Diferenças entre oem oem e varejo: explicamos em detalhes
Índice:
- Diferenças entre o Windows OEM e o varejo
- As licenças têm finalidades diferentes
- Licenças de varejo ou versão completa
- Licenças OEM (System Builder / OEM)
- Posso usar uma licença OEM no meu laptop ou PC?
- Limitações de licenças OEM
- Mudança na maneira como o Windows é ativado
- Como ativar a licença de avaliação depois de alterar o hardware
- Licença gratuita apenas para o PC original
Você já tentou comprar uma licença do Windows na Amazon ou em outra loja online? Parece simples, mas nem sempre é. A realidade é que você encontrará licenças Windows OEM (System Builder), as " baratas"; e licenças completas (varejo - versão completa), que são as mais caras. Portanto, a pergunta que se coloca é: Qual é a diferença entre essas versões?
Diferenças entre o Windows OEM e o varejo
Antes de tudo, devemos esclarecer que, em termos de funções, as duas edições são idênticas, ou seja, ao instalar uma versão OEM ou uma versão Retail, o Windows funciona da mesma maneira. Mas vamos dar uma olhada nas diferenças.
As licenças têm finalidades diferentes
Os dois tipos de licenças diferem conceitualmente. A licença OEM destina - se a fabricantes e integradores de hardware, que constroem PCs para vendê-los posteriormente a terceiros, enquanto a licença de varejo destina-se ao público em geral (pelo menos em teoria, pois a realidade é que a maioria dos usuários não compre o Windows em uma caixa).
Licenças de varejo ou versão completa
Essas são as licenças de consumidor padrão do Windows. Eles foram projetados para usuários comuns de computador, que pretendem adquirir uma licença para atualizar sua máquina para uma nova versão do Windows. Esse tipo de licença permite ao usuário instalar o Windows em qualquer computador e até alterá-lo para outro, mas a mesma licença só pode ser instalada em um único computador a qualquer momento .
Se você já entrou em uma loja de computadores e viu uma caixa com o logotipo do Windows em uma prateleira, essa é uma edição de varejo do Windows.
Licenças OEM (System Builder / OEM)
Essas licenças são usadas pelos fabricantes de equipamentos originais. Eles são usados não apenas por grandes fabricantes como IBM, Asus ou Dell, mas também por pequenos integradores e lojas de computadores, onde podemos comprar computadores com configurações personalizadas. Esse tipo de licença está vinculado ao PC em que está instalado pela primeira vez e para sempre. Não pode ser usado em outro PC.
Posso usar uma licença OEM no meu laptop ou PC?
A Microsoft alterou sua política quanto à permissão ou não de usuários comuns usarem licenças OEM ao criar suas próprias máquinas.
- No Windows XP, Windows Vista e Windows 8. Foi permitido.No Windows 7, Windows 8.1 e Windows 10, não foi permitido.
Mas você não saberá disso a menos que leia as letras pequenas nas licenças.
Antes do Windows 7, a compra de uma licença OEM para o seu próprio PC era perfeitamente legítima. Com o Windows 7, a Microsoft modificou as licenças OEM populares do Windows. As pessoas comuns não tinham mais permissão para usá-las para construir seus próprios PCs, mas a Microsoft continuava vendendo licenças OEM em massa para essas mesmas pessoas.
A Microsoft viu que a não regulamentação das licenças OEM do Windows 7 estava fora de controle e decidiu corrigir a situação no Windows 8 (uma permissão "Personal Use License" foi adicionada à licença OEM do Windows 8). Isso significa que você pode comprar uma licença OEM do Windows 8 e usá-la em qualquer computador que desejar montar em sua casa, para uso pessoal.
No entanto, o Windows 8.1 chegou, considerado pela Microsoft como um sistema operacional completamente novo. E também possui novas regras de licenciamento. A permissão de uso pessoal foi retirada da licença do OEM, retornando à situação do Windows 7, sendo permitida apenas aos integradores que montam máquinas para revenda.
Enquanto isso, alguns anos se passaram e continuamos a encontrar cópias OEM do Windows 8.1 no topo das vendas da Amazon. O usuário final continua comprando essas licenças, o que representa uma economia considerável em relação às versões de varejo. Claramente, eles são adquiridos para uso pessoal e não por distribuidores ou fabricantes de equipamentos.
