Tutoriais

Disco rígido Nas: por que eles são tão especiais?

Índice:

Anonim

Escolher um bom disco rígido NAS não é uma tarefa fácil. O mais famoso é o Western Digital Red ou o novo IronWolf da Seagate. Neste pequeno tutorial, mostramos como escolher o melhor!

E é que os discos rígidos não são exatamente uma nova tecnologia. Eles existem de uma forma ou de outra há mais de 20 anos no mercado consumidor, cada vez maiores em capacidade e menores em design físico.

Um dos maiores avanços ocorreu alguns anos atrás no surgimento do Network Attached Storage (NAS), quando duas das maiores marcas de discos rígidos, Seagate e Western Digital, anunciaram o lançamento de uma série de discos rígidos adaptados aos servidores NAS.. É fácil pensar que todos os discos rígidos são iguais, exceto o fator de forma e o tipo de conexão. No entanto, existe uma diferença entre a carga de trabalho de um disco rígido no seu computador e a carga de trabalho de um disco rígido NAS. Uma unidade no seu PC pode apenas ler e gravar dados por algumas horas por vez, enquanto uma unidade NAS pode ler e gravar dados por semanas ou mais.

Índice de conteúdo

O que é um NAS?

Um NAS (Network Attached Storage) é um dispositivo de armazenamento conectado à rede que permite que os dados sejam armazenados e recuperados em um ponto centralizado para usuários autorizados da rede e vários clientes. Os dispositivos NAS são flexíveis e expansíveis; o que isso implica é que, conforme você precisar de mais capacidade de armazenamento, poderá adicioná-lo ao que já possui. Um dispositivo NAS é como ter uma nuvem privada no escritório. É mais rápido, mais barato e oferece todos os benefícios de uma nuvem pública no local, oferecendo controle total.

Por outro lado, fora da nossa casa digital, nas empresas, a necessidade de armazenamento é muito mais crítica. Além de precisar do espaço em si, os arquivos precisam estar sempre disponíveis de maneira segura. Não é possível que um disco rígido falhe e muitos dados valiosos da sua empresa sejam perdidos. É aqui que entram os HDDs dedicados ao NAS.

Disco rígido NAS, é seguro?

Não recomendamos o uso de um disco rígido normal no conjunto RAID NAS. Apesar do fato de um NAS poder ser ligado por dias seguidos, os discos rígidos normais não são projetados para suportar calor, vibração e ler escrita esporádica, girando instantaneamente pela LAN / Internet, normalmente essas unidades estão localizadas sob a forma de RAID.

RAID significa que várias unidades são instaladas em um dispositivo NAS e são consideradas uma unidade gigante em seu dispositivo host conectado. Os dados estão espalhados por várias unidades e a escolha do RAID correto pode salvar os dados se uma unidade quebrar ou falhar. No entanto, a configuração RAID funciona apenas se as unidades em uso forem estáveis e as unidades de desktop, como Western Digital Blue ou Seagate barracuda, não foram projetadas para RAID 5 e mais, portanto, você pode arriscar a perda de dados desde o início ou tenha um RAID que funcione incrivelmente lento ou ineficiente porque as unidades não foram projetadas para trabalhar em grupo.

Disco rígido NAS e seu desempenho

Não é o ponto mais forte desses discos, suas taxas de transferência são semelhantes às dos discos normais. Por exemplo, no caso do WD Red, eles são de até 210 MB / s com velocidades por minuto de 5400 rpm, no Seagate Ironwolf ele tem a mesma velocidade de escrita e leitura, embora em particular sejam 7200 rpm. Cada empresa possui uma tecnologia dedicada que permite aumentar o desempenho. A Western Digital incorpora a tecnologia IntelliPower, graças a ela, o disco rígido se adapta às necessidades do usuário, oferecendo excelente desempenho, mas ao mesmo tempo, reduzindo o consumo de energia e, portanto, a temperatura operacional.

Por outro lado, a Seagate incorpora tecnologias como sensores de vibração rotativa (VG), permitindo a manutenção de alto desempenho em caixas NAS de várias unidades

Garantia e durabilidade no disco rígido NAS

Possivelmente os fatores mais importantes de um disco rígido NAS dedicado, durabilidade e longevidade. Esse é outro ponto baseado no uso da unidade. Em uma comparação semelhante, os discos rígidos NAS certamente durarão mais se os dois permanecerem indefinidamente, novamente, devido à resistência esporádica do acesso ao firmware e à construção física. Além disso, existe o fato de que os discos rígidos de desktop tradicionais de nível básico geralmente vêm com uma garantia de 2 anos do fabricante (por exemplo, WD Blue e Seagate Barracuda), enquanto os discos rígidos NAS geralmente chegam com um mínimo de 3 anos de garantia do fabricante, como o WD Red e o Seagate Ironwolf, e eles também vêm em versões profissionais de negócios, com um design ainda mais forte e durável. Essas unidades vêm com uma garantia de 5 anos. Se você acabar com unidades em execução em um RAID, é um erro pensar que adicionar mais unidades significa mais segurança. A probabilidade de falha do disco rígido está aumentando, pois o RAID torna as unidades um pouco mais difíceis e permanecem ativas por mais tempo.

As empresas usam um marcador conhecido como MTBF, um tempo médio antes de uma falha ou erro. É uma medida de quão confiável é um produto relacionado ao armazenamento. Para a maioria dos componentes, a medição é tipicamente milhares ou mesmo dezenas de milhares de horas antes da falha. Por exemplo, um disco rígido pode ter um tempo médio antes da falha de 300.000 horas. Um MTBF desejado pode ser usado como destino ao projetar um novo produto. Ele pode ser desenvolvido como resultado de testes intensivos, com base na experiência real do produto ou previsto pela análise de fatores conhecidos. O fabricante pode fornecê-lo como um índice da confiabilidade de um produto ou componente e, em alguns casos, fornecer aos clientes uma idéia do quanto ele pode ter em operação. O MTBF em um WD Red e Seagate Ironwolf é consideravelmente maior, em mais de 1.000.000 horas. Além disso, esses discos rígidos são certificados para estar em operação 365 dias por ano sem nenhum problema.

RECOMENDAMOS A Seagate mostra seu HDD de 10 TB

Recomendamos a leitura dos melhores discos rígidos do mercado.

Até agora, nosso artigo sobre discos rígidos dedicados ao NAS. Esperamos que você tenha aprendido a diferença nos modelos normais. Qualquer dúvida, conte-nos na caixa de comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button