Tutoriais

Format Formato HDD de baixo nível: o que é e como usá-lo?

Índice:

Anonim

Quase todos os nossos leitores regulares sabem sobre a formatação do disco rígido e corremos o risco de assumir que muitos deles tenham sido formatados ocasionalmente. Mas o que muita gente não sabe é que também existe o LLF (Low Level Format) que apaga o disco rígido em um nível mais profundo, tornando os dados antigos extremamente difíceis de recuperar. O HDD Low Level Format é uma ótima ferramenta que nos ajudará a fazer a formatação de baixo nível de nossos discos rígidos.

O que é formatação de baixo nível

Uma coisa importante a saber é que o significado da formatação de baixo nível mudou com o tempo e esse método de formatação eficiente foi amplamente substituído hoje por algo conhecido como "preenchimento zero". Aqui você encontrará tudo o que precisa saber sobre esse processo e as ferramentas necessárias para fazê-lo.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Como formatar um disco rígido

A formatação de baixo nível formata o disco rígido além do ponto sem retorno, porque apaga todos os setores existentes na superfície física do disco, e não apenas no sistema de arquivos. Ele foi usado no passado para se livrar de todos os dados existentes nos discos rígidos permanentemente. Essa formatação é muito útil se você tiver dados confidenciais que deseja perder para sempre, seja porque deseja vender o disco rígido ou porque possui um vírus sério que não pode ser removido usando o processo de formatação padrão.

Essa é uma grande diferença da formatação padrão, que marca apenas os dados como excluídos no sistema de arquivos, mesmo que não tenham sido realmente removidos da superfície do disco rígido. Isso significa que esses dados podem ser recuperados, e muitas vezes de uma maneira realmente simples. Você não quer correr esse risco se quiser vender seus discos rígidos.

Hoje, os discos rígidos modernos (SATA e ATA) têm um formato baixo no momento da fabricação e tecnicamente não podem ser reformatados em baixo nível da mesma maneira que os discos rígidos mais antigos. No entanto, existem processos equivalentes que executam funções semelhantes. O equivalente moderno do formato de baixo nível é " preenchimento zero ", pelo qual substitui todos os dados no disco rígido por zeros arbitrários ou outros caracteres, fazendo com que os dados sejam excluídos e não possam ser recuperados.

Como fazer a formatação de baixo nível com o HDD Low Level Format

Quando estivermos claros sobre o significado da formatação de baixo nível e seu equivalente a zero, é hora de procurar uma ferramenta que nos permita realizar esse processo. O HDD Low Level Format é um aplicativo gratuito que serve exatamente isso, para excluir os dados de um disco rígido para sempre. Essa ferramenta é compatível com os discos rígidos dos principais fabricantes, como Seagate, Samsung, Western Digital, Toshiba, Maxtor, etc., para que você não tenha problemas ao usá-la.

Ao usar a ferramenta HDD Low Level Format, a formatação de baixo nível será mais fácil e rápida. Mesmo um iniciante em computadores poderia fazer uso total dele. Você pode apagar e formatar em baixo nível um disco rígido SATA, IDE, SAS, SCSI ou SSD, e ele também funcionará com qualquer gabinete de unidade USB externa, bem como com mídia SD, MMC, MemoryStick e CompactFlash.

Basta seguir estas etapas para usar a ferramenta:

Faça o download da ferramenta HDD Low Level Format, você pode fazer isso no site oficial clicando aqui. Esta versão não precisa de instalação, portanto, basta clicar duas vezes no arquivo baixado para usar o aplicativo.

Conecte seu disco rígido ou unidade USB ao PC e inicie a ferramenta HDD Low Level Format. Ele oferecerá a opção de adquirir a versão completa por um preço muito baixo; no nosso caso, a versão gratuita é suficiente, então clique na opção abaixo.

Depois que a ferramenta já estiver aberta, selecione a unidade desejada e clique em " Continuar ".

Selecione " Formato de baixo nível " na guia e clique em " FORMATAR ESTE DISPOSITIVO " para iniciar o processo de formatação de baixo nível. As outras duas guias nos mostrarão informações sobre o disco rígido; nesse caso, não precisamos delas.

Agora tudo o que você precisa fazer é aguardar o programa terminar seu trabalho, uma vez concluído, você terá seu disco rígido ou unidade USB completamente livre de dados. Esse processo pode demorar um pouco, dependendo do tamanho da unidade selecionada, portanto, é melhor esperar fazer isso no momento em que você não estiver com pressa.

Isso termina nosso artigo especial sobre o que é um formato de baixo nível e como fazê-lo com uma ferramenta como o HDD Low Level Format, esperamos que você o ache muito útil.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button