▷ Gpu
Índice:
- GPU-Z download grátis
- Analise sua placa gráfica
- Certamente você está interessado em ler:
- Coletar dados do sensor
- Funcionalidades avançadas
- Validação para mostrar seu Overclock
Todos os jogadores hardcore reconhecem a importância de uma poderosa placa de vídeo, pois ter a placa de vídeo correta é essencial para obter o melhor desempenho do PC em situações de alta carga de processamento gráfico. Mas como você pode ter certeza de que aquele que você escolheu atende à descrição do fabricante? Usuários avançados precisam de uma maneira de garantir que suas configurações gráficas sejam eficientes e seguras. Para isso, você pode usar o GPU-Z, uma ótima ferramenta gratuita que nos permite conhecer todas as características de uma placa de vídeo.
Neste guia, você aprenderá como baixar e instalar o utilitário GPU-Z e entenderá as leituras de dados relacionadas a drivers, velocidade do relógio e temperatura. Você também aprenderá como exportar arquivos de log para uma planilha.
Índice de conteúdo
GPU-Z download grátis
A primeira etapa é abrir um navegador da Web e navegar para a página de download da GPU-Z no TechPowerUp. Clique no botão marcado " Download GPU-Z " e você será redirecionado para uma nova página da web. Selecione a versão "Padrão" e clique em " Download ". O GPU-Z é compatível com todas as versões do Windows, começando com o XP. O site TechPowerUp agora exibirá uma lista de vários espelhos de todo o mundo. Encontre o local mais próximo de você, por exemplo. 'TechPowerUp UK' e faça o download.
Abra sua pasta de downloads para ver 'GPU-Z.2.10.0.exe '. O utilitário pode ser executado em qualquer local, mas se você quiser medir as especificações de suas placas gráficas em várias máquinas, pode preferir copiá-lo para uma memória USB por motivos de portabilidade. Quando estiver pronto, clique duas vezes para iniciar o GPU-Z. No primeiro lançamento, pode ser necessário clicar em "Sim" para permitir que o utilitário faça alterações no seu dispositivo.
Uma vez iniciado o GPU-Z, ele oferecerá a opção de instalação no seu sistema. Isso adicionará uma entrada no menu Iniciar e um atalho na área de trabalho para GPU-Z, se desejar. No entanto, como isso não é necessário, sinta-se à vontade para clicar em "Não" para executá-lo no modo autônomo clássico.
Analise sua placa gráfica
Por padrão, o GPU-Z começará com a guia da placa gráfica. A placa gráfica específica pode ser encontrada na seção "Nome". Clique no botão "Pesquisa" para visualizar as especificações do fabricante do seu cartão com base no banco de dados no site da TechPowerUp. Essa é uma maneira útil de ver como sua placa gráfica funciona em teoria versus prática.
- Modelo da placa: é a placa gráfica que instalamos. Núcleo gráfico - Determina a GPU que monta a placa gráfica. Shaders: eles são os núcleos encarregados de fazer os cálculos, quanto maior o número, mais poderoso será o cartão. ROPs e TMUs: são as unidades responsáveis pela aplicação de texturas e filtros. Quantidade de memória: memória que o cartão possui. Interface de memória: interface de conexão de memória com a GPU. Largura de banda da memória: quantidade de informações que podem transportar por segundo. Clock da GPU - A frequência do relógio base da GPU. Boost - taxa de clock acelerado por GPU. Clock da memória: frequência básica do clock da memória.
Quaisquer GPUs estão listadas abaixo dos gráficos. O utilitário pode exibir apenas um de cada vez. Se você tiver várias GPUs, a seção "Tamanho da memória" mostrará o tamanho de cada uma, não o tamanho total da memória das placas gráficas. Observe que o nome listado para GPUs será o nome de código interno usado pelo fabricante, por exemplo, GK104, portanto, pode ter pouco a ver com o nome da placa de vídeo.
Certamente você está interessado em ler:
Recomendamos a leitura do artigo em Como saber qual placa gráfica suporta minha placa-mãe
Algumas seções como "Tipo de memória" são auto-explicativas. Se você não tiver certeza de algum dos termos usados, passe o mouse sobre a seção em questão, o GPU-Z mostrará uma sugestão explicativa.
Preste muita atenção às seções "Versão do driver" e "Data do driver". Para obter o desempenho máximo, você deve sempre verificar regularmente com o fabricante para garantir que possui a versão mais recente.
