Um bom dissipador de calor é importante?
Índice:
- Como o dissipador de calor funciona e por que é tão importante?
- Tamanho importa muito
- E quanto a refrigeração líquida?
- Dissipadores de calor que incluem AMD e Intel em seus processadores não são a melhor opção
- Palavras finais e conclusão sobre a importância do dissipador de calor
O dissipador de calor é um elemento muito importante em um PC, pois a temperatura na qual o processador trabalha dependerá diretamente dele, o que, por sua vez, afeta diretamente sua vida útil e o desempenho de que ele é capaz. oferta. Se nosso dissipador de calor não for suficiente, o processador superaquecerá, certamente não queimará devido às medidas de segurança que incluem AMD e Intel, mas reduzirá sua frequência de clock e com ele o desempenho, além de reduzir sua vida útil.
Índice de conteúdo
Como o dissipador de calor funciona e por que é tão importante?
Existem centenas de dissipadores de calor no mercado, mas todos compartilham um desempenho muito semelhante, se não idêntico. Todos os dissipadores são feitos de metal, um excelente condutor de calor, sendo principalmente alumínio, embora também contenham elementos de cobre para melhorar o desempenho. O cobre é um melhor condutor de calor que o alumínio, mas é muito mais caro e mais pesado, por isso é usado estrategicamente apenas em algumas das partes mais importantes.
Uma das partes mais importantes de um dissipador de calor são os heatpipes, um termo que pode ser traduzido como heat pipes ou heat pipes. Esses tubos de calor são feitos de cobre e estão em contato com o processador, absorvendo o calor gerado por ele e transmitindo-o ao radiador, a outra parte importante de qualquer dissipador de calor. Tubos de calor são conectados a uma base, geralmente também feitos de cobre para melhorar a transferência de calor.
Tubos de calor são tubos de cobre dentro dos quais há um líquido, muito importante para a operação deles. O líquido evapora absorvendo o calor do processador, subindo para o topo do dissipador de calor e transmitindo o calor ao radiador de alumínio.Depois disso, ele se condensa e cai novamente para repetir o ciclo infinitamente.
Uma vez vistos os heatpipes, temos que falar sobre o radiador, que geralmente é feito de alumínio para diminuir o preço do dissipador de calor e reduzir seu peso, o último é importante para evitar que a placa-mãe se quebre devido ao excesso de peso. O radiador é composto por uma infinidade de aletas de alumínio muito finas; o objetivo dessas aletas é maximizar a superfície do radiador, pois sua capacidade de eliminar o calor depende diretamente dele.
Tamanho importa muito
Este é um dos casos em que o tamanho importa, quanto maior o radiador, maior a capacidade de refrigeração do dissipador de calor. É por isso que os modelos topo de gama, como o Noctua NH D15, são tão grandes. O número de tubos de calor e sua espessura também importam, uma vez que quanto mais espessos forem, maior será a capacidade de transportar calor para o radiador.
O último elemento-chave do dissipador de calor é o ventilador, responsável por gerar um grande fluxo de ar e transmiti-lo pelas aletas do radiador de alumínio, com o qual o calor do alumínio será transferido para o ar, resfriando o dissipador de calor e possibilitando continue absorvendo o calor gerado pelo processador. Como uma pequena conclusão, podemos dizer que o objetivo do dissipador de calor é transferir o calor do processador para o ar.
E quanto a refrigeração líquida?
O resfriamento líquido funciona exatamente da mesma maneira, a diferença é que os tubos de calor do envelope foram substituídos por um líquido de arrefecimento, capaz de absorver uma grande quantidade de calor do processador para transferi-lo para o radiador. Por fim, o ar do ventilador continua a ser responsável por dissipar todo o calor, por isso ainda é resfriado a ar.
Existem muitos kits de refrigeração líquida da AIO no mercado , prontos para serem montados no PC de uma maneira muito simples. Esse tipo de resfriamento geralmente é mais eficiente, embora nem sempre seja esse o caso, já que o resfriamento líquido de baixa qualidade oferece menos desempenho do que um dissipador de ar de alta qualidade, sendo este último ainda mais barato.
Uma grande vantagem do resfriamento por líquido é que ele é mais eficaz na remoção de ar quente do PC, além do fato de que a placa-mãe não precisa suportar apenas um pouco de peso.
Dissipadores de calor que incluem AMD e Intel em seus processadores não são a melhor opção
Tanto a AMD quanto a Intel incluem dissipadores de calor em seus processadores, pelo menos na maioria deles. Estes são dissipadores de calor muito básicos e ineficientes, especialmente no caso da Intel, além de montar pequenos ventiladores que precisam girar muito rapidamente para gerar ar suficiente, o que se traduz em uma operação mais barulhenta. A AMD melhorou bastante seus dissipadores de calor nos últimos dois anos, embora ainda estejam longe dos melhores modelos do mercado. Em geral, podemos comprar um dissipador de calor de baixo custo, como o Cooler Master Hyper 212X, que nos oferecerá uma grande melhoria de temperatura e desempenho em comparação com a referência por apenas cerca de 35 euros.
Se vamos fazer uso intensivo de programas muito exigentes com o processador, como renderização de vídeo, jogar jogos modernos ou desejar fazer overclock, é obrigatório comprar um dissipador de calor de alta qualidade, pois a referência será insuficiente.
Recomendamos que você leia nosso post sobre Melhores dissipadores de calor, ventiladores e refrigeração líquida para PC
Palavras finais e conclusão sobre a importância do dissipador de calor
Neste ponto , já estamos claros de que o dissipador de calor é um dos elementos mais importantes de um PC, e devemos investir dinheiro em um modelo de acordo com as características do PC e o uso que vamos fazer. Se você for montar um PC com um processador Ryzen 3, Core i3, Pentium ou Celeron, poderá usar o dissipador de calor incluído no processador, embora seja recomendável optar por um modelo mais avançado para que ele funcione de forma mais eficiente e silenciosa.
Se você for montar um Core i5, Core i7, Ryzen 5 ou Ryzen 7, é quase obrigatório que você adquira um dissipador de calor com boas características, especialmente no caso da Intel, já que seus processadores esquentam bastante.
Se você tiver alguma dúvida, pode deixar um comentário ou abrir um tópico em nosso fórum, teremos o maior prazer em ajudá-lo.
Fonte TomshardwareBiostar m500, um novo ssd nvme com bom desempenho e dissipador de calor
A Biostar M500 é a mais nova unidade de estado sólido com memória flash 3D TLC NAND, fator de forma M.2 2280 e interface PCI-Express 3.0 x2.
▷ Placa gráfica: dissipador de calor de referência (ventilador) vs dissipador de calor personalizado
Placa gráfica com dissipador de calor do ventilador ou ventiladores axiais ✅ diferenças, o que é melhor, desempenho e temperaturas.
Memories Memórias ram com dissipador de calor ou sem dissipador de calor
Analisamos se o uso de dissipadores de calor claor nos módulos de memória RAM é necessário - uma das dúvidas mais frequentes entre os usuários.