13 vulnerabilidades encontradas nos processadores amd ryzen
Índice:
A Intel está no olho do furacão pelas vulnerabilidades Spectre e Meltdown, que afetam especialmente seus processadores. Quando parecia que a AMD estava se livrando da maioria dos problemas, nada menos que 13 vulnerabilidades foram descobertas em todos os seus processadores Ryzen com base na arquitetura Zen.
AMD Ryzen está cheia de falhas de segurança
Essas 13 vulnerabilidades são agrupadas em quatro classes e afetam todos os processadores Ryzen, Ryzen Threadripper e EPYC. As quatro classes em questão são Ryzenfall, Masterkey, Fallout e Chimera. Todos esses problemas de segurança foram descobertos pelos pesquisadores de segurança CTS-Labs em Israel; as informações foram tornadas públicas para que a AMD não tenha outra escolha a não ser fazer uma declaração oficial nos próximos dias.
Recomendamos a leitura de nossa postagem sobre os melhores processadores do mercado (fevereiro de 2018)
Essas vulnerabilidades descobertas permitem que o malware sobreviva às reinicializações e reinstalações do sistema operacional, permanecendo indetectáveis na maioria das soluções de segurança. Algumas dessas vulnerabilidades ignoram completamente os princípios fundamentais de segurança, levantando problemas relacionados a práticas de segurança, auditoria e controle de qualidade na AMD.
Assim como nos casos Spectre e Meltdown, essas vulnerabilidades estariam no nível do silício, portanto, sua remoção não deveria ser possível nos processadores atuais; eles também estariam presentes nos novos modelos Ryzen de segunda geração, já que a arquitetura Zen continua. sendo o mesmo desde que nenhuma modificação foi feita além de um novo controlador de memória e alguns pequenos ajustes.
A arquitetura gráfica do Vega também usa uma implementação do Secure Processor, portanto, é muito provável que o Vega seja afetado de maneira semelhante aos processadores baseados no Zen. Um invasor pode infectar a GPU e usar o DMA para acessar o restante do sistema. através das vulnerabilidades descobertas.
Intel prevê queda nos preços dos processadores devido a AMD Ryzen
Os processadores Intel terão seus preços reduzidos como resultado do AMD Ryzen, que oferece o mesmo desempenho e é mais barato.
Todos os processadores modernos são suscetíveis às vulnerabilidades de fusão e espectro
As vulnerabilidades Meltdown e Spectre afetam todos os processadores atuais, aproveitando a execução especulativa.
Oito novas vulnerabilidades descobertas nos processadores intel
Oito novas vulnerabilidades foram descobertas nos processadores Intel, quatro deles são especialmente graves, mais até do que o Spectre.