Xbox

Amd x570 vs x470 vs x370: diferenças entre chipsets para ryzen 3000

Índice:

Anonim

Os processadores AMD Ryzen 3000 já são uma realidade e, com eles e sua tecnologia de 7 nm, vem o chipset AMD X570. E desta vez temos notícias interessantes sobre esse novo membro nas placas da nova geração da plataforma AMD. E também vem nossa obrigação de fazer a comparação entre AMD X570 x X470 x X370. Muito mais energia no LANES, suporte para o barramento PCIe 4.0 e, claro, uma maior complexidade nas placas-mãe onde os ventiladores estão presentes novamente.

Índice de conteúdo

O chipset X570 e a arquitetura atual da placa

Os processadores atuais são caracterizados por ter uma arquitetura baseada em SoC (System on a Chip) e o AMD Ryzen em suas três gerações é um exemplo disso. O que esse termo significa? Bem, basicamente trata-se de instalar na mesma pastilha ou silicone do processo, não apenas seus núcleos, aqueles que realizam cálculos e tarefas, mas também elementos como memória cache, já sabemos disso, e também a interface de comunicação com memória RAM e com as linhas PCI. Mesmo em alguns deles, também temos um IGP ou processador gráfico integrado.

Basicamente, estamos falando sobre a integração de toda a ponte norte no processador, isso é obviamente um grande alívio para os fabricantes e montadores de placas, pois o sistema de comunicação é bastante simplificado do ponto de vista das PCBs. Mas ainda é necessário um chipset ou chipset responsável por gerenciar outros elementos, como conexões periféricas, armazenamento e outros elementos. Trata-se de delegar, por assim dizer, certas funções ao chipset, chamadas ponte sul.

As chaves e a importância do chipset AMD X570 vs X470 vs X370 em uma placa-mãe

Bem, como qualquer outro processador, esse chipset terá uma certa capacidade de cálculo e um certo número de linhas ou LANES pelas quais circularão os dados que ele gerenciará. Existem diferentes chipsets no mercado para a plataforma Intel e para a plataforma AMD, que é o nosso caso. Os chipsets AMD são divididos em quatro famílias, as séries A, B e X, que podem ser desktop ou estação de trabalho. Até agora, e para desktop, tínhamos os chipsets A320 (low-end), B450 (mid-range) e X370 e X470 (high-end). Além de todas as versões anteriores, apesar de neste caso estarmos interessados ​​apenas no X370 e no X470.

Descartando o AMD A320 por ser o mais básico e sem lugar nessa comparação, os chipsets das séries B e X são de interesse, de fato, espera-se que o sucessor do B450, chamado B550, seja lançado em breve. Lembre-se de que ambos têm capacidade de overclock, embora com muito menos opções e energia do que os da série X. O interessante é que agora, e isso é para os novos processadores da série AMD Ryzen 3000, o novo chipset AMD X570 foi lançado, o que é Sim, em vez disso, traz muito mais notícias do que vimos entre o salto do X370 para o X470. E suas características fundamentais são incorporar suporte ao barramento PCI-Express 4.0, além de LANES e suporte nativo para portas USB 3.1 Gen2 a 10 Gbps.

Compatibilidade com AMD X570 com CPU Ryzen

É essencial saber que os novos processadores AMD serão compatíveis com chipsets mais antigos, assim como um AMD Ryzen 2700X é compatível com o X370 e X470, agora um AMD Ryzen 3950X será compatível com X570, X470, X370, B450 e B350, como dizemos. E essa é uma das coisas muito boas que a AMD tem, já que um usuário que deseja comprar um novo processador de 7 nm não precisará trocar a placa-mãe, apenas precisará garantir que o fabricante da placa-mãe ofereça uma atualização para o BIOS para fazer isso. compatível, obviamente, se eles não o tiverem, não conseguirão essa compatibilidade.

Neste ponto, devemos ter bom senso, ninguém deve pensar em montar um processador como o 3950X de 16 núcleos em um chipset de gama média e baixa, e até mesmo na geração anterior. E uma das razões é que perderíamos o suporte ao PCIe 4.0 oferecido pela CPU e a considerável melhoria no LANES. De fato, a AMD está desabilitando diretamente essa opção em sua biblioteca AGESA, para que essa faixa não possa ser ativada em placas diferentes da X570. A AGESA é responsável pela inicialização da plataforma AMD64 para os núcleos, memória e HyperTransport dos processadores.

Dito isto, pelo menos atualmente não será algo que vai nos tirar o sono, já que atualmente não temos GPUs que funcionam no PCIe 4.0, é mais, essa velocidade de 2000 MB / s nem sequer é útil em cada linha de dados para cima e para baixo. E também obteremos uma vantagem disso tudo, economizaremos o custo de comprar CPU + Board.

Também podemos pensar o oposto: posso comprar uma placa X570 e colocar minha Ryzen 2000? É claro que você pode, pelo que sabemos, a AMD manterá seu soquete PGA AM4 pelo menos até 2020 nas placas X570, mas não é um salto lógico sair da prateleira e manter o Zen1 ou Zen2 SoC. Observe que os processadores Ryzen de 1ª geração com e sem gráficos Radeon Vega não são, em princípio, compatíveis com o X570.

O AMD Ryzen 3000 é construído na forma de um chiplet (diferentes elementos em diferentes arquiteturas). De fato, temos uma interface de memória de E / S de RAM feita em 12nm, igual à Ryzen anterior, enquanto apenas os núcleos de processamento são fabricados em 7nm. O chipset, por sua vez, é um DIE de 14nm, portanto, a AMD economiza custos de produção suficientes para incorporar a tecnologia anterior, onde 7nm não é necessário.

