Notícia

Válvula digital desenvolvida como contraceptivo

Anonim

Como já sabemos, a tecnologia continua avançando e não para. Um novo implante promete ser capaz de interromper temporariamente o fluxo de esperma nos homens. Com isso, o resultado seria semelhante a uma vasectomia que pode ser controlada. Mas sem qualquer tipo de intervenção cirúrgica. Tudo através da tecnologia.

Essa grande e original idéia, que por sinal já era necessária, vem de um alemão chamado Clemens Bimek. Em várias entrevistas, ele afirmou que pensa em como desenvolver esse implante há 20 anos. Foi enquanto ele assistia a um documentário sobre métodos contraceptivos em casa que a idéia veio à sua mente. E a partir daí, ele não parou de pensar em como desenvolvê-lo e alcançar as pessoas.

De maneira simples, o implante é como uma válvula que permite o fluxo de esperma ou não. Bimek passou a investir no projeto depois de ver que não havia patente registrando um método similar de contracepção masculina. E foi uma das melhores ideias dos últimos anos.

Bimek é, por profissão, um carpinteiro. Isso trouxe alguns problemas para ele. Muitos dos médicos que ele procurou não o levaram a sério. Outros o encorajaram a continuar e o ajudaram com seu conhecimento. Foi isso que ele revelou em uma entrevista.

A válvula não foi apenas desenvolvida, mas também entrará na fase de testes ainda este ano, que pode chegar ao mercado em alguns meses. A válvula será implantada em 25 homens. O nome do produto é Bimek SLV.

Segundo o próprio desenvolvedor, as válvulas são pequenas, com menos de 2, 5 cm e pesando menos de três gramas.

Com uma cirurgia simples de meia hora, a válvula é implantada no ducto deferente e no caminho pelo qual o esperma passa. A válvula pode ser operada sob a pele do escroto.

Alguns médicos afirmam que o implante pode ser uma opção razoável para uma vasectomia. Segundo um médico que participou da cirurgia para colocar o implante em Bimek (o único que já tem válvula), um terço dos pacientes que fazem vasectomia faz outra cirurgia para retornar mais tarde.

Outros, no entanto, são resistentes à idéia. As preocupações vão desde possíveis problemas de saúde decorrentes do implante até o mau funcionamento da válvula. Mas nada está confirmado ainda.

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button