Análise do Corsair a500 em espanhol (análise completa)
Índice:
- Características técnicas da Corsair A500
- Desembalagem
- Design de bloco
- Fãs do Corsair ML120
- Montagem e compatibilidade
- Teste de desempenho com o Corsair A500
- Palavras finais e conclusão sobre o Corsair A500
- Corsair A500
- PROJETO - 93%
- COMPONENTES - 91%
- REFRIGERAÇÃO - 88%
- COMPATIBILIDADE - 90%
- PREÇO - 87%
- 90%
A Corsair retorna ao mundo do resfriamento do ar com uma nova criação que não nos deixou indiferentes. O Corsair A500 não é apenas um dissipador de calor para usar, mas até os mínimos detalhes foram pensados em sua construção. Um exemplo disso é a excelente estética, a compatibilidade ou a capacidade de modificar a altura dos dois ventiladores do ML120 que ele integra.
Um único dissipador de calor TDP de 250W de torre, mas bastante alto, pois mede nada menos que 169 mm de altura com os ventiladores montados. Então, veremos o desempenho da plataforma X299 da Intel com o i9-7900X. Sem mais delongas, vamos começar!
Mas primeiro, temos que agradecer à Corsair por nos dar esse bom dissipador de calor para nossa análise aprofundada.
Características técnicas da Corsair A500
Desembalagem
O Corsair A500 vem em uma caixa de grandes dimensões, de acordo com o que o dissipador de calor ocupa, o que surpreenderá mais de um. Nele, temos uma imagem do dissipador de calor completamente montada na face principal, enquanto na parte traseira temos mais fotos com suas medidas e informações sobre suas características.
Lá dentro temos o suficiente para sair e certamente nunca conseguiremos deixar tudo tão perfeito quanto ele vem. Em seguida, encontramos o dissipador de calor e seus ventiladores totalmente montados e perfeitamente encaixados em um molde sanduíche de plástico transparente. Além de tudo, temos uma pequena caixa de papelão que armazena o restante dos acessórios.
Neste pacote, encontraremos os seguintes elementos:
- Dissipador de calor Corsair A500 2x Kit de montagem dos ventiladores Corsair ML120 montados para soquetes Intel e AMD Parafusos de montagem 1g Seringa de pasta térmica 1g Cabo LNA para fãs Guia de instalação da chave de fenda do driver estrela
Obviamente, a placa traseira de metal para soquetes Intel e todos os adaptadores AMD para sua própria placa traseira estão incluídos. Vamos notar que todas as malas estão perfeitamente identificadas com sinais para saber o que temos para montar em qual soquete. Muito bem pensado, senhores da Corsair.
Design de bloco
Antes de tudo, vamos explorar e explicar todos os detalhes e o design que este Corsair A500 nos propõe. É um dissipador de calor de um bloco, mas é muito grande sem os ventiladores instalados, especificamente estamos falando de 137 mm de largura, 103 mm de comprimento (ou vice-versa) e atenção, 169 mm de altura. Vamos pensar que a maioria dos chassis de gama média e baixa do mercado são suficientemente amplos para dissipadores de calor com 165 mm de altura, por isso devemos prestar muita atenção a esse fato.
Com a captura anterior, vemos que esta torre é feita de alumínio de excelente qualidade e com um grande número de aletas colocadas horizontalmente, como a maioria dos dissipadores de calor que exigem um fluxo transversal de ar. Também vemos que 4 heatpipes de cobre niquelado de cada lado são responsáveis por manter a estrutura e distribuir o calor capturado na CPU por todo esse bloco. A capacidade de dissipação sobe para 250W, no nível de refrigeração líquida.
Mas talvez a coisa mais importante sobre o Corsair A500 em termos de design seja que uma estrutura plástica com 4 trilhos tenha sido instalada nos cantos. Sua função é permitir a instalação dos dois ventiladores nas extremidades de uma maneira incrivelmente simples. E não apenas isso, mas também podemos movê-los para cima ou para baixo, de acordo com o perfil de nossos módulos de memória.
Na posição normal, ele suporta uma altura de 45 mm, mas se a movermos para cima , podemos colocar qualquer memória sob ela. Obviamente, lembre-se de que a altura do aparelho aumentará, deixando de ser 169 mm, mas pelo menos 179 ou mais. E as medições com as duas ventoinhas instaladas aumentam para 144 mm de largura, 171 mm de comprimento e 169 mm de altura, uma vez que cada ventoinha ocupa 25 mm a mais do que o necessário para sua instalação.
Não queremos deixar a área superior para trás, porque nela temos uma placa de alumínio escovado, mas com uma cor acinzentada de cobre que servirá para cobrir todo o sistema de fixação dos ventiladores. Podemos removê-lo e colocá-lo de uma maneira fácil, apenas puxando com os dedos. Nele não temos nenhum tipo de iluminação, mas dá uma aparência sensacional e muito premium ao conjunto.