O aplicativo também nos informa sobre tecnologias como CUDA, SLI, CrossFire, FreeSync, PhysX, OpenCL e Direct Comput e, presentes na maioria dos modelos de cartões atuais. Destacamos que as placas gráficas AMD e Nvidia diferem em suas características, de modo que nem sempre encontraremos exatamente as mesmas tecnologias em uma e na outra.
Coletar dados do sensor
Embora a guia da placa de vídeo seja uma boa maneira de ver as especificações gerais da sua placa, você pode se aprofundar nos dados de desempenho em tempo real clicando na guia "Sensores".
A seção 'GPU Core Clock' mostrará a frequência atual da GPU. Se você tiver mais de uma GPU, poderá alternar entre elas usando o menu suspenso. Você também pode ver sua taxa de GPU exibida visualmente no gráfico no lado direito da janela. Isso é particularmente útil se você estiver tentando fazer um overclock da sua GPU. Certifique-se de verificar 'GPU Temp' e 'Fan Speed' para verificar se você está fazendo isso com segurança.
Se você deseja analisar os dados da GPU ao longo do tempo, o utilitário pode salvar esses dados em um arquivo de log. Basta clicar na caixa de seleção marcada "registrar no arquivo" na parte inferior esquerda da janela. O GPU-Z solicitará que você escolha um local para salvar.
Os arquivos de log salvos estão no formato TXT, mas são tabulados e separados por vírgulas. Isso significa que você pode abri-los com o programa de planilha de sua escolha, como o Microsoft Excel ou o LibreOffice Calc. A partir daqui, você pode criar facilmente um gráfico de dados importantes, como a temperatura da GPU.
Funcionalidades avançadas
As versões mais recentes do GPU-Z incluem uma guia " Avançado " para fornecer informações mais detalhadas sobre a placa gráfica. Ao selecionar a guia pela primeira vez, você verá um menu suspenso que diz " Geral " por padrão. Isso simplesmente exibe as informações da versão do seu controlador. Selecione o menu suspenso e escolha ' Qualidade ASIC '. Esta seção é extremamente útil se você planeja usar sua máquina para minerar criptomoedas como o Ethereum. O GPU-Z listará a qualidade ASIC da sua placa gráfica como uma porcentagem e determinará se ela é "Alta" ou "Baixa".
Muito foi dito sobre o ASIC e sua importância. Há alguns anos, era importante classificar uma placa gráfica como uma “perna preta” ou não. Mas da Nvidia Pascal todos eles sobem "quase o mesmo" quando a tensão é bloqueada. É apenas mais uma informação a ter em conta, mas não é fundamental.
Se você estiver usando o Windows Vista ou posterior, a seção 'WDDM' (Modelo de driver de vídeo do Windows) mostrará mais sobre seu adaptador gráfico, memória de vídeo e drivers de vídeo. Isso é útil se você já teve problemas com o desempenho do sistema, pois o WDDM gerencia gráficos para aplicativos do sistema e área de trabalho do Windows. Você também pode acessar as seções dedicadas ao Direct X, OpenCL e Vulkan para verificar se há problemas de compatibilidade.
Validação para mostrar seu Overclock
O GPU-Z possui uma poderosa ferramenta integrada para fazer upload das configurações da sua placa gráfica no site TechPowerUp. O principal objetivo disso é que usuários avançados mostrem quanto fizeram o overclock da placa gráfica. No entanto, você também pode optar por fazer upload de suas configurações para solicitar assistência ao desenvolvedor ou compartilhar uma solução para um problema técnico específico.
Para começar, selecione a guia 'Validação' na GPU-Z. A partir daqui, preencha o campo de nome e, opcionalmente, adicione seu endereço de email. Isso é útil se você deseja manter um registro permanente do seu ID de validação, pois pode selecionar a opção "Enviar-me por e-mail meu ID de validação de validação". Depois clique em "Enviar"
Recomendamos a leitura:
Isso encerra nosso artigo sobre o GPU-Z, para que serve, como usá-lo, monitorá-lo e aproveitar ao máximo, lembre-se de compartilhá-lo para que possa ajudar mais usuários. Você já usou isso? Que software interessante você deseja que publicemos sobre isso?
Asus lança série esc g2 de servidores e estações de trabalho gpu
Devido ao uso de aplicativos que exigem enorme poder e escalabilidade, a computação em GPU desempenha um papel fundamental no mercado de HPC.
Nova nvidia gpu's em junho?
No início deste ano, a Nvidia apresentou suas novas GPUs da série Geforce 700 para notebooks, uma família de GPUs às quais posteriormente adicionou seus GPUs.
Recursos do novo gpu low-end da nvidia: gk208
Tudo sobre os novos chips da placa de vídeo low-end da NVIDIA: GK208.