Crystaldiskinfo: o que é e como verificar a saúde do nosso ssd?
Índice:
- CrystalDiskInfo
- Opções
- Opções irrelevantes
- Opções menos relevantes
- Opções relevantes
- Palavras finais no CrystalDiskInfo
Há algum tempo, vimos todos os recursos e funcionalidades que tínhamos no programa CrystalDiskMark . Hoje faremos o mesmo, mas desta vez com seu irmão CrystalDiskInfo . Este segundo nos servirá principalmente para monitorar dados de unidades de memória e testar algumas de suas características.
Índice de conteúdo
CrystalDiskInfo
Nós avisamos: para mostrar as características e funcionalidades do CrystalDiskInfo , usaremos a versão padrão do programa.
Para instalar qualquer uma dessas três versões, teremos que baixar um instalador no formato.exe.
A primeira coisa que ele nos solicita (além de algumas permissões do sistema) é selecionar o idioma para o qual podemos escolher entre inglês ou japonês . Depois, teremos que aceitar algumas licenças e depois estabelecer o local da instalação. Após mais ou menos um minuto de espera, o processo de instalação deve ter terminado e você pode iniciá-lo.
A primeira coisa que você verá será uma tela como a seguinte:
CrystalDiskInfo: unidade SSD
No nosso caso, temos duas unidades de armazenamento (um SSD e um HDD), para que possamos alternar entre memórias. Como você pode imaginar, os dados mudam um pouco, pois as tecnologias são diferentes. No caso da segunda tela (que mostra o HDD) , veremos algo como isto:
CrystalDiskInfo - Unidade de disco rígido
A primeira coisa que se destaca é o grande indicador que o "Estado de Saúde" mostra . É um ótimo botão que nos diz em poucas palavras como está nossa unidade de armazenamento. Na maioria dos casos, deve estar "OK" , a menos que o disco esteja danificado ou tenha sido usado várias vezes e tenha pouca expectativa de vida.
Da mesma forma, o atual painel de temperatura da memória também se destaca bastante . Os graus que eles nos mostram são em tempo real e, por qualquer motivo, você pode alterá-lo para o Sistema Imperial (ºF - Fahrenheit) .
No centro da tela, você verá informações gerais sobre o disco, como nome do modelo, firmware e muito mais.
Por outro lado, abaixo, você verá uma série de recursos SMART (Tecnologia de análise e relatórios de monitoramento autônomo, em espanhol). Se o seu disco permitir, você poderá ver informações mais detalhadas sobre o desempenho em tarefas como tempo de inicialização ou taxa de erro.
Opções
A verdade é que este programa tem um grande número de opções. Eles estão todos divididos em 7 abas na barra superior, então vamos dividi-los em pequenos grupos.
Para começar, entraremos nas configurações mais superficiais e triviais e, pouco a pouco, nos aprofundaremos nos grupos mais importantes.
Opções irrelevantes
Um grupo com esse nome pode parecer estranho para você, mas aqui agruparemos as opções de configuração que não influenciam o uso do programa. Estranhamente, o CrystalDiskInfo não possui poucas opções como essa e nos parece estranho que, após tantas atualizações, eles não tenham otimizado.
Um caso muito óbvio é a guia Disco .
Como você já viu, na equipe de amostra , temos duas memórias, um SSD e um HDD . Bem, a opção Disco é válida apenas para alterar a unidade selecionada que veremos na tela principal.
O problema é que já temos essa funcionalidade na mesma tela principal do aplicativo. Se pressionarmos o botão "Good 35ºC C:" ou "Good 30ºC D:" , podemos mudar a unidade e também mais rapidamente.
A próxima coisa que falaremos é sobre o arquivo .
Em algumas aplicações, é uma guia notavelmente importante e geralmente contém algumas opções interessantes. No entanto, aqui não temos nada disso.
No CrystalDiskInfo , o arquivo contém apenas a opção Sair , que possui um atalho padronizado (Alt + F4) i que funciona em qualquer lugar do sistema. Além disso, essa ação também pode ser realizada pressionando o X no canto superior direito do programa.
Finalmente, veremos um dos menos relevantes, mas que pelo menos muda algo notável. A última guia para ver é o tema .
Como em seu programa irmão, o Tema nos ajuda a mudar a aparência do programa. Podemos editar:
- O zoom do programa, pois não podemos editar como queremos o tamanho da janela. Ativar ou desativar um filtro verde. Alterar a fonte das letras Escolha entre três temas (se tivermos outras versões do CrystalDiskInfo, teremos outro número de temas).
Para você comparar, deixamos uma captura de tela do tema "FlatSquare" ao lado da fonte "Monotype Corsiva" (não, não é um erro de digitação) .
Opções menos relevantes
As opções neste grupo terão pouca importância, mas elas terão algum tipo de impacto em nossa interação com o programa. Por exemplo, a seção Idioma não é muito relevante para a configuração do programa, mas se estiver em um idioma desconhecido, não poderemos usá-lo.
Se você notou, o programa detectou diretamente que o idioma recomendado é o espanhol . No entanto, algumas palavras continuam em inglês, como no CrystalDiskMark .
Todos os idiomas que podemos mudar estão entre essas duas categorias principais, mas temos uma terceira opção. "SMART em inglês" é para os dados exibidos na lista SMART . aparecem em inglês, o idioma nativo dessa tecnologia. Assim, se queremos analisar os resultados juntamente com um manual ou guia, podemos encontrar mais facilmente as variáveis.
Na seção de ajuda , temos o típico.
As três primeiras opções nos levam ao site CrystalDiskInfo , ao site CrystalDewWorld e à página da Wikipedia sobre tecnologia SMART . Para as diferentes consultas que temos, teremos uma fonte para a qual recorrer.
Por outro lado, "Sobre o CrystalDiskInfo" abre uma pequena janela onde são exibidas informações gerais sobre o aplicativo. Veremos coisas como a versão ou a data de lançamento da última atualização.
Por fim, falaremos sobre a guia Editar . Na linha das outras duas subseções, não é muito importante para o funcionamento do CrystalDiskInfo , mas altera algumas funcionalidades um pouco.
RECOMENDAMOS A Western Digital apresenta o novo SSD WD Blue SN550 M.2 NVMeAs quatro opções que você vê mudam como Ctrl + C (Copiar) funciona . Se você pressionar esse atalho com a janela CrystalDiskInfo ativa, copiará todos os dados possíveis de todos os discos que você possui.
As três primeiras opções adicionarão ou removerão informações ao texto copiado. Cada bloco de dados será marcado por um título inicial, para que você saiba quais dados pertencem a essa opção. Além disso, a opção "Visualização ASCII" será usada para alterar a exibição de certos dados da cópia.
Opções relevantes
No final, há apenas uma opção nesse grupo, mas você não precisa temer. A guia Função possui detalhes suficientes para precisar de sua própria seção.
As quatro primeiras opções nos ajudam a determinar como e com que frequência os dados são atualizados:
- Atualizar dados agora de forma assíncrona Determina com que frequência os dados são atualizados (1 min - 1440 min) Determina em quais atualizações de dados das unidades são executadas (Todas / Nenhuma / Apenas algumas memórias) Verifique novamente se há unidades de armazenamento novo.
A opção Gráfico é usada para ver o comportamento de uma, várias ou todas as memórias disponíveis. Podemos comparar dados comuns, como temperatura ou mais específicos, como informações obtidas via SMART (elas são suscetíveis a erros).
O final dos gráficos é bugeada
As próximas três opções são um pouco mais passivas.
Por um lado, Ocultar número de série censura apenas o número de série com asteriscos na tela principal. Por outro lado, o Meter na barra de tarefas é usado para minimizar o aplicativo na barra de tarefas ao fechá-lo. Da mesma forma, se essa opção estiver ativada, quando você ligar o aplicativo, ele será iniciado em segundo plano e você não verá nenhuma janela se abrir . Por fim, comece com o Windows e você pode imaginar para que serve.
Vamos deixar o próximo grupo de três opções para o final. Antes, verificaremos as duas últimas opções, que simplesmente servem como atalhos para a configuração do sistema .
Conforme indicado, o primeiro abrirá o gerenciador de disco e o segundo abrirá o gerenciador de dispositivos.
Para finalizar, falaremos sobre o último trio de opções:
- A primeira é uma lista de verificações nas quais indicaremos quais ações queremos ser alertadas. Por exemplo, indique se queremos que um alerta seja emitido com um email recebido e com que tom. O segundo conglomerado possui todas as opções avançadas que podemos ter, que não são poucas. Há coisas interessantes como alterar o sistema usado, ocultar dados não- SMART ou instalar alguns plug-ins adicionais.O último grupo também é uma lista de verificações, embora apenas altere pequenos aspectos do programa, como o Modo IE8 (Internet Explorer 8) .
Palavras finais no CrystalDiskInfo
Esperamos que você tenha entendido o artigo facilmente e que tenha aprendido algo novo hoje. Se você tiver alguma dúvida, recomendamos que você acesse o site Crystal Dew World e pergunte diretamente aos criadores. Eles certamente poderão fornecer uma resposta mais precisa sobre o programa.
Do nosso lado, não temos muito mais a lhe dizer, então agora é a sua vez. O que você acha do CrystalDiskInfo ? Quais seções você alteraria para melhorá-lo (adicionar ou remover recursos)? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.
Fonte CrystalMarkCrystalDiskInfoComo verificar a versão do Microsoft Office que eu instalei
Como verificar a versão do Microsoft Office que eu instalei. Descubra a maneira pela qual podemos conhecer a versão que instalamos do pacote Microsoft office em nosso computador.
Como escolher o laptop que melhor se adapta ao nosso orçamento
Como escolher o laptop que melhor se adapta ao nosso orçamento. Saiba mais sobre os aspectos a serem considerados ao comprar um novo laptop.
Como impedir que um hacker use nosso computador para minerar criptomoedas
Como impedir que um hacker use nosso computador para minerar criptomoedas. Descubra essas soluções para evitar seqüestrar sua CPU.