Detector de impressão digital: o que são e para que servem
Índice:
- O que é o detector de impressão digital?
- Para que serve?
- Controlar aplicações
- Desligue ou atenda chamadas
- Pedidos de pagamento
- Navegação
- Detector de impressão digital na tela
O detector de impressão digital é um sensor presente em qualquer smartphone recente e é amplamente utilizado. Nós dizemos o que são e para que servem.
Embora exista alguma discrepância sobre qual smartphone foi o primeiro a incorporar o detector de impressões digitais, parece que o primeiro celular a incorporar essa tecnologia foi o Pantech Gl100 em 2004. No entanto, toda a sua utilidade foi retirada em 2013, com a chegada do HTC One Max e do iPhone 5s.
Eles percorreram um longo caminho desde então, portanto, a seguir, falaremos sobre o detector de impressões digitais.
Índice de conteúdo
O que é o detector de impressão digital?
É um sensor que serve como um sistema de reconhecimento da identidade do usuário do telefone, graças às impressões digitais. A partir de hoje, ele pode estar localizado na parte frontal do telefone, na parte traseira, na lateral e sob a tela.
Desde 2013, tornou-se um padrão no mundo dos smartphones, porque era um método muito rápido de desbloquear um telefone. Não foi apenas projetado para permitir que o telefone reconheça a identidade do usuário, mas depois veremos que existem muitas funções adicionais.
A Sony foi a precursora da incorporação do detector de impressões digitais na lateral de seus dispositivos, porque procurava um sistema o mais intuitivo e confortável possível. Por outro lado, Apple e Samsung apostariam no sensor na frente em seus modelos.
Dito isto, não se pode dizer que os primeiros a padronizar esse sensor foram Apple, Samsung ou HTC, mas muitos analistas apontam que o Toshiba G500 foi o primeiro a padronizar essa tecnologia em 2007.
Finalmente, no caso da Apple, o Touch ID não será mais usado, mas a marca Cupertino optou pelo reconhecimento facial.
Para que serve?
É um sensor usado principalmente para desbloquear o telefone com nossa impressão digital, mas podemos encontrar muitas funções adicionais que podem tornar esse sistema de reconhecimento muito útil.
É um sensor que busca agregar segurança ao seu telefone, como aumentar algumas funções possíveis graças aos seus gestos. As funções do sensor variam de acordo com o fabricante do smartphone, embora por meio de um aplicativo seja possível aproveitá-las.
Controlar aplicações
Existem aplicativos com os quais podemos tirar proveito desse sensor como um atalho, como os seguintes:
- Câmera, para tirar uma foto ou começar a gravar uma galeria de vídeos, navegar entre os menus ou passar fotos Navegadores, alterar a guia ou a janela Music player, pausar, alterar ou reproduzir músicas Bloquear aplicativos
Desligue ou atenda chamadas
É possível desligar ou atender uma chamada colocando o dedo no detector de impressão digital, o que pode facilitar muito as coisas e complicá-las. Tudo vai depender de onde o sensor está localizado e de como é fácil acessá-lo, algo que não acontece no Galaxy S8, por exemplo.
Pedidos de pagamento
Como no caso do Apple Pay ou Samsung Pay, para pagar com nosso smartphone, precisamos colocar nossa impressão digital como sinônimo de identificação. De qualquer forma, você pode pagar perfeitamente digitando o PIN, mas usando o detector de impressão digital, obtemos uma experiência mais rápida.
RECOMENDAMOS VOCÊ Comparação: Lenovo A850 vs Jiayu G5Navegação
Podemos navegar entre os aplicativos usando os gestos do sensor de impressão digital, algo que parece não ter se destacado entre os usuários, porque é sempre mais intuitivo e natural fazê-lo da maneira convencional. De qualquer forma, isso vai depender do iniciador do nosso telefone.
Detector de impressão digital na tela
Essa é a evolução do leitor de impressão digital convencional, eliminando o "espaço" ou o botão "casa" de alguns smartphones. Surgiu com a aparência de "telas infinitas" como uma solução para aproveitar toda a frente do terminal e usá-lo como uma tela.
Começou a ser implementado nos telefones lançados em 2018, como é o caso do Samsung Galaxy S10, do Huawei P30 Pro, do OnePlus 7 Pro ou do Xiaomi Mi A3. Não é de surpreender que alguns detectores de impressões digitais na tela funcionem melhor do que outros, mas o problema de design deles se aplica aos protetores de tela, embora pareça ter sido corrigido em alguns modelos.
O primeiro smartphone a incorporar essa tecnologia foi o Vivo X20 Plus.
Agora você sabe o que é um detector de impressão digital e para que serve. Se você tiver alguma dúvida, gostaríamos que você as deixasse abaixo porque gostamos de lê-las e agradecemos o seu feedback.
Que funções do detector de impressão digital você usa? Qual você gosta mais?
Aplicações portáteis: para que servem e para que servem?
Aplicativos portáteis são softwares que você pode executar e usar no seu computador sem ocupar espaço adicional.
Mouse de impressão digital HP, um mouse com um scanner de impressão digital incluído
O HP Fingerprint Mouse é um novo mouse com um design convencional, mas que inclui um sensor de impressão digital em seu corpo, todos os detalhes.
Conn Conectores de alimentação atx e 8 pinos eps de 24 pinos para que servem e para que servem?
Neste artigo, veremos a importância da fonte de alimentação e de seus conectores mais importantes para a placa-mãe, o ATX e o EPS ✅