Xbox

Diferenças entre os chipsets z370, h370, b360 e h310 para o coffee lake

Índice:

Anonim

A chegada de uma nova geração de processadores é sempre acompanhada de novas placas-mãe baseadas em chipsets diferentes, o que pode confundir os usuários ao escolher o modelo que mais lhes interessa. Por isso, preparamos este post para explicar as diferenças entre os chipsets Z370, H370, B360 e H310 do Coffee Lake.

Índice de conteúdo

O Z370 é o topo de gama, inclui todos os recursos mais avançados

Primeiro de tudo, temos o chipset Z370, este é o modelo topo de gama e inclui todos os recursos que os processadores Coffee Lake podem oferecer. A diferença mais significativa é que o Z370 é o único chipset que permite fazer overclock no processador e na RAM. Obviamente, para usar esse recurso, você precisa de um processador com o multiplicador desbloqueado, ou seja, um da série "K". Se você tiver um processador com o multiplicador bloqueado, não poderá fazer overclock.

O chipset Z370 também oferece suporte nativo para configurações MultiGPU, permitindo que várias placas gráficas sejam usadas no mesmo computador, para melhorar o desempenho nos jogos mais exigentes. Por fim, ele também suporta a tecnologia RAID, você pode aprender mais sobre isso neste post. Mas nem tudo é melhor no chipset Z370, sendo o mais antigo, falta tecnologia CNVi, falaremos sobre isso mais tarde. O Z370 oferece o número máximo de pistas PCI Express 3.0 com 24.

H370 e B360, perdendo recursos para oferecer um preço mais atraente.

Em seguida, temos os chipsets H370, B360, esses ainda são uma simplificação do Z370 para poder vender placas-mãe mais baratas. A diferença mais importante é que elas não permitem overclock, portanto, são as placas ideais para usuários que possuem um processador com o multiplicador bloqueado.

As únicas diferenças entre eles é que o H370 suporta RAID e o B360, além disso, o H370 oferece um máximo de oito portas USB 3.1 gen 1, enquanto o B360 está em conformidade com seis dessas portas. Os fabricantes podem oferecer mais portas em suas placas, mas será através de controladores de terceiros adicionados para aumentar a funcionalidade do chipset. Você também pode usar esses controladores de terceiros para adicionar suporte a MultiGPU às placas baseadas nesses chipsets, que não o incluem. Esses dois chipsets cortam as faixas do PCI Express 3.0 em 20 e 16, respectivamente.

H310, a gama mais barata e mais limitada

Finalmente, temos as placas baseadas no chipset H310, essa é a mais simples e é a única que não oferece suporte à tecnologia Intel Optane, também não possui suporte para USB 3.1 gen 2 e oferece suporte apenas a um módulo de RAM por canal. Este chipset oferece apenas 6 pistas PCI Express 3.0 para placas gráficas, limitando seu potencial.

CNVi e outras notícias da plataforma Coffee Lake

O CNVi (conectividade integrada) é uma tecnologia oferecida apenas pelos chipsets H370, B360 e H310. É uma arquitetura de conectividade sem fio projetada pela Intel para seus processadores, eles foram introduzidos em 2017 com o Gemini Lake e agora chegaram à plataforma Coffee Lake.

Essa arquitetura de conectividade sem fio faz com que grandes blocos funcionais sejam movidos para o processador ou chipset, reduzindo o custo da placa-mãe. Isso também tem a vantagem de permitir que todas as placas-mãe H370, B360 e H310 ofereçam WiFi AC e Bluetooth 5.

Outras melhorias na plataforma Coffee Lake incluem melhor desempenho geral, graças a processadores de seis núcleos, overclocking aprimorado para frequências mais altas e recursos multimídia mais amplos.

Entre os novos recursos multimídia da plataforma, podemos citar o suporte para Rec. 2020 e HDR para conteúdo Blu-ray UHD, bem como a decodificação de hardware dos codecs HEVC 10 bits, HDCP 2.2 e VP9 de 10 bits, que permite o download de trabalhos ao processador ao visualizar o conteúdo nesses codecs amplamente usados.

Xbox

Escolha dos editores

Back to top button