Dissipador de calor de cobre ou alumínio, qual eu compro?
Índice:
- Dissipador de calor em cobre
- Razões pelas quais não há dissipadores de calor de cobre
- Logística
- Placa base
- Preço
- Dissipador de calor de alumínio, o padrão
Se você tiver dúvidas sobre a compra de um dissipador de calor de cobre ou alumínio, está com sorte. Por dentro, explicamos todas as diferenças.
Embora vejamos muitos dissipadores de calor de alumínio no mercado, existem dissipadores de cobre muito interessantes devido à sua condutividade térmica. Há alguma ignorância sobre o último e queremos contrastá-lo com o de alumínio, pois é a opção mais escolhida nos refrigeradores de ar.
Dissipador de calor em cobre
Como você já conhece os dissipadores de calor de alumínio, queremos explicar como funcionam os dissipadores de calor de cobre. Antes de começar, peça para você não confundir os dissipadores de calor de alumínio que possuem tubos de calor de cobre, pois aqui nos referimos aos dissipadores de calor de cobre completos.
A diferença está na condutividade térmica, ou seja, na capacidade de um material de conduzir calor. Materiais com alta condutividade térmica são aquecidos e resfriados anteriormente. Os três materiais que têm a melhor condutividade térmica são os seguintes:
- Prata: 429 W / mK. Cobre: 399 W / mK. Ouro: 316 W / mK. Alumínio: 235 W / mK.
Vendo isso, você pensará por que os dissipadores de calor são de alumínio, se é o material com a menor condutividade térmica? Isso tem uma explicação. Vamos remover prata e ouro da equação porque são materiais preciosos, o que tornaria esse componente muito caro. Além disso, a prata não é tão robusta, mas é claro que o alumínio não é.
Razões pelas quais não há dissipadores de calor de cobre
Se formos às principais lojas de componentes de PC, não encontraremos dissipadores de calor de cobre. Porque os fabricantes observaram que o cobre é pesado e mais caro que o alumínio. Alguns podem pensar "não importa, estou disposto a pagar", não é só isso.
Logística
O peso é uma carga logística extremamente importante, especialmente ao transportar uma remessa de componentes de um lugar para outro. Vamos nos colocar no lugar dos fabricantes e na situação de ter que transportar os dissipadores de calor fabricados na Ásia para a Europ, por exemplo.
Faremos isso por via aérea, mas temos um limite de peso por remessa. Assim, por exemplo, onde poderíamos enviar 500 dissipadores de calor de cobre, poderíamos enviar aproximadamente 1.000 dissipadores de calor de alumínio. Portanto, estamos enviando menos quantidade e temos que pagar mais remessas para atender à mesma demanda. Este exemplo é totalmente inventado, mas acho que serve para explicar.
Placa base
Por outro lado, existem as dimensões de certos dissipadores de calor. Podemos ver os componentes da Noctua ou da Cooler Master feitos de alumínio e pesando mais de 1 kg.Você pode imaginar se eles eram feitos de cobre? Eles pesariam mais que o dobro!
Isso teria um impacto muito forte no PCB da placa-mãe, pois haveria mais torção e poderíamos danificá-lo seriamente, mesmo que seja reforçado. Portanto, não vale a pena optar por um componente deste material para dissipação.
Preço
Logicamente, como é um material mais caro que o alumínio, seu preço aumentaria de tal forma que os dissipadores de calor não teriam preços competitivos. Porque os dissipadores de calor de alumínio oferecem excelente desempenho, apesar de sua menor condutividade.
Por fim, os consumidores optariam por um dissipador de calor de alumínio, porque ele tem uma melhor relação custo-benefício.
Dissipador de calor de alumínio, o padrão
Hoje, há pouco a ameaçar sua existência no mercado. É um componente barato de fabricar, com um peso muito leve, com um desempenho muito bom e a um preço acessível. Todos são benefícios, visto que sua única desvantagem é que ela possui uma condutividade térmica mais baixa que o ouro, cobre ou prata.
Por esse motivo, você verá muito mais dissipadores de calor de alumínio no mercado. Sua ameaça são os refrigeradores de líquidos da AIO, mas eles não acabam se encaixando entre os consumidores médios por medo de manutenção deficiente ou porque seu preço é um pouco mais alto e não obtêm um desempenho muito diferente.
Esperamos que esta informação tenha sido útil e, se você tiver alguma dúvida, comente abaixo.
Recomendamos os melhores dissipadores de calor, ventiladores e refrigeração líquida para PC do mercado
Você já teve uma pia de cobre? Que experiências você tem? Você teria um dissipador de calor de cobre?
Novo dissipador de calor cryorig c7 cu com radiador de cobre
Anunciou o novo dissipador de calor Cryorig C7 Cu, com um design de baixo perfil e um radiador de cobre de alto desempenho térmico.
▷ Placa gráfica: dissipador de calor de referência (ventilador) vs dissipador de calor personalizado
Placa gráfica com dissipador de calor do ventilador ou ventiladores axiais ✅ diferenças, o que é melhor, desempenho e temperaturas.
Memories Memórias ram com dissipador de calor ou sem dissipador de calor
Analisamos se o uso de dissipadores de calor claor nos módulos de memória RAM é necessário - uma das dúvidas mais frequentes entre os usuários.