Intel cannonlake chegará em 2017 fabricado a 10nm
Durante anos, a Intel usou uma estratégia Tick-Tock que consiste em um ciclo de dois anos, no qual a microarquitetura de seus processadores foi alterada em um ano e o processo de fabricação de menos nm foi alterado no outro ano, algo cada vez mais difícil de manter. Diante dessa situação, o ciclo de Tick-Tock foi estendido para três anos e a próxima redução de nm ocorrerá em 2017 com a Intel Cannonlake.
O Intel Cannonlake estava programado para 2016, mas os atrasos no desenvolvimento do processo de fabricação de 10nm Tri-Gate da empresa causaram seu atraso até 2017. Em 2018, teremos novos chips de 10nm chamados Icelake e, em 2019, veremos a terceira geração a 10nm, Tigerlake.
Com relação aos desenvolvimentos nos 14nm, confirma-se mais uma vez que veremos uma terceira geração de chips aos 14nm em 2016, o Intel Kaby Lake. Já em 2019, os primeiros chips chegarão a 5nm da Intel.
Fonte: techpowerup
O amd zen seria finalmente fabricado pela tsmc a 16nm finfet
A AMD decidiu confiar na TSMC e em seu processo FinFET de 16nm para fabricar seus novos processadores Zen por causa das dificuldades da GF com 14nm
O próximo núcleo 'tremont' do átomo intel seria fabricado a 10 nm
Com o nome de código Tremont, espera-se que o novo Intel ATOM seja desenvolvido a 10 nm (em oposição ao Ice Lake) e traga melhorias de desempenho e potência às opções da empresa no mercado integrado.
Intel reitera que o lago de gelo de 10nm chegará ainda este ano
Ice Lake é a próxima geração de processadores Intel que chegarão para substituir o atual Coffee Lake.