Também não falta o respectivo logotipo da Corsair ou uma grade de metal que permita a entrada e saída de ar. Lembre-se de que precisamos removê-lo temporariamente para fixar o dissipador de calor no soquete com os parafusos.
Agora vamos para o fundo do Corsair A500, onde vemos uma placa fria de tamanho relativamente padrão. Isso cobrirá suavemente o IHS de uma AMD Ryzen ou Intel Core i9 X-series, mas não além disso. Em toda a área, temos a pasta térmica pré-aplicada de forma a fornecer uma distribuição uniforme em todo o processador. Apenas para o caso, a Corsair incluiu uma pequena seringa de 1 g de sua pasta térmica XTM50, para manutenção ou futura montagem em nossas placas.
Também podemos ver claramente como são os tubos de calor de cobre que compõem a placa fria, estando em contato direto com a CPU para melhorar a transferência de calor. No total, temos 4, que são divididos em cada lado, formando 8 hastes distribuídas ao longo do bloco.
Fãs do Corsair ML120
O Corsair A500 inclui dois ventiladores Corsair ML120 já instalados, um dos mais vendidos pelo fabricante, graças ao seu desempenho neste tipo de soluções e ao resfriamento térmico e líquido. Obviamente, um é instalado para aspirar ar no bloco e o outro para removê-lo e expulsá-lo.
Embora seja um sistema bastante bem integrado em termos de instalação, não teremos problemas para removê-lo a qualquer momento e poder instalar os ventiladores que acreditamos serem adequados. E é que em cada quadro, os ventiladores são instalados com seus quatro parafusos correspondentes como uma montagem tradicional. Contanto que sejam 120 × 120 mm, garantiremos compatibilidade.
Os mais importantes serão os benefícios que eles nos darão, sendo ventiladores que usam um sistema de levitação magnética (ML) para girar. O bom desse sistema é que ele oferece maior durabilidade do que os rolamentos, com uma garantia de 5 anos para os adquiridos de forma independente, atualmente os encontramos em um pacote de 2 por 26 euros.
E nesta versão de 120x120x25 mm, temos ventiladores compatíveis com o controle PWM e que variam entre 400 e 2400 RPM. Seu fluxo de ar na velocidade máxima sobe para 75 CFM, não sendo muito alto, mas sua pressão estática de até 4, 2 mmH2O. Sendo então os fãs orientados para dissipadores de calor que geram um ruído de 37 dBA que certamente não é pouco.
Nesta versão básica, não temos compatibilidade com o iCUE nem iluminação RGB integrada.
Montagem e compatibilidade
E agora só precisamos ver com mais detalhes o método de instalação do Corsair A500, que fizemos na plataforma LGA 2066, uma das mais simples.
No nosso caso, usaremos os adaptadores para esta plataforma, que consiste em duas placas instaladas em 4 parafusos que elevam o plano do dissipador de calor para colocá-lo no nível da CPU. Por sua vez, o bloco precisará apenas de dois parafusos para fixá-lo nessas placas e estará em perfeito contato com o IHS. Esses dois parafusos possuem uma arruela de pressão que limita a profundidade da rosca e uma mola para controlar a pressão exercida no processador.
Para parafusar o sistema, uma chave de fenda foi incluída com o tamanho certo para acessá-los de cima. Para fazê-lo corretamente, teremos que remover a guarnição de metal da parte superior do dissipador de calor, conforme mostrado na imagem.
Como revisão, teremos compatibilidade com os seguintes soquetes:
- Intel: LGA 1150, 1151, 1155, 1156, 2011, 2011-v3 e 2066 AMD: AM2 / +, AM3 / + e AM4
Somente o TRX4 e o TRX40 são deixados de fora como o soquete atual dos Threadrippers e os soquetes das gerações anteriores que já foram descontinuados.
Com a instalação realizada, podemos ver o tamanho do dissipador de calor, ocupando quase completamente a placa-mãe usada, apesar de ser um único bloco. Realmente gostamos do fato de podermos facilmente criar ventiladores para se ajustarem às memórias do Corsair Dominator, que têm um dissipador de calor muito alto.
O acabamento é excelente do nosso ponto de vista, digno de uma faixa alta / premium, então vamos ver se os resultados da temperatura justificam o desempenho.
Teste de desempenho com o Corsair A500
Após a montagem, é hora de mostrar os resultados da temperatura com este Corsair A500 em nossa bancada de testes, que consiste nos seguintes elementos:
BANCO DE TESTE |
|
Processador: |
Intel Core i9-7900X |
Placa de base: |
Asus X299 Prime Deluxe |
Memória: |
Dominator Corsair de 32 GB a 3600 MHz |
Dissipador de calor |
Corsair A500 |
Placa gráfica |
EVGA RTX 2080 Super |
Fonte de energia |
Corsair AX860i |
Para testar o desempenho deste dissipador de calor com os dois ventiladores instalados, submetemos o Intel Core i9-7900X a um processo de estresse com o Prime95 por um total de 48 horas ininterruptas e na velocidade de estoque. Todo o processo foi monitorado pelo software HWiNFO x64 para mostrar a temperatura mínima, máxima e média ao longo do processo.
Também devemos levar em consideração a temperatura ambiente, mantida permanentemente a 24 ° C.
Os resultados refletem que é um dos melhores dissipadores de calor de bloco único que temos em nossas mãos, com temperaturas praticamente iguais às do ambiente a 26 o C.
Quando enfatizamos o conjunto durante esse longo período, encontramos uma média no auge de sistemas de refrigeração líquida como o Corsair H60 e outros mais potentes, como o Orij 240 da Raijintek. Ele ultrapassa alguns testados recentemente como o Assassin III, que possui um bloco duplo quase rastreado no Noctua D15.
E, finalmente, nos picos de temperatura, também temos um sistema sob controle e nunca superior a 80 o C. Acreditamos que, com 5 tubos de calor ou 6 em vez de 4, o sistema teria obtido uma melhor resposta a aumentos repentinos de temperatura por ter mais elementos de transporte de calor, mas não é uma desvantagem para esses números.
Palavras finais e conclusão sobre o Corsair A500
Certamente, a coisa mais marcante sobre este dissipador de calor é o cuidado com o qual ele foi criado. Temos um dissipador de calor de bloco único com excelentes acabamentos e um design bastante Premium. Nele, uma placa de alumínio foi usada na área superior, mostrando um conjunto discreto e elegante em todos os lados.
E isso também se deve em parte ao sistema de fixação usado para os ventiladores. O fabricante aproveitou o sistema de estrutura integral para colocar alguns trilhos e permitir que os ventiladores fossem movidos para cima, tornando-o compatível com todos os tipos de RAM, independentemente da sua altura.
O único aspecto a ser levado em consideração é a enorme altura que temos no seu bloco, que não é menor que 169 mm ou mais se elevarmos os ventiladores para cima. Nem todos os chassis oferecem essa largura e isso reduz um pouco a versatilidade.
Recomendamos o nosso guia para os melhores dissipadores de calor do mercado
Em termos de desempenho, estamos acima de alguns sistemas de refrigeração líquida de 120 e 240 mm, além de outros dissipadores de calor de bloco duplo de custo semelhante e de longe com estética pior. Uma CPU média de 10C / 20T com picos abaixo de 80 ° C foi mantida em torno de 63 oC, em média.
Isso também se deve em parte ao Corsair ML120, dois ventiladores avançados e de alta pressão estática otimizados para dissipadores de calor, cujo pacote separado valeria € 26. O sistema de fixação é compatível com todos os tipos de ventoinhas de 120 mm, caso desejemos trocá-las por RGB.
Sua compatibilidade também é bastante ampla, garantindo sua instalação em todos os soquetes atuais, exceto o Threadripper. Para isso, devemos adicionar o sistema de instalação simples do aparelho, e tudo perfeitamente explicado e serigrafado nas diferentes bolsas de acessórios.
Finalmente, o preço pelo qual este dissipador de calor Corsair A500 será colocado no mercado é de cerca de 100 euros. Não é exatamente barato, mas lembre-se de que está competindo com outras pessoas que também encontramos por um preço semelhante e um design um pouco mais áspero. Então você ganha uma merecida platina pelo que nos oferece.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ DESIGN PREMIUM E ESTÉTICA |
- EXIGE GRANDE CHASSIS |
+ DESEMPENHO EM CPUs DESBLOQUEADAS | - CUSTO |
+ VENTILADORES DE QUALIDADE ML1220 |
|
+ SISTEMA DE MOVIMENTO DE VENTILADORES A ALTURAS DIFERENTES |
|
+ QUALIDADE EM ACABAMENTOS E SOLDADURAS |
A equipe de Revisão Profissional concedeu a ele a medalha de platina:
Corsair A500
PROJETO - 93%
COMPONENTES - 91%
REFRIGERAÇÃO - 88%
COMPATIBILIDADE - 90%
PREÇO - 87%
90%
Análise da Corsair sp120 rgb em espanhol (análise completa)
Revisão em espanhol das ventoinhas Corsair SP120 RGB com dimensões 120 mm, RPM, fluxo de ar, sistema de iluminação RGB, disponibilidade e preço.
Análise da Corsair k70 lux rgb em espanhol (análise completa)
Revisão em espanhol do teclado Corsair K70 LUX RGB com switches Cherry de segunda geração, iluminação LED RGB, software, disponibilidade e preço
Análise do Thermaltake a500 tg em espanhol (análise completa)
Análise do chassi do Thermaltake A500 TG: características técnicas, compatibilidade de CPU, GPU e PSU, design, montagem, disponibilidade e preço.