Vi Dvi: o que é e por que continuamos a usá-lo

Índice:
- DVI: uma conexão do passado pronta para enfrentar o futuro
- Diferenças entre DVI-A, DVI-I e DVI-D
- Quais são as suas limitações e por que continua a ser usado
Existem muitos tipos de conexões DVI e, durante este artigo, explico em detalhes tudo o que você precisa sobre essa conexão. Embora tenhamos que primeiro saber que, em um mundo em que as empresas defendem a redução da variedade de portas e conexões e interfaces com fio, como USB-C e HDMI, dominam a superfície da maioria dos novos dispositivos que surgem no mercado, é É estranho olhar para trás e ver o enorme número de portas que nossos computadores, especialmente em computadores desktop, poderiam ter por trás deles.
A padronização e centralização das funções e conexões para as quais essas portas foram preparadas foi a principal responsável por isso, um dos expoentes mais claros que temos com a interface USB e como ela se proliferou desde o final dos anos 90. Mas, no caso de conexões de vídeo essa padronização foi posterior e, no mesmo dispositivo, podemos encontrar portas modernas como HDMI 2.1b e algumas claramente mais antigas, como DVI, uma interface do início dos anos 2000 que se recusa a dizer adeus a tudo ainda hoje dia, mas por que é isso?
Índice de conteúdo
DVI: uma conexão do passado pronta para enfrentar o futuro
Vamos começar definindo essa interface de vídeo para entender melhor esse fenômeno. DVI é a sigla para "interface visual digital" ou interface visual digital em espanhol. Um padrão criado para melhorar a exibição de telas digitais que estavam começando a se tornar populares no início do século e substituir a saída VGA até agora mais poderosa. O último fornece um sinal totalmente analógico, preparado para os monitores CTR que ainda proliferam entre as mesas, enquanto o DVI está preparado para oferecer sinal analógico e digital, sendo esse recurso o que melhor define a interface.
Distribuição de pinos em um conector DVI (Imagem: Wikimedia Commons)
O sinal digital chega através dos pinos frontais da conexão, com base na tecnologia TMDS (Same as HDMI) de 165 Mhz para transmissão de dados de imagem e que pode ser apresentado com um ou dois links, dependendo do número de entradas usadas nesta transmissão. O sinal analógico, por outro lado, possui os pinos do lado direito do conector, claramente diferenciados.
Diferenças entre DVI-A, DVI-I e DVI-D
A comercialização de conectores DVI foi feita em três formatos, dependendo do tipo de sinal e do número de links no conector. DVI-A é o formato de cabo para sinal analógico com a interface DVI, seu uso é raro na transmissão de vídeo e é mais comum em outras mídias. Com o sinal digital, temos o DVI-D (somente digital) e o DVI-I, que integra digital e analógico em um único cabo; portanto, os cabos DVI-A e DVI-I não precisam de conversor para trabalhar com saídas analógicas. Os dois cabos com suporte digital podem ser encontrados com um ou dois links, dependendo dos pinos usados na conexão.
Quais são as suas limitações e por que continua a ser usado
O DVI era uma interface muito capaz no lançamento, com um único cabo de ligação suportando uma resolução máxima de 1920 x 1200 a 60 Hz e atingindo uma resolução de até 2560 x 1600 com link duplo e alta compatibilidade de monitor taxas de refresco. Como referência, o HDMI no momento de sua saída suportava uma resolução máxima de 1920 x 1080 a 60 Hz e não foi até a 1.4a iteração que alcançou uma resolução máxima maior que 60 Hz, enquanto possuía recursos pouco apreciados por alguns usuários, como HDCP (Anti proteção contra cópia).
No entanto, à medida que sua competência avançava, o padrão começou a parecer obsoleto. A popularização do HDMI e o advento das resoluções 4K o eliminaram do uso da sala de estar em casa. Para os jogadores, a aparência de monitores com altas taxas de atualização e alta resolução foi um dos principais fatores no início de seu desuso, além da ausência de tecnologias como HDR ou transmissão de áudio e vídeo, entre outros.
Recomendamos a leitura sobre as melhores placas gráficas do mercado
Apesar disso, encontramos essa saída de vídeo em placas gráficas até a atual Nvidia Turing e RX Navi e ainda podemos encontrar monitores com esse conector regularmente. Talvez devido ao seu uso generalizado, seu preço ridículo ou porque seja a única interface estendida atual com compatibilidade analógica, muitos usuários ainda considerem o DVI útil vinte anos após seu lançamento.
Origem O arquivo da WebDataProO que é tor e por que você deve usá-lo?

Significado de Tor. O que é a rede Tor e para que ela deve ser usada e por que não. Tudo na rede Tor que permite ocultar IP na Internet e navegar com segurança
Definição de software: o que é, para que serve e por que é tão importante

O software é parte integrante de qualquer sistema de computador ✔️, portanto, trazemos a você a definição de software e sua função ✔️
Apoio para as mãos do teclado: por que é bom usá-los?

Para muitos acessórios, mas a verdade é que, se você encontrar o apoio para as mãos certo, não poderá viver sem ele ✔️ Deseja saber mais?