Tutoriais

Quais são as diferenças entre os soquetes intel

Índice:

Anonim

Tudo dentro de um computador gira em torno da comunicação, seja entre os diferentes elementos de uma máquina, o usuário que a utiliza ou os diferentes equipamentos envolvidos nesse uso. A principal conexão entre o processador, o cérebro de nossa equipe e a placa na qual repousam os diferentes componentes de nossa equipe é o soquete (ou soquete), que a Intel foi pioneira em sua aplicação. Hoje queremos explorar esse sistema, através das diferenças entre os soquetes da Intel hoje e suas características.

Índice de conteúdo

O que é um soquete ou soquete

Para continuar este texto, acreditamos que é consistente falar sobre o que exatamente é um soquete de CPU na computação. Essa abertura é a maneira pela qual nossa CPU recebe os recursos necessários para sua operação e a do equipamento. Por esse soquete, o processador recebe energia, é fixado à placa e se comunica com o chipset e os componentes do equipamento, como memórias.

Quando falamos de soquete , ou soquete, geralmente fazemos isso referindo-se àqueles que permitem essa conexão sem a necessidade de solda, permitindo alterações no processador em uma arquitetura aberta. No caso de sistemas como laptops, consoles ou similares, essa conexão é feita por solda e não permite alterações.

Dependendo de como é essa conexão, podemos falar sobre diferentes tipos de soquetes, sendo o mais difundido:

  • PGA ( Pin Grid Array ). É a conexão mais antiga. Nele encontramos os pinos de conexão no processador e os contatos no próprio soquete. LGA ( Land Grid Array ). Normalmente, nos processadores Intel, a conexão é diferente da PGA, com os pinos no soquete e a conexão no processador. BGA ( matriz de grade de esferas ). O formato usado nas conexões soldadas, que impedem modificações pelo usuário.

A distribuição desses pinos e seu número geralmente depende do consumo de energia dos processadores e de sua tensão, embora as funções dessa parte também entrem em jogo.

Soquetes para processadores Intel

A Intel é pioneira no uso desse sistema de conexão entre a placa-mãe e o processador, por isso também é a que tem mais história. Por mais de 10 anos, o método de conexão usual para seus processadores é o LGA para todos os sistemas que não possuem o chip soldado.

O relacionamento da empresa em Mountain View com essa conexão é, no entanto, um tanto violento. Os rodapés da empresa costumam ter uma vida curta no mercado, que acaba sendo traduzida em um grande número deles ao longo dos anos e através de diferentes séries. Desde a criação do LGA 775, podemos ver mais de 15 iterações diferentes:

Neste artigo, a Intel possui dois soquetes principais para seus processadores de desktop: o LGA 1151 (rev2) para uso doméstico e o LGA 2066 para servidores e o entusiasta. As diferenças entre os dois giram, quase inteiramente, nos processadores que eles suportam e em suas características.

RECOMENDAMOS VOCÊ Tipos de teclados mecânicos: total, TKL, 75% e 60%

Sobre chipsets e soquete

Para fechar este texto, gostaríamos de conversar um pouco sobre chipsets . Se o soquete for a conexão entre a placa-mãe e o processador, esse circuito auxiliar será responsável pela comunicação entre as duas partes. A relação entre soquete e chipset é determinada pelos processadores que eles suportam, uma vez que ambos foram desenvolvidos em torno deste componente do equipamento.

Placas-mãe diferentes terão chipsets e soquetes diferentes, o que lhes dará compatibilidade com séries específicas de processadores, mas esses dois elementos não devem ser confusos ou indevidamente relacionados. Já dedicamos um espaço mais focado nesse elemento em outro de nossos artigos.

A Intel integraria os gráficos AMD Radeon em seus processadores

E isso é tudo o que temos a dizer sobre quais são as diferenças entre os soquetes da Intel sem entrar em mais detalhes técnicos. Se você quiser saber mais sobre esses chipsets e mais seções deste componente, convidamos você a ler mais em nosso artigo sobre os chipsets de nossas placas-mãe ou sobre as melhores placas-mãe que podemos encontrar no mercado hoje.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button