Processadores

O primeiro processador europeu chegará em 2023

Índice:

Anonim

A European Processor Initiative (EPI) finalmente anunciou quando podemos esperar que o primeiro processador desenvolvido na Europa seja oficial. O protótipo já foi apresentado, uma etapa anterior para o seu lançamento, que deve ocorrer em 2023. Este processador será fabricado a 6 nanômetros pelo TSMC de Taiwan.

O primeiro processador europeu chegará em 2023

TITAN seria o nome do mesmo, que usará os núcleos do ARM Zeus como base. Este processador europeu foi projetado com o seu uso em data centers e sistemas de computação em mente.

Primeiro processador europeu

Este primeiro processador EPI incorporará um coprocessador baseado na arquitetura RISC-V, que foi projetada para acelerar as tarefas de HPC e Inteligência Artificial. Isso será possível graças ao fato de possuir VPUs (unidades de processamento vetorial) e STX (aceleradores de estêncil / tensor), tudo em um design no qual recursos como memória serão compartilhados diretamente.

A CPU chegará com um sistema de memória HBM que será colocado diretamente no co-processador Titan e também suportará DDR5 diretamente na CPU. Além disso, o processador deve vir com suporte para o padrão PCI Express 5.0, que será o próximo de seu tipo.

O que o EPI está procurando é liberar o hardware para outros fabricantes para unificar uma interface comum e permitir que outros componentes desfrutem de uma boa integração. Você também deseja dar a pequenas empresas e startups a oportunidade de aproveitar esse projeto. Além disso, ter um processador de seu próprio desenvolvimento reduzirá a dependência da União Européia em relação a outros países.

Via Techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button