AMD X570 vs X470 vs X370: especificações e comparação

Para continuar com a comparação, listaremos todas as especificações de cada um dos chipsets:

Da compatibilidade que já mencionamos na seção anterior, levemos em consideração que, oficialmente, não há compatibilidade com a Ryzen de 1ª geração nem com a APU Athlon, embora consideremos algo que está dentro da faixa normal devido ao grande salto de desempenho. entre as três gerações. Se há alguma coisa, há compatibilidade com versões anteriores de CPUs com chipsets mais antigos, então estamos com sorte.

Até 20 LANES para gerenciar

E, sem dúvida, a coisa mais importante sobre esse novo chipset serão as LANES ou faixas, e não apenas o chipset, mas também a CPU, e saber como eles serão distribuídos. Esses Ryzen 3000 têm um total de 24 LANES PCI, das quais 16 são usadas para a interface de comunicação com a placa gráfica e 4 são usadas para uso geral ou NVMe SSD 1x PCIe x4 ou 1x PCIe x2 NVMe e 2x SATA, é por isso que um dos slots NVMe sempre estará diretamente associado ao disco rígido. As outras 4 faixas restantes serão usadas para se comunicar diretamente com o chipset e, assim, aumentar essa melhor largura de banda. Essas CPUs também suportam 4x USB 3.1 Gen2, que geralmente são diretamente conectadas a elas nas placas.

Se agora nos voltarmos para ver a potência dos chipsets em termos de faixas, não há dúvida de que o chipset X470 é uma pequena atualização do X370, o que já discutimos em seus dias na respectiva comparação. O objetivo simples do X470 era implementar suporte com StoreMI semelhante ao Intel Optane e permitir que processadores com maior frequência de overclocking, graças ao Boost Overdrive.

Dito isso, mudamos para o AMD X570, que possui melhorias significativas. Agora temos um total de 20 LANs PCIe à nossa disposição, com maior capacidade de processamento e suporte para o barramento PCIe 4.0. Sabemos que os fabricantes têm acesso limitado a essas faixas para atribuí-las a diferentes propósitos. Nesse caso, 8 faixas serão obrigatórias para PCIe e outras 8 poderão ser usadas para outros dispositivos, como SATA ou periféricos, como USB, por exemplo, com fabricantes que tenham alguma liberdade de movimento nesse caso. Inicialmente, está previsto o suporte para 4 conectores SATA, mas os fabricantes poderão aumentar esse número em até 8, se assim o desejarem, como veremos em algumas placas-mãe topo de linha. As 4 pistas restantes serão usadas pelo chipset para se comunicar com a CPU.

Maior capacidade USB 3.1 e maior consumo

O chipset oferece ótimo suporte de até 8 USB 3.1 Gen2 a 10 Gbps, enquanto o chipset anterior foi limitado a suportar 2 dessas portas e 6 USB 3.1 Gen1 a 5 Gbps. Ele também suporta 4 portas USB 2.0 e, em princípio, nenhuma 3.1 Gen1, as reservou ao controle pela CPU ou pela livre escolha das LANES do fabricante. Em uma época em que a conectividade é tão importante, o poder desse chipset faz muitas diferenças em relação aos anteriores e, se não, espere para ver as especificações das novas placas. Obviamente, os fabricantes têm liberdade para escolher quantas dessas faixas são destinadas ao USB; portanto, temos placas de diferentes categorias e custos, como sempre.

Da mesma forma, a capacidade de trabalhar com CPU e memória foi aprimorada, com maior capacidade de overclock, pois nesse caso , a memória RAM de maior frequência é suportada, dependendo do caso, atingindo até 4400 MHz nos principais modelos. alcance. Isso também se traduz em maior consumo de energia, de fato os chipsets X470 e X370 consumiram exatamente o mesmo, 5, 8W sob carga. Agora, o X570 aumentou oficialmente para 11W, apesar de fabricantes e parceiros colocarem esse consumo em torno de 14 ou 15W. Isso explica a incorporação desses grandes dissipadores de calor com ventiladores e heat pipes distribuídos pelo chipset e pelo VRM.

Um problema que a AMD deste chipset ainda precisa resolver é o gerenciamento de energia, pois nunca cai abaixo de sua frequência máxima, apesar de não estar em uso, o que causa esses consideráveis ​​consumos de energia e, consequentemente, mais calor. E, como dizemos, os VRMs das placas-mãe também sofreram grandes mudanças, atingindo até 16 fases de fonte de alimentação nas de maior desempenho, basicamente para melhorar a entrega de energia e a qualidade do sinal, dividindo as fases em maiores quantidades. Isso sugere que o overclock deste novo Ryzen será mais agressivo, obviamente o aumento considerável de núcleos e threads até 16/32.

Conclusão

Até agora, nossa comparação dos chipsets AMD X570 x X470 x X370 é apresentada. Vemos muitas novidades entre este novo X570 e os dois anteriores, que eram basicamente simples atualizações um do outro. Todas as informações serão desenvolvidas quando for a vez de analisar em profundidade as novas placas-mãe.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

Você acha que esses novos Ryzen e X570 serão um antes e um depois em equipamentos de jogos de nova geração? Veremos mais CPUs AMD do que Intel a partir de agora?

Xbox

Escolha dos editores

Back to top button