Limitações de licenças OEM
Embora sejam mais baratas, as licenças OEM têm algumas limitações:
Mudança na maneira como o Windows é ativado
A atualização para o Windows 10 gera uma nova chave, mas não há como obter essas informações se você tiver feito a atualização gratuita do sistema. Em outras palavras, a Microsoft deu aos usuários o Windows 10 de graça, mas retirou de seus clientes a possibilidade de controlar completamente o sistema operacional.
RECOMENDAMOS O VAIO Phone Biz com Windows 10Isso significa que, se você comprou um computador que veio originalmente com o Windows 7 e 8 / 8.1 e atualizou para a versão 10, acabou perdendo a possibilidade de reinstalá-lo em outra máquina.
Durante a atualização, um identificador exclusivo é criado para o seu computador com base no hardware instalado no PC. Assim, o sistema se comunica com os servidores de ativação da Microsoft, que atestam a originalidade da versão do sistema operacional e deixam tudo funcionando corretamente.
Isso facilita a vida, por um lado, afinal, não importa quantas vezes você reinstale o Windows 10 na mesma máquina; sempre será verificado corretamente. No entanto, se você decidir alterar um componente importante, como a placa-mãe, por exemplo, terá problemas ao ativar o sistema operacional.
Lembre-se de que a configuração de uma equipe é a chave para identificá-la exclusivamente com a Microsoft. Mas se algo mudar, os servidores da empresa param de reconhecer o seu PC e o Windows 10 não é liberado para instalação.
Como ativar a licença de avaliação depois de alterar o hardware
Vamos supor que você modificou o hardware da sua máquina. Ao tentar ativar o Windows, você provavelmente terá problemas e precisará continuar a instalação ignorando a ativação sempre que ela aparecer na tela.
Mais tarde, ao carregar o sistema, você provavelmente receberá alguns avisos, dando-lhe um prazo para inserir uma senha correta. Mas se você não tem essas informações, o que pode ser feito?
Apesar de não haver muitas informações oficiais da Microsoft sobre isso, Gabriel Aul, vice-presidente de engenharia de software do Windows 10, usou o Twitter para instruir um usuário a resolver o problema. Em resumo, se você alterou o hardware e está tendo problemas para ativar o Windows 10, entre em contato com o centro de suporte técnico da Microsoft .
Isso pode ser feito diretamente no Windows 10. Abra o menu Iniciar e procure por "Entrar em contato com o suporte técnico". Abra este aplicativo e você verá a seguinte tela:
Agora vá para Serviços e aplicativos> Windows> Configurações; escolha a opção indicada. É possível conversar online com uma operadora, agendar uma ligação para outra hora, solicitar uma ligação no momento ou solicitar à comunidade.
Posteriormente, um funcionário do suporte técnico da Microsoft entrará em contato com você, explicará toda a situação e, em teoria, obterá a ativação do Windows 10. Eles provavelmente solicitarão informações sobre a conta do Windows e até sobre o hardware da sua máquina com o para confirmar a veracidade da informação.
Licença gratuita apenas para o PC original
Tudo isso nos leva à seguinte conclusão: caso decida trocar de equipamento, você não poderá manter a licença. Anteriormente, até o Windows 8 / 8.1, era possível obter a chave de licença e usá-la em qualquer máquina com a mesma versão do sistema operacional instalada no PC.
No Windows 10, no entanto, isso não é mais possível. As licenças gratuitas para a nova versão do Microsoft OS funcionam apenas nas máquinas originais. Isso indica que as novas máquinas já compradas com o Windows 10 na fábrica não terão esse tipo de problema.
Como sempre, recomendamos a leitura de nossos tutoriais e, se você tiver alguma dúvida, entre em contato e responderemos.
Iphone 6s vs iphone 6 plus: conheça as diferenças entre os dois
iPhone 6s vs iPhone 6 Plus: O 6S e o 6 Plus são os smartphones lançados pela Apple. Os gadgets são realmente poderosos e chegam ao mercado com o iOS 8.
Quais são as diferenças entre placas gráficas de mesa e laptops?
Comparamos as placas gráficas dos laptops e suas versões de desktop para ver as grandes diferenças que existem.
O que são bibliotecas de tempo de execução vulkan? nós explicamos isso em detalhes
Nós explicamos que são as Bibliotecas do Vulkan Run Time e por que você não deve removê-lo do seu computador, mesmo que você não o tenha instalado.