Tutoriais

Gerenciar versões dos seus arquivos no mac (guia para iniciantes)

Índice:

Anonim

Gerenciar versões diferentes de arquivos no sistema macOS é um recurso extremamente útil que, no entanto, muitas vezes passa despercebido por boa parte dos usuários. É uma função que utiliza todo o poder do Time Machine para recuperar versões anteriores dos seus documentos. Esta versão não é novidade, mas agora, com a chegada do novo Apple File System (APFS) da Apple, o gerenciamento e / ou consulta de versões de documentos sobe para um novo nível. É uma função de nível profissional que pode causar mais problemas, portanto, na Revisão Profissional , mostraremos como usá-lo e até mesmo como desabilitá-lo, embora não entendamos por que você deseja fazer isso.

Índice de conteúdo

Gravação automática e versões, destaques do Lion

Alguns anos atrás, a versão do OS X Lion para Mac gerou sentimentos de amor e ódio entre os usuários. Aproximando-se do iOS, a revisão do OS X (mais tarde denominada macOS) não ficou isenta de problemas. Apesar disso, um dos recursos mais notáveis ​​foi a introdução de versões de arquivos.

Esse novo recurso também apresentou alguns problemas. Um dos mais importantes foi criar duplicatas, mas atualmente já é possível navegar por cada alteração incremental de um documento e restaurá-lo. Dessa forma, não importa se você substituiu um documento importante e mesmo se você excluiu parte do conteúdo do documento ou se o Mac foi reiniciado inesperadamente, pois as alterações são salvas constantemente. Portanto, é uma característica tão importante. Assim como o Time Machine, a Apple adotou algo que costumava ser difícil de gerenciar e o tornou um recurso padrão e fácil de usar.

Salvamento automático, a principal função para gerenciar versões

Se um aplicativo oferece suporte ao controle de versão, ele também suporta o salvamento automático. Sempre que você pausa, o aplicativo salva automaticamente as alterações feitas ou o conteúdo adicionado. Se você trabalhar constantemente, o aplicativo salvará as alterações por padrão, salve a cada poucos minutos.

Mas isso não é universal para todas as aplicações. Por exemplo, o Office 2016 usa seu próprio salvamento automático e o Office 365 / One Drive para controle de versão.

Com o advento do novo sistema de arquivos APFS, o controle de versão se tornou uma parte crítica, pois agora funciona mais rápido.

Restaurar para a última versão aberta / salva

Essa é a maneira mais simples de começar a usar as opções de controle de versão de arquivo e pode ser encontrada no menu Arquivo. Depois de abrir o arquivo em questão, por exemplo, um documento do Pages e depois de fazer algumas alterações, basta clicar na opção Arquivo na barra de menus e role para baixo até a opção "Voltar para". Lá você verá duas opções que incluem a última versão aberta e também a última versão salva. Nos dois casos, a data / hora dessas versões é indicada.

Se você escolher a última abertura, as alterações feitas no documento desde a última abertura serão removidas, incluindo as alterações salvas. Por outro lado, se você escolher a última opção salva, você irá automaticamente para a última versão que você salvou. Lógico, certo? Se você fizer isso acidentalmente, não se preocupe, também poderá salvar as alterações recentes como uma nova versão.

Navegando em todas as versões

Caso esteja procurando uma versão anterior no momento do documento, por exemplo, uma versão da semana passada ou de um mês atrás, você tem outra opção adicional: Arquivo> Voltar a> Procurar todas as versões. Você verá a versão atual do arquivo movendo-se para o lado da tela quando uma linha do tempo das versões de alterações aparecer ao lado.

Você é familiar? Eu presumi que sim. O motivo é que a aparência é quase idêntica ao Time Machine. Role a lateral para a versão desejada e pressione Restaurar quando a encontrar. Esta versão irá para a frente, tornando-se a janela ativa na qual você pode continuar trabalhando.

Bloquear e duplicar arquivos

Dois outros recursos muito úteis em termos de gerenciamento de versão de arquivo são os que permitem bloquear arquivos ou gerar uma duplicata. Essas funções são especialmente úteis ao trabalhar com modelos de documento.

Bloquear um arquivo é muito fácil, pois basta ativar essa opção na barra de título. Clique no menu suspenso que você verá ao lado do título do documento na janela, onde o nome e a pasta que contêm o arquivo são exibidos. Lá você encontrará uma caixa de seleção, marque-a e você terá bloqueado o arquivo.

Agora, quando você faz alterações no documento, em vez de "Salvar como", no menu Arquivo, você encontrará a opção Duplicar. Se você usar esta opção, uma cópia será feita no mesmo diretório que o arquivo atual com o mesmo título ao qual a palavra “cópia” será adicionada. Você pode usar o menu suspenso para movê-lo para um novo local.

Como dissemos, a duplicação de arquivos é excelente se trabalharmos com modelos. No entanto, convém salvar o arquivo em um local diferente automaticamente e alterar o tipo de arquivo. Para exibir a opção "Salvar como", basta pressionar a tecla Opção enquanto clica em Arquivo na barra de menus.

Excluir versões antigas

Se você deseja excluir uma versão específica de um documento, também pode fazê-lo no macOS. Para fazer isso, siga o caminho Arquivo> Retornar para> Procurar todas as versões. Encontre a versão que você deseja excluir e clique nela para que ela apareça no lado direito da tela.

Em seguida, vá para a barra de menus e selecione a opção Arquivo> Voltar para, e você deverá encontrar uma nova opção "Excluir esta versão". Depois de clicar nessa opção, você será solicitado a confirmar a ação para excluir essa versão para sempre. Clique em Sim e repita as etapas para cada versão que você deseja remover.

Desativar versões e salvar automaticamente

Se o que você estava procurando quando chegou aqui foi a maneira de desativar todas essas funções de gerenciamento de versões e salvamento automático, você deve mergulhar nas profundezas do macOS usando o Terminal . Portanto, tenha muito cuidado, pois poderá causar sérios problemas se não o fizer corretamente.

Primeiro, encontre o nome do aplicativo para o qual você deseja desativar essas opções executando este comando:

Encontre o aplicativo que você deseja desativar e substitua "AppName" no comando a seguir pelo nome do seu aplicativo, certificando-se de copiar o nome completo corretamente.

Por fim, desative o salvamento automático com o seguinte comando. Novamente, você deve substituir "AppName" pelo nome do aplicativo conforme o encontrou através do primeiro comando:

A partir de agora, o aplicativo não salvará mais as alterações automaticamente, nem armazenará versões diferentes do mesmo arquivo. Se você se arrepender e quiser recuar ativando as funções novamente, basta executar estes dois comandos com o nome do seu aplicativo:

Com tudo isso, a Apple trouxe usuários considerados funções "avançadas". As versões e o salvamento automático já estavam disponíveis em outros sistemas operacionais, mas não estavam acessíveis a todos os usuários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button