Tutoriais

▷ Hub ou hub: o que é, usa na computação e os tipos existentes

Índice:

Anonim

Certamente você já ouviu falar em algum momento sobre um dispositivo HUB ou Hub ao falar sobre computação, especialmente no campo das redes. Se os computadores e os dispositivos de computação se distinguem atualmente, é sua ampla conectividade, especialmente em redes, o uso de LANs internas é uma prática difundida em empresas de todos os tipos e até em nível doméstico.

É por isso que vale a pena estudar um pouco mais de perto o que é um HUB ou hub e que tipos existem; também veremos seus aplicativos não apenas em redes.

O que é um hub ou hub

A primeira coisa que precisamos fazer é saber que tipo de dispositivo é um HUB e, para isso, a melhor maneira de explicar é nos colocar no campo das redes de computadores , redes Ethernet. E se falarmos sobre o HUB, também teremos que falar sobre o Switch, já que é, por assim dizer, a versão "inteligente" dele.

Bem, um HUB, ou mais conhecido em espanhol como hub, é um dispositivo através do qual podemos conectar vários dispositivos, para que eles possam se comunicar. Falada em termos de redes, esta seção é capaz de criar uma rede de computadores conectados entre si e também com a possibilidade de expansão através de outros dispositivos semelhantes.

Se nos lembrarmos do que é o modelo OSI e em que ele consiste, o Ethernet HUB funciona na camada física desse modelo ou na camada de acesso médio, se falarmos sobre o modelo TCP / IP. Em outras palavras, um hub é responsável por receber um sinal de dados e repeti-lo para enviá-lo por suas diferentes portas. Então, basicamente, estamos falando de um repetidor.

O HUB funciona como um ponto de conexão central e repete o sinal que recebe para tantas portas quanto o equipamento foi conectado a elas. Cada equipe será responsável por identificar se as informações que recebem são úteis e pertencem a elas ou se destinam a outra.

Diferenças entre um Switch e um HUB

Atualmente, pouco se fala sobre o HUB e muito mais sobre o Switch. Ambos os dispositivos são capazes de "repetir" o sinal de dados de uma fonte para o equipamento conectado a ele, mas há uma diferença importante.

Um HUB não pode distinguir se as informações que passam por ele são direcionadas para um computador ou outro. Este dispositivo está limitado a receber e repetir as informações em todas as suas portas, independentemente do que você conectou a elas. Isso é chamado de transmissão, recebimento de um e envio a todos. Um problema com os HUBs é a rápida saturação da largura de banda, devido à repetição massiva de dados.

Por sua vez, um Switch é uma versão inteligente de um HUB, nesse caso, é um dispositivo que funciona na camada de enlace de dados do modelo OSI e é por isso que eles são os mais utilizados atualmente nas redes atualmente. Fisicamente, é semelhante a um HUB, mas por dentro existe um programa ou firmware de computador capaz de entender as informações que elas trafegam e enviá-las apenas para o nó que precisa delas. Portanto, a vantagem é óbvia, a largura de banda será muito mais otimizada e poderemos comunicar computadores entre si de forma independente e sem precisar enviar todas as informações para todas as portas.

Obviamente, um HUB não pode ser gerenciado, pois não possui nenhum tipo de software acessível, enquanto um Switch tem essa possibilidade (nem todas), essas seções incorporam firewalls, QoS, MU-MIMO etc. É por isso que eles são os dispositivos mais usados ​​atualmente para criar redes com fio internas eficientes e de alta velocidade.

Outros tipos de HUB de computador

Agora deixamos o campo das redes LAN para falar sobre outros tipos de HUB que estão no mercado. Nós não apenas os teremos com a Ethernet RJ45 típica, pois também existem USB HUB, HDMI HUB e também leitores de cartões múltiplos.

O bom dos HUBs é que eles podem ser criados para praticamente qualquer tipo de conectividade de dados existente em um computador. É muito comum encontrar hubs USB, que possuem várias portas USB para que, com apenas um cabo conectado ao nosso computador, possamos ter várias portas extras para conectar outros dispositivos a ele. Embora seja verdade que esses dispositivos estejam equipados com uma certa inteligência para otimizar várias operações de transferência de dados, eles acabam sendo um HUB.

Também existem hubs com um leitor de cartão SD, que serão conectados via USB quase sempre e permitirão ampliar a conectividade do nosso PC para ler e gravar dados em cartões de memória.

Outra aplicação do HUB está na conectividade dos monitores. Existem hubs capazes de duplicar o sinal de vídeo em diferentes telas simultaneamente, tanto com a porta HDMI quanto com o DisplayPort. Isso é útil quando precisamos de várias telas para trabalhar ou precisamos de várias pessoas para visualizar a mesma imagem, como o famoso VAR do futebol.

Há também um HUB fora da computação

Sem sair do campo da computação, também temos a presença do HUB; se você parar para pensar, você tem um HUB sob seus pés. É isso mesmo, a régua de tomada elétrica também é um HUB, neste caso elétrico, o que permite que você consiga energia de uma única tomada e conecte vários dispositivos a ela. Nesse caso, também pode haver saturação na largura de banda, mas o resultado será um pouco mais abrupto do que no HUB de um computador, por exemplo, que um cabo queima.

Outro exemplo de HUB está nos concentradores de sinal de televisão, aqueles que são colocados na instalação para conectar várias televisões na mesma antena. Se sua casa possui entradas de antena em todos os cômodos, é porque existem vários HUBs coaxiais espalhados por lá, nas caixas de registro de eletricidade.

Quando devemos comprar um HUB

Já vimos que existem muitos tipos de HUB; portanto, o momento de comprar um será quando não tivermos conectividade suficiente em nosso computador, casa ou televisão para desfrutar de várias portas para conectar nossos dispositivos.

Se nos referirmos ao campo das redes, um HUB será interessante quando queremos configurar uma pequena rede de dois ou três computadores para compartilhar uma impressora ou lidar com pequenos volumes de dados. Os HUBs são muito mais baratos que os Switches, mas também mais lentos, portanto não valem a pena, exceto em casos de baixa demanda. Além disso, lembre-se de que você possui um roteador em sua casa e ele possui a funcionalidade Switch nas portas Ethernet (se houver) para que, nesse aspecto, você esteja coberto.

O HUB USB, HDMI ou DisplayPort será útil quando quisermos expandir a conectividade do nosso PC, seja por ser antigo ou por precisar de mais conectores para cartões, monitores ou unidades de armazenamento externas.

Sempre será muito importante observar as especificações do produto para verificar se ele é compatível com o que solicitamos, por exemplo, que o USB seja 3.0 ou que os conectores HDMI suportem altas resoluções.

Bem, com essas informações, você já tem uma idéia do que é um hub ou HUB, que tipos existem no mercado.

Você também encontrará essas informações interessantes:

Esperamos que as informações tenham ajudado você a entender melhor o que é um conector. Se você tiver alguma dúvida, quiser contribuir com algo ou conhecer outros tipos de dispositivos, escreva-nos para mais informações.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button