. | 8 | Intel UHD 630 | 35 |
Intel Core i3 8100 | 4 | 4 | 3.6. | 6 | Intel UHD 630 | 65 |
Intel Core i3 8100T | 4 | 4 | 3.1. | 6 | Intel UHD 630 | 35 |
Processadores Intel Core i3 atuais para notebooks |
||||||
Cores | Tópicos | Frequência | Cache L3 | iGPU | TDP | |
Intel Core i3 8109U | 2 | 4 | 3 / 3, 6 GHz | 4 | Iris Plus 655 | 28. |
Intel Core i3 8100H | 4 | 4 | 3 GHz | 6 | Intel UHD 630 | 45 |
Em termos gerais, podemos dizer que os atuais processadores Intel Core i3 são o que o Core i5 das gerações anteriores era, desde o número de núcleos e o cache L3 que eles alcançaram. O Intel Core i3 8350K é o modelo mais poderoso da atualidade, com uma velocidade de 4 GHz e multiplicador desbloqueado para overclock. Isso significa que o usuário poderá aumentar ainda mais a velocidade do relógio para obter um melhor desempenho em todos os tipos de tarefas. Esses processadores com overclock são aqueles que incluem o sufixo "K"
Por outro lado, o sufixo "T" designa os modelos de baixo consumo de energia, destacando-se por apresentar um TDP menor, o que os torna ideais para uso em equipamentos muito compactos. Com um consumo de energia ainda menor, temos os modelos “U”, usados em ultrabooks, laptops muito finos e que não podem dissipar uma grande quantidade de calor.
Quanto aos gráficos integrados, todos eles possuem o Intel UHD 630, capaz de decodificar vídeos em 4K a 60 FPS, tornando-os excelentes para multimídia. O modelo Intel Core i3 8109U é o único que possui os gráficos Iris Plus 655, que são mais poderosos e têm melhor desempenho em videogames.
Recomendamos a leitura:
Isso termina nosso artigo especial sobre os processadores Intel Core i3. Lembre-se de que você pode deixar um comentário se tiver alguma sugestão. Você também pode compartilhá-lo nas redes sociais para ajudar mais usuários que precisam.
▷ Intel core i5 【todas as informações】
Os processadores Intel Core i5 são ideais para jogos e trabalho ✅ Recursos, design, desempenho e usos recomendados.
▷ Intel core i9 【todas as informações】
Todas as informações sobre o Intel Core i9: características, uso, design, desempenho, modelos disponíveis e diferenças em relação ao Intel Core i7 ✅
▷ Intel core i7 【todas as informações】
Os processadores Intel Core i7 são processadores de alto desempenho ✅ Ideal para trabalho, diversão e estações de trabalho. Altamente recomendado.