Processadores

Quando fazer overclock em um processador ou placa gráfica

Índice:

Anonim

Se você não estiver familiarizado, o overclock é o processo de definir a velocidade do clock da CPU mais alta para aumentar seu desempenho. O overclock é uma maneira comum de melhorar o desempenho do computador para usuários sérios, mas também carrega sua parcela de riscos, especialmente para iniciantes. Neste artigo, explicamos se vale a pena fazer overclock na CPU e na placa de vídeo e quando você deve fazer isso.

Índice de conteúdo

Quando fazer overclock em tudo o que você deve considerar antes de fazer isso

O tema típico do overclock é o processador principal, mas a placa de vídeo também pode ser com overclock para aumentar o processamento gráfico, assim como a RAM. Não existe uma regra única sobre a rapidez com que um processador pode ser acelerado, pois cada overclocking produzirá resultados diferentes e isso poderá dificultar a decisão de se o overclocking é ideal para você. A resposta é sim e não.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre O que é um SSD e como ele funciona

O overclock pode ser demorado e caro, especialmente se você tiver pouca experiência com as configurações do seu PC. Além de alterar o multiplicador, você também pode precisar alterar as configurações de tensão, a velocidade de rotação do ventilador e outros fundamentos importantes e frágeis. Então você precisa fazer overclock?

Processadores com overclock são frequentemente associados a jogos mais suaves, mas há uma disparidade com a realidade. Acelerar a CPU pode não fazer muito pela sua experiência de jogo. Isso ajudará os programas particularmente exigentes a serem executados mais rapidamente, mas você provavelmente não notará o efeito nos jogos. Se sua máquina for nova o suficiente para executar os títulos mais recentes, é provável que sua CPU seja suficiente. Por outro lado, fazer overclock na placa de vídeo pode ser uma opção mais interessante para obter melhores gráficos com mais confiabilidade.

É provável que o overclock da CPU ajude a executar programas avançados de imagem em 3D, aplicativos profissionais de edição de vídeo e software semelhante. Quantos usuários fazem overclock porque realmente precisam? Relativamente poucos. A maioria dos usuários faz overclock em seus PCs porque pode e, depois, pode se gabar. É uma maneira de mexer no seu PC e obter mais com algumas ferramentas simples, e isso atrai muitos fãs.

Overclocking nunca é gratuito

No entanto, isso também convida ao principal problema do overclock: overuse. Você não pode dar esteróides ao seu PC sem algumas desvantagens. Um processador com overclock consumirá mais energia, produzirá muito mais calor e acabará se desgastando mais rapidamente. Pode custar-lhe mais dinheiro para fazer overclock a longo prazo e anulará qualquer garantia que sua CPU possa ter.

Os multiplicadores são fáceis de configurar, mas os processadores também são fáceis de fritar, existe um dar e receber. Um pouco de overclock, digamos um aumento de 10%, não é difícil de implementar e não forçará muito o seu processador, mas os efeitos também podem ser decepcionantes. Por outro lado, adicionar várias centenas de megahertz é comum e evita a zona de perigo para a maioria dos PCs. Mas aumentar a velocidade em maior extensão, digamos, 1 GHz, é outro jogo de bola que requer refrigeração adicional e possivelmente novas fontes de alimentação. É possível, mas não aconselhável para a maioria dos usuários.

Então é bom fazer overclock ou não

Mais importante ainda, o processo de overclock depende de quanto tempo você está disposto a fazer da maneira certa. Você pode executar um procedimento rápido de overclock e apenas baixar o software de teste correto e alterar algumas configurações, mas isso causará mais problemas do que vale a pena.

O overclock adequado e seguro exigirá investigação prévia e, talvez, a solicitação de algumas peças adicionais, como o dissipador de calor. Após o trabalho de preparação, você deve começar a implementar testes básicos, baixar o teste de estresse correto e fazer as modificações na CPU; essas são etapas relativamente rápidas que podem levar cerca de uma hora. Porém, a realização do teste de estresse, que você deve fazer após cada alteração, deve demorar algumas horas, pois monitora a temperatura e a atividade para determinar a estabilidade. Isso geralmente leva alguns dias para consertar, o que pode ser muito longo para a maioria dos usuários. Por outro lado, se você é um hobby, passar alguns fins de semana em um projeto de overclock pode parecer divertido.

Como conclusão final, podemos dizer que, se você pode lidar com o elemento da incerteza, com os testes necessários para estabilizar e mexer com as partes mais elementares do seu PC, o overclock está ao seu alcance. Se você realmente não tem dinheiro para gastar, as ferramentas corretas de overclocking ou a vontade de se aprofundar no gerenciamento de hardware, o overclocking não é para você. Embora seja mais fácil do que nunca e não seja mais particularmente arriscado, exige um bom conhecimento e muita paciência.

Isso termina nosso artigo sobre se eu preciso fazer overclock em um processador e se vale a pena fazer isso. Lembre-se de que você pode compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais, para que ele possa ajudar mais usuários que precisam.

Fonte Technologydunia

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button