Notícia

Recursos do novo gpu low-end da nvidia: gk208

Índice:

Anonim

No mês passado, a Nvidia apresentou suas novas GPUs Geforce GT 640 e GT 630 v2, suas novas GPUs baratas baseadas no novo núcleo gráfico Kepler GK208, por enquanto o único chip baseado na arquitetura gráfica Kepler de terceira geração da Nvidia.

A arquitetura Kepler GK110 introduziu muitos novos recursos sobre a arquitetura gráfica anterior do Kepler, sendo um dos mais célebres sua maior orientação para jogos, aumentando o número de suas unidades de processamento inteiro (ALUs ou processadores shader), mas sacrificando seu desempenho em aplicativos intensivos acelerados por GPU (FP64).

A arquitetura original do Kepler passou por duas evoluções destinadas a oferecer um maior número de recursos e maior desempenho nos pontos fracos do Kepler original (também conhecido como Kepler de primeira geração).

Entre as mudanças e melhorias introduzidas pelas evoluções do Kepler, podemos citar:

Kepler segunda geração "Série GK11x"

A Nvidia adicionou a capacidade de executar instruções FP16 mescladas e duplicou o circuito necessário para executar operações de troca inteira; melhorias com as quais a GPU alcança um desempenho entre 100 a 200% (no máximo) superior ao do Kepler de primeira geração em aplicativos acelerados por GPU.

No momento, o único núcleo gráfico da Nvidia baseado em Kepler de segunda geração é o GK110, o núcleo no qual as GPUs Geforce GTX Titan e Geforce GTX 780 se baseiam.

Kepler da terceira geração "Série GK20x"

Inclui todas as melhorias introduzidas na segunda geração do Kepler, à qual foi adicionado o suporte de hardware à API do Microsoft DirectX 11.1, lançado oficialmente em outubro do ano passado com o sistema operacional Microsoft Windows 8.

No momento, o único núcleo gráfico baseado na arquitetura gráfica Kepler de terceira geração é o GK208, o núcleo no qual as GPUs GeForce GT 640 V2 e GeForce GT 630 V2 se baseiam.

GK208

Núcleo gráfico orientado para a faixa baixa, e é por isso que a Nvidia tentou reduzi-la à sua expressão mínima em vários aspectos, como você pode ver nas especificações:

  • Compatível com API DirectX 11.1.1270 milhões de transistores. 384 processadores de shader organizados em 2 SMX (192 shaders cada), que compõem um GPC. 2 mecanismos de mosaico (Polymorph Engines 2.0).32 unidades de textura "TMUs" (16 para cada SMX).8 unidades de renderização “ROPs” (4 para cada controlador de memória) controlador de memória DDR3 / GDDR5 de 64 bits (2 controladores de memória de 32 bits de canal duplo). Controlador PCI Express (PCIe) 2.0 com 8 linhas (PCIe 2.0 8X).

Embora em termos de especificações, o GK208 pareça um pouco menor que o GK107, mas compensa com frequências operacionais mais altas, maior desempenho na computação acelerada por GPU, menor consumo e total compatibilidade com as funções de aceleração de hardware que a API do DirectX 11.1 incorpora..

As GPUs GeForce GT 640 V2 e GeForce GT 630 V2

As primeiras GPUs baseadas no núcleo gráfico GK208 são as novas GPUs Nvidia GeForce GT 640 V2 e GeForce GT 630 V2, que substituem seus antecessores (mesmo nome comercial "sem V2"), com base nos antigos núcleos gráficos Kepler GK107 (GeForce GT 640) e Fermi GF108 (GeForce GT 630 ou renomeada GeForce GT 440).

Essas duas novas GPUs da Nvidia, embora orientadas para a faixa baixa, oferecem um bom número de recursos que não estão presentes em nenhum de seus irmãos mais velhos das gerações anteriores.

RECOMENDAMOS A 2K Games retira seus jogos da GeForce NOW

Aqui está uma tabela com suas especificações:

Aqui estão alguns benchmarks feitos para essas novas GPUs:

Por fim, a Nvidia adota a API Microsoft DirectX 11.1, mas, curiosamente, apenas por seu baixo alcance, porque no momento não se sabe se planeja lançar outros núcleos gráficos baseados em sua arquitetura Kepler de terceira geração, além do GK208.

Presume-se que esta decisão, como no caso das GPUs GT21x (GeForce 300, 240, 230 220, 210 Series), baseada na arquitetura gráfica Tesla de terceira geração, responda a problemas de certificação do sistema operacional Microsoft Windows iminente. 8.1, aquele que lança a nova API API DirectX 11.2 que possui várias funções retro-compatíveis por hardware com o DirectX 11.1.

Até agora, a arquitetura gráfica de Kepler de terceira geração teve um desempenho maravilhosamente bom nos testes, conseguindo superar seus antecessores de primeira geração baseados em Kepler e Fermi, apesar de usar apenas um barramento de memória de 64 bits e ter metade do unidades de textura e renderização.

Essas novas GPUs se tornam os chips low-end mais atraentes em termos de preço e especificações, o que é uma boa notícia para usuários de produtos low-end e será ainda mais para usuários de notebooks e ultrabooks, como também é esperado. GPUs GeForce 700M Series baseadas em GK208.

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button