Dlss: nvidia promete uma grande atualização no futuro
Índice:
A indústria de videogames está em um de seus melhores pontos e podemos conhecê-lo apenas pelas tecnologias de suporte que estão surgindo. Sem dúvida, o DLSS e o Ray Tracing têm sido uma das grandes expectativas desta geração, e a Nvidia garante que esse primeiro melhorará significativamente no futuro.
DLSS
Caso você não saiba, o DLSS (Deep Learning Super Sampling) é uma tecnologia lançada juntamente com as placas gráficas Nvidia RTX . Esse filtro anti-aliasing usa Núcleos tensores para redimensionar imagens usando Inteligência Artificial especializada para suporte.
Parecia que seria a grande revolução desta geração, pois permitiria reproduzir 4K ou mais com relativa facilidade. No entanto, os resultados finais foram bem piores que o esperado. Algumas imagens foram borradas, certos objetos não foram bem calculados ou, diretamente, a qualidade da imagem não foi suficiente para valer a pena.
No entanto, a Nvidia conhece de perto seus maiores pontos fracos em relação a essa tecnologia, por isso está investigando como melhorá-la. De acordo com as últimas declarações da empresa, eles estão pensando em adicionar mais técnicos de processamento para melhorar drasticamente o algoritmo. Aqui você pode ver as primeiras tentativas feitas no último videogame Remedy, Control :
Como você pode ver, os resultados são muito melhores do que com o redimensionamento nativo do mecanismo gráfico, mas isso não revelou todo o bolo. A Nvidia também sabe que eles ainda têm trabalho a fazer, pois o DLSS ainda está longe de imitar as resoluções nativas. Aqui está outro vídeo em que eles comparam chamas nativas de 1080p contra uma recriada por DLSS no mesmo jogo :
Com isso em mente, eles estão desenvolvendo novos sistemas, algoritmos e técnicas que lhes permitem melhorar essas fraquezas. De fato, a Nvidia diz que eles criaram uma técnica que tira proveito de artefatos temporários irritantes na tela para melhorar a nitidez da imagem.
O futuro da geração
Embora as melhorias sobre o DLSS que vimos pela primeira vez sejam muito notáveis, ainda temos muito espaço para melhorias. Novas técnicas de processamento já estão em desenvolvimento, mas a empresa acredita que ainda é ecológica e não pode ser testada contra o público.
Um exemplo disso é este vídeo em que eles apresentam uma floresta em chamas feita com o Unreal Engine 4 . Aqui eles comparam a tecnologia DLSS com seu algoritmo de processamento de imagem clássico.
O aprimoramento visual que a Inteligência Artificial permite é notável, pois é óbvio que o algoritmo é muito agressivo. Se você observar atentamente, o algoritmo aplica borrão nas chamas e descarta grande parte das brasas que voam.
Com essas pequenas melhorias que o Intelligence aprendeu, podemos obter uma imagem muito mais atraente e imersiva.
Além disso, como você já deve saber, o Deep Learning é um processo de aprendizado contínuo. Quanto mais dados tivermos, melhor a IA funcionará, por isso esperamos grandes coisas do DLSS no que resta de geração. No futuro, poderemos reproduzir em resolução de 8K sem muita dificuldade ou ver quadros altamente aprimorados por computador.
Se você quiser ler o artigo oficial da Nvidia mais de perto, poderá acessá-lo através deste link. Além disso, você pode fazer qualquer pergunta ou curiosidade sobre o assunto.
E agora, conte-nos: você já experimentou DLSS em algum videogame? Você acha que veremos uma melhoria substancial daqui a um ano? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.
Fonte Nvidiaoverclock3dO software Radeon receberá uma grande atualização em breve
Terry Makedon, da AMD Radeon, confirmou que a empresa planeja lançar uma grande atualização para seu ecossistema Radeon Software.
Slack anuncia uma grande atualização para seu aplicativo de desktop
O Slack anuncia uma grande atualização para seu aplicativo de desktop. Saiba mais sobre as alterações introduzidas pelo aplicativo nesta versão.
Vulkan 1.2 é lançado como uma grande atualização
O Khronos Group lançou oficialmente a versão Vulkan 1.2 de sua API, adicionando 23 extensões ao núcleo